Chefe ou líder? Entenda a diferença e como impacta o seu trabalho

Seja na área médica ou no mercado corporativo, existe uma diferença expressiva entre ser líder e chefe. Afinal, enquanto o primeiro exerce uma influência positiva sobre sua equipe, extraindo o melhor de cada colaborador sem deixar de lado a preocupação com bem-estar coletivo, o outro atua de forma autoritária, impondo obrigações.

Na atualidade, a liderança é uma característica essencial para aqueles que buscam aperfeiçoar o negócio como um todo, trabalhando com uma equipe que se sente satisfeita. Tal característica, nesse contexto, jamais deve ser confundida com a função ocupada por um chefe.

Quer entender mais sobre o assunto e saber o que é melhor: ser um chefe ou líder? Então, acompanhe o conteúdo abaixo e saiba a diferença entre os dois e como o deles posicionamento interfere no trabalho do time!

O líder compartilha tarefas e obrigações, o chefe delega funções

Um verdadeiro líder acompanha o seu time nas realizações das tarefas. Ele confia na capacidade da sua equipe e por isso distribui funções de acordo com a capacidade de cada um, além de ajudá-los na execução. Ele sabe que o time está preparado para assumir certas responsabilidades, mas faz questão de compartilhar as tarefas, sempre estando presente para fornecer as devidas orientações.

Já um chefe acredita que as funções e obrigações devem ser delegadas arbitrariamente. Sem levar em consideração a atividade ou até mesmo as habilidades de cada membro, ele simplesmente determina o papel de cada integrante.

No que diz respeito às atividades mais complexas, o chefe acha que ninguém melhor do que ele próprio para executá-las, pois somente assim é possível ter certeza que a missão será efetivada com qualidade e sem erros.

Dessa forma, o quadro de efetivos apenas obedece às imposições do chefe, o que tona os funcionários mais desmotivados e, possivelmente, mais dependentes do superior.

O líder incentiva a equipe, o chefe preocupa-se sobretudo com os resultados

Claro que tanto o líder quanto o chefe querem obter êxito, fortalecendo o negócio no mercado. Entretanto, cada um aposta em estratégias distintas para conquistar os resultados pretendidos.

O líder, por exemplo, busca motivar a equipe, transformando os colaboradores em pessoas que realmente vestem a camisa e, consequentemente, rendem mais. Afinal, ele sabe que o sucesso está diretamente ligado com a satisfação do quadro de efetivos.

O chefe já não tem esse posicionamento. Para ele, o fundamental é garantir resultados excelentes, o que não implica necessariamente no investimento da sua equipe. Ele fará o possível para alcançar suas metas, não se importando obrigatoriamente com as pessoas envolvidas no processo.

O líder transmite confiança, o chefe impõe medo

O comportamento do líder transmite confiança para a equipe. Naturalmente ele inspira os seus seguidores e faz com que eles realizem as tarefas.

Sabe aquela máxima que diz que respeito é conquistado? Pois então, por meio de ações diferenciadas, uma boa liderança adquire o respeito de todos e faz com que os colaboradores admirem seu líder, fator que não acontece com o chefe.

Normalmente mais centralizador e imperativo, os chefes geram sentimentos controversos e às vezes negativos, como o medo. A equipe, nesse contexto, teme o chefe e não consegue ter um relacionamento harmonioso.

Assim, não é difícil entender que as atitudes de um líder provavelmente trarão mais benefícios não só para o equilíbrio do clima organizacional, mas também vão ajudar a ter melhores efeitos no que diz respeito à produtividade.

O líder conhece as habilidades de cada indivíduo, o chefe acredita que as aptidões são semelhantes

Pense só: como obter o melhor de cada integrante da equipe fazendo com que ele se dedique realmente ao trabalho e, claro, sinta-se realizado com o serviço?

Conhecer as suas particularidades e tratá-lo de forma compatível com a sua personalidade parece ser uma estratégia eficaz, concorda? E é exatamente essa a proposta do líder, que busca entender melhor cada indivíduo, identificando suas necessidades e habilidades — ação diferente do chefe, que às vezes acredita que todos são uma massa homogênea.

Para o chefe, as aptidões e os talentos da equipe são semelhantes desde que as pessoas estejam ocupando a mesma função. Não é difícil compreender o porquê desse mecanismo não ser efetivo, gerando resultados insatisfatório.

O líder aposta em um diálogo franco e amigável, o chefe tem um tratamento mais distante e firme

Sem abrir mão do profissionalismo, um líder comunica-se com os demais de forma aberta, direta e cordial. Ele busca uma abordagem amigável para tratar os diversos temas, inclusive para falar sobre um possível erro.

O intuito dele é despertar o melhor da equipe, garantindo que o conteúdo seja transmitido corretamente e surta um efeito positivo. Além do mais, ele sempre lembra que as críticas devem ser feitas separadamente, enquanto elogios são sempre bem-vindos — independentemente da ocasião. De forma geral, os líderes têm um um comportamento mais democrático, baseando-se sobretudo em um diálogo sincero e pacificador.

Já o chefe acredita que a firmeza é a melhor alternativa para obter um retorno adequado do time. Ele prioriza, nesse contexto, um tratamento mais distante e impessoal, deixando claro os pontos negativos que precisam ser aperfeiçoados.

Fato é que para saber se você deve ser chefe ou líder é preciso verificar quais atitudes são mais propícias no seu ambiente de trabalho. De toda forma, não esqueça jamais que é possível ser um líder sem ter que abandonar a convicção inerente aos chefes.

Para não ter erro, o indicado é achar um equilíbrio, capaz de ajudá-lo a ter uma postura confiante, levando sempre em consideração a equipe, que também é responsável pelo êxito do negócio. Sem seus colaboradores, o sucesso não será alcançado. Por isso, reconheça acima de tudo a importância do time para o desenvolvimento e pleno funcionamento da empresa.

Agora que você já sabe a diferença entre ser um chefe ou líder, além de compreender como cada um dos estilos impacta o trabalho diário, chegou a hora de curtir a nossa página no Facebook! Lá você vai ficar por dentro das novidades capazes de melhorar os processos e a sua empresa como um todo!

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