Black Belt: o Líder da Melhoria

Black Belt

Black Belt

Como já discutimos em artigos anteriores, o profissional Black Belt além de realizar projetos de melhoria complexos, atua como coaching dos profissionais Green Belt, ajudando-os a realizar seus projetos. Para cumprir este papel, o Black Belt tem de saber como liderar equipes e pessoas. 

                No artigo de hoje falaremos de algumas características básicas que um líder deve possuir para tirar o máximo proveito da equipe que irá liderar. Os conceitos presentes neste texto foram extraídos do livro “O Manual do Líder”, de Peter Scholtes.

O Manual do Líder

Começaremos o texto pontuando as principais diferenças entre o líder de agora e o de antigamente. O antigo começava por agir de maneira rigorosa com sua equipe e no final, tentava motivá-los. Na época, era chamado de líder bate-assopra, numa alusão explicita este tipo de comportamento. Este líder tinha que apresentar uma capacidade de decisão imediata, vontade ferrenha, ser assertivo e possuir uma orientação para resultados e para as tarefas, além de ser integro e diplomático. O entendimento humano e o aprendizado eram totalmente desprezados.

O problema é que até hoje, existem líderes agindo desta forma. Porém, ao contrário de antigamente, este tipo não está apto a conduzir os negócios atuais para o sucesso.  

                Um bom líder hoje deve possuir outras características. São elas:

  • Visão sistêmica de liderança;
  • Ser capaz de compreender a variabilidade do trabalho em termos de planejamento e solução de problemas;
  • Compreender como aprendemos, desenvolvemos e melhoramos e como liderar a aprendizagem e a melhoria dentro da organização;
  • Compreender as pessoas e a razão do seu comportamento;
  • Compreender a interdependência e a interação entre sistemas, variação, aprendizagem e comportamento humano. Saber como um afeta os demais.
  • Dotar a organização de visão, significado, direcionamento e foco.

Organizações convencionais prestam pouca atenção a essas questões, porém em um mercado de constante mudança, essas são características valiosas para quem quer se tornar um verdadeiro Líder. É por isto que tanto no Green Belt como no Black Belt, abordamos o tema liderança. 

[retweet]
[facebook]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *