Características de uma mentalidade empreendedora

Identificar uma oportunidade é uma característica própria dos empreendedores, porém uma mentalidade empresarial é muito mais do que isso.

A mentalidade empresarial é construída ao longo do tempo, ninguém nasce com ela, portanto, é possível para qualquer pessoa pensar de forma empreendedora, o que é vital no mundo dos negócios.

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Existem algumas características  que devem compor esta mentalidade empresarial, para que a empresa tenha uma vida longa e saudável:

Autoconhecimento

É o autoconhecimento que nos permite identificar os maiores e os menores desafios na nossa personalidade, ou seja, seus pontos fortes e nossos pontos fracos.

Saber, com clareza, quais são as nossas competências, nossos comportamentos e nossas habilidades vai fazer toda diferença nos resultados que queremos obter.

Estes três componentes da personalidade são, na vida de um empresário, fundamentais para o sucesso dos negócios.

A busca pelo autoconhecimento pode e deve ser orientado por uma pessoa mais experiente.

Foco nos resultados

A grande maioria dos empreendedores, principalmente no início do negócio, envolvidos nas atividades para colocar a empresa para funcionar, esquecem de planejar e ficam sobrecarregados pelas tarefas do dia-a-dia.

Outros, que já tem o negócio em andamento, estão vivendo as angústias da falta de um planejamento, que deveria ter sido feito desde o princípio.

Todo negócio precisa que todos da empresa tenham o foco em suas atividades voltadas para resultados, e para isso é necessário um planejamento de longo, médio e curto prazo, que irá possibilitar que todos possam focar nos resultados estabelecidos, uma vez que a direção do negócio está determinada.

Habilidade de execução e de comunicação

Nenhuma empresa pode existir sem uma boa equipe. Todo planejamento necessita de quem o execute e que faça isto com eficiência.

E é aí que entra uma equipe de alta performance, para levar o negócio a atingir as metas estabelecidas.

O líder com uma mentalidade empresarial precisa saber como executar o planejamento e, para isto, ele deve saber se comunicar quando estiver reunido com sua equipe.

Todo negócio necessita de processos bem executados e, para isto, é preciso que todos na empresa sejam envolvidos e saibam para onde o negócio os levará e a melhor forma de fazer isto é por meio de reuniões produtivas.

Estas reuniões podem ser semanais, quinzenais ou mensais dependendo da característica de cada empresa, mas precisam ser feitas.

Além destas reuniões serem fundamentais para o crescimento do negócio, ainda possibilitam o crescimento pessoal de cada membro da equipe, possibilitando que todos, líder e liderados, desenvolvam suas habilidades de execução e comunicação.

Empreendedor X Gestor

Os empreendedores são aqueles que vêm uma oportunidade e vão em frente. Eles se dispõem a correr riscos, quaisquer que sejam e isto porque compreendem que é preciso tempo para que os resultados apareçam e que também é necessário superar os desafios.

Os empreendedores têm a capacidade de se apaixonar pelas oportunidades e são movidos por uma intuição, que é própria de uma mentalidade empresarial de sucesso.

Eles são muito flexíveis, se adaptam às mudanças e resistem com muita determinação às adversidades.

Os gestores são aqueles que são muito bons em planejar, uma vez que são pessoas muito focadas naquilo que estão fazendo, não se dispersam com facilidade e por isto são muito bons em controles e acompanhamento de atividades.

Além disso, também são capazes de tomar decisões muito rapidamente, principalmente quando estas decisões estão relacionadas com a execução dos planejamentos.

Toda empresa precisa de pessoas que tenham estas características para que tenha uma alta performance e, consequentemente, grandes resultados.

É preciso que os empreendedores e os gestores da equipe estejam sintonizados e com objetivos comuns.

O líder dessa equipe de empreendedores e gestores precisa, quando não tem, desenvolver uma Mentalidade Empresarial com estas duas características e a boa notícia que isto é possível de ser desenvolvido.

Líder engajado

Um líder engajado é aquele que tem a capacidade de reunir, guiar, orientar e recompensar pessoas em torno de um objetivo comum.

Ele sabe fazer reuniões bem estruturadas que trazem resultados, sabe orientar e guiar aqueles que têm alguma dificuldade, mostrando o caminho e possibilitando que os membros da equipe se desenvolvam em treinamentos.

O líder engajador é aquele que conquista seu “time” e é admirado! Ele é o exemplo, é nele que a equipe se inspira.

O líder engajador é aquele que exige pontualidade e é pontual, exige dedicação e é dedicado, exige compromisso e se mostra comprometido, o que pede para ser feito é o que ele faz também.

Planejar e executar

Planejar não é uma característica muito forte dos brasileiros, se comparados com os japoneses, por exemplo, que têm a habilidade de serem bem detalhistas e pacientes para executar um planejamento.

Temos muito a aprender com eles, e a boa notícia é que ao longo dos anos muitas de nossas empresas têm implantado conceitos administrativos modelados dos japoneses.

Saber planejar, ou seja, estabelecer um plano de ação para atingir um determinado objetivo, é de fundamental importância para o crescimento de qualquer negócio e sem ele a empresa não sobrevive.

Planejamento é uma característica do empresário que tem a visão da importância da gestão de projetos e é esta mentalidade que possibilita ao líder saber preparar, organizar e estruturar o caminho para que o plano seja bem executado.

Uma empresa que tem o hábito de fazer planejamentos e envolver uma equipe de alta performance na sua execução tem uma enorme vantagem sobre seus concorrentes.

Foco nos resultados

Falar em focar no negócio para uma empresa que não faz planejamento e, portanto não tem um objetivo claro e bem definido, não faz o menor sentido.

Para estar focado nos resultados vai além de planejar, é preciso estabelecer as prioridades da empresa, aquilo que é mais e aquilo que é menos importante.

Feito isto, é focar nestas prioridades e cuidar para que cada uma seja executada com a máxima eficiência, para que os lucros que o negócio precisa sejam alcançados.

Ser assertivo

Uma mentalidade assertiva possibilita que as tomadas de decisão sejam claras, ou seja, saber dizer não, quando deve negar e saber dizer Sim, quando permitir é possível.

Quando um líder defende suas ideias com energia e respeita a opinião dos colaboradores, está demonstrando ser uma pessoa proativa e que assume suas posições, mas isto não significa estar certo ou errado e ele sabe disso, apenas tem suas convicções e as defende.

Desenvolver esta característica, e procurar ensiná-la para sua equipe, faz do líder uma pessoa cada vez mais admirada e, com isto, as metas e os objetivos serão mais fáceis de serem atingidos.

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