Carreira em foco: saiba como se preparar para o mercado de trabalho

Para muitas pessoas, a conquista do sucesso na carreira é uma das principais metas a serem alcançadas, o que não é difícil de compreender, haja vista o que isso pode trazer para a vida do profissional. No entanto, ser bem-sucedido é uma condição que não aparece do dia para a noite, fato que leva à necessidade de descobrir como se preparar para o mercado de trabalho.

Mas o que é preciso para crescer profissionalmente? Quais atitudes o profissional deve ter ao longo de sua trajetória para chegar aonde tanto deseja? Antes de qualquer coisa, ele deve estar disposto a se preparar, o que exige planejamento, foco, disciplina, determinação e persistência, ou seja, requer muito trabalho e uma dose extra de concentração.

Nova Apostila White Belt

Apostila totalmente gratuita para nossos alunos obterem uma experiência ainda melhor enquanto fazem o curso de Lean Six Sigma White Belt; ela conta com ilustrações próprias, identidade visual da escola e nova diagramação para melhor compreensão do conteúdo pelo aluno!





Capa Nova Apostila White Belt

Este texto vai fornecer uma força para que você consiga dar aquela guinada na sua carreira. Tendo em vista que o sucesso do profissional está ligado diretamente relacionado ao fato de ele ser capaz de se diferenciar no mercado, mostraremos como isso é possível. Com as dicas a seguir, você vai ser capaz de conquistar o trabalho dos seus sonhos. Confira agora mesmo!

Saia da zona de conforto

O primeiro passo em busca de uma melhor colocação no mercado de trabalho é sair da zona de conforto. Essa nem sempre é uma tarefa simples, uma vez que costuma ser uma tendência natural que, com o passar do tempo, fiquemos acomodados com a vida profissional que estamos levando.

Assim, é preciso se mexer, indo em busca de novos desafios. Isso significa procurar oportunidades de crescimento e verificar o que elas exigem para, em seguida, se preparar de forma adequada. Trata-se de deixar a inércia de lado e começar a desenvolver ações úteis ao crescimento, se livrando da preguiça, desculpas e resignação.

Desenvolva capacidade e motivação para aprender

Não há mudança sem aprendizagem, ou seja, é impossível obter uma melhor condição profissional com o mesmo conhecimento, comportamento e competências de sempre. Nessa perspectiva, é fundamental aprender, processo que requer habilidades como motivação, concentração e disciplina, além de exigir disposição e vontade, já que, para aprender, é preciso, antes de tudo, querer.

O problema é que nem sempre estamos dispostos a aprender. E isso acontece por diversos motivos, como cansaço, impaciência, má gestão do tempo e até arrogância. É essencial superar esses obstáculos, buscando estratégias que propiciem motivação. Vale a pena, por exemplo, mentalizar os benefícios materiais que a aprendizagem pode trazer para a vida, como aumento salarial.

Mantenha-se atualizado sobre o mercado

Outra ação importante é saber o que o mercado quer, quais as suas maiores demandas, bem como principais exigências quanto às competências formativas, habilidades comportamentais e experiência mercadológica. Para isso, é preciso estar sempre atento às características específicas da área de formação e às particularidades do segmento de atuação profissional.

Essa atualização sobre o mercado de trabalho é fundamental porque fornece os subsídios necessários para que o profissional possa se preparar de forma adequada para satisfazer todas as exigências. Ao conhecer o contexto mercadológico, ele é capaz de identificar as iniciativas que são necessárias para preencher os requisitos do mercado e, consequentemente, ter mais chances diante dos seus concorrentes.

Invista em formação acadêmica

Pode até parecer clichê, mas é mais pura realidade: dificilmente, um profissional terá o sucesso que almeja em sua carreira se não estudar. A formação acadêmica é crucial tanto para ingressar quanto para obter ascensão no mercado de trabalho, condição essa que faz da capacitação a peça-chave da preparação para o exercício de qualquer profissão ou cargo.

E quando falamos em formação acadêmica, não estamos nos referindo apenas à conclusão de um curso de graduação para atuar em uma determinada área do conhecimento. Investir em qualificação significa se preparar de modo contínuo por meio da realização de cursos de diferentes níveis de ensino, participação de palestras, workshops, treinamentos etc., além da leitura de livros, artigos e outros materiais relevantes.

Com relação à conclusão de qualificações além da graduação, é importante considerar fazer cursos de especialização lato sensu e MBAs, bem como formações técnicas de curta duração que são direcionadas ao ramo de atuação. Uma capacitação bem-vista pelos mais diversificados contextos mercadológicos é fluência em outros idiomas, especialmente o inglês.

Aprimore competências comportamentais

Para satisfazer às exigências do mercado, não basta somente ter a formação acadêmica exigida, é preciso também ter as características comportamentais que são demandadas pelo contexto mercadológico. Portanto, recomenda-se que o profissional identifique as habilidades comportamentais requeridas pelo seu ramo de atuação e cargo pretendido para que possa, então, aprimorá-las.

Algumas competências, no entanto, são desejáveis na maior parte das profissões e segmentos de mercado, devendo, portanto, ser desenvolvidas por quem deseja fazer a sua carreira decolar. Entre elas, podemos elencar:

Capacite-se para dominar funções

Seja qual for a profissão exercida, é bastante comum que existam diferentes funções ligadas a ela. Por isso, é fundamental que o profissional esteja capacitado para desenvolver de maneira satisfatória cada uma delas, o que exige não apenas a realização de formação específica, como cursos de curta duração direcionados, mas também a dedicação suficiente para desempenhar todas as funções com a mesma desenvoltura.

Estabeleça networking certeiro

Para ascender na carreira, é necessário ainda ter os contatos certos. Embora as oportunidades existam, nem sempre sabemos onde elas estão — mesmo que estejamos sempre à sua procura — e, muitas vezes, precisamos de uma indicação até mesmo para concorrer a uma vaga.

Dessa forma, é importante que o profissional seja capaz de expandir a sua rede de contatos. Isso não significa, contudo, sair por aí entregando currículos ou enviando convites via LinkedIn, mas pesquisar e contatar potenciais parceiros, capazes de ajudar a estabelecer o networking adequado aos desejos profissionais.

Depois de ter lido este post, é bem provável que você já não tenha mais dúvidas de como se preparar para o mercado de trabalho. Com a devida organização e o planejamento adequado, basta colocar em prática as dicas que fornecemos, para que você possa iniciar o caminho rumo ao sucesso e, então, chegar aonde sempre quis.

Não perca tempo e comece agora mesmo a se capacitar, entrando em contato a Escola EDTI!



Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta