Como causar impactos positivos em sua empresa

A melhoria constante é uma forte aliada do empreendedorismo. Alavancar produções e aprimorar constantemente processos é uma forma de conseguir estar sempre à frente dos concorrentes, isto pode parecer algo óbvio, mas muitos esquecem da importância dessas melhorias.

Através do Seis Sigma a melhoria de processos operacionais se torna possível. Descubra como!

eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Entrevistamos três alunos que dividiram sua trajetória ao longo desse processo, desde a decisão de se tornar um Green Belt, até a experiência ao longo das aulas. Escolher uma instituição de ensino adequada é primordial para uma experiência completa de aprendizado, não basta tomar a decisão de realizar cursos para se destacar se isso não gerar, de fato, conhecimento ao aluno.





Capa eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

O que é a metodologia Seis Sigma?

A metodologia Seis Sigma pode ser usada como uma forma de medir os gastos que uma operação gera. Todos os processos que acontecem dentro de uma empresa acarreta em custos.

O Seis Sigma te ajuda a entender qual a melhor forma de executar uma atividade com o menor custo possível e sem desperdícios de operação.

Isso é feito através do uso de ferramentas, as quais monitoram dados e acompanham esses processos.

Você pode conferir mais sobre essas ferramentas no post: Conheça as principais ferramentas da qualidade.

É importante ressaltar que é possível aplicar a metodologia Seis Sigma em todos os processos de organizações. Não apenas em indústrias, onde é mais conhecido.

Seis Sigma e o padrão de qualidade

O conceito de qualidade se refere a  uma totalidade de características de uma entidade capaz de atender as necessidades explícitas e implícitas de seus clientes, ou seja é aquele que atende a expectativas e satisfaz seus clientes plenamente.

Partindo do preceito de que entidade é uma empresa que presta serviços, às necessidades explícitas são as especificadas em contrato e as implícitas são as necessidades que a empresa tem que satisfazer, mesmo que não estejam no contrato, atender essa última necessidade, que em tese não é uma obrigação, gera um impacto positivo, justamente por ser um diferencial.

Através da metodologia Seis Sigma é possível estruturar metas, padrões de qualidade e aplicações de melhorias a todo o momento dentro da sua empresa. É a garantia de uma menor margem de perdas x mais lucro indireto para o negócio.

Quais os processos para chegar nesse nível?

Uma das principais estratégias utilizada nessa esquemática dos Seis Sigma é o roteiro DMAIC (sigla para Definir – Mensurar – Analisar – Incrementar – Controlar)

Define

Esse é o momento de definir o escopo do projeto. O preenchimento do contrato de melhoria é essencial para garantir que objetivos, metas, pessoas envolvidas, prazos e restrições estejam definidos, claros e alinhados por todos os interessados.

Measure

Na medição, conhecemos e observamos como estão as coisas no presente momento. Nessa etapa, é necessário levantar as circunstâncias potenciais do problema e analisar o total da base de dados.

Analyse

No Six Sigma a abordagem é analítica. Assim, para encontrar a solução de um problema, é preciso diagnosticar qual é sua causa raiz — esse é o objetivo da fase Analyse no roteiro DMAIC.

Improve

Com base nos diagnósticos levantados no Analyse, esse é o momento de desenvolver mudanças com base nesses aprendizados. Com essas propostas de mudança desenvolvidas, precisamos colocá-las em teste e verificar quais realmente geram impacto em nossos indicadores.

Control

É chegado o momento de implementar as mudanças que se mostraram vitoriosas. Atenção especial deve ser dada à padronização, à documentação e ao treinamento dos novos moldes de trabalho. Também é importante monitorar as resoluções obtidas para garantir que os resultados esperados realmente estão sendo alcançados.

Como a análise de dados também pode ser uma aliada da melhoria de processos

Ferramenta fundamental para o entendimento e organização dos dados, a análise estatística pode ser traduzida como um esforço com esse objetivo, ajudando a prever tendências do futuro com base nas informações do presente.
Embora existam diversas opções de manipulação de dados, a análise estatística ajuda no seu exame como um todo, além de possibilitar a divisão dessa base em amostras mais específicas.

Ao envolver a coleta e a análise dos dados relativos às empresas, essa ferramenta permite desenvolver uma representação transversal de amostras, resultando em relatórios de tendências precisos e úteis.

A análise é um método muito utilizado para ajudar na construção de referências de mercado confiáveis e atualizadas, pois se baseia exclusivamente em dados e cálculos estatísticos. Assim, colabora com a empresa na busca por uma atuação mais efetiva, demonstrando e prevendo objetivos de curto, médio e longo prazos.

Nas mãos de um gestor capacitado, a análise é fundamental para contribuir com o processo de implantação de melhorias. E esse tipo de atuação pode ser aplicada, inclusive, nos processos de produção ou de serviços, sempre em busca de um melhor atendimento aos clientes, aumentando as vendas e a satisfação.

Que vantagens meu negócio tem ao implementar o Seis Sigma?

Partindo da premissa de que processos mais eficientes geram produtos melhores, fica clara a significância das ferramentas Seis Sigma para o ganho substancial da qualidade do produto final — não é à toa que elas estão atreladas às ferramentas de Qualidade Total.

Quando os processos são otimizados, é possível reduzir custos, o que impacta positivamente no fluxo de caixa da organização.

Além disso, com o ganho de qualidade nos processos e no produto final, o consumidor fica mais satisfeito, o que aumenta seu consumo e, por consequência, o lucro da empresa — além de ser um excelente meio de promover a sua marca.

Ao otimizar processos, toda uma cadeia organizacional se movimenta, fazendo com que sejam evitados desperdícios de recursos e de tempo — bens valiosos para qualquer empresa que quer se manter competitiva no mercado atual.

Processos otimizados reduzem os problemas e as não-conformidades, fazendo com que tudo caminhe da maneira programada. Ou seja, menos atrasos, menos desperdícios, menos custos.

Com um olhar mais apurado para os processos realizados na empresa, é possível estabelecer padrões documentados, o que facilita a rotina organizacional e evita falhas na produção.

Por exigir um conhecimento mais profundo de cada processo existente na rotina de cada setor, a implementação da metodologia exige que as equipes se aproximem e troquem mais conhecimento para que insights de melhoria contínua aconteçam, fazendo o engajamento aumentar e o compartilhamento passar a ser uma troca natural.

Além disso, as ferramentas Seis Sigma podem ser extremamente eficazes para potencializar a sua própria carreira.

Profissionais que conhecem a fundo a metodologia são capazes de identificar com mais facilidade a necessidade dos seus clientes e atendê-las por meio de processos otimizados, avaliando constantemente a eficácia dos mesmos e os aperfeiçoando sempre que possível.

O foco nos processos é, sem dúvida alguma, o grande ponto das ferramentas Seis Sigma. Quando isso é aliado a uma gestão proativa, colaborativa e voltada para a melhoria contínua, os resultados são extremamente positivos e cumprem com o objetivo principal que é a busca pela perfeição na entrega.

Considerando os pontos apresentados, não fica difícil perceber o valor que as ferramentas Seis Sigma podem ter para qualquer empresa. Por isso, não perca tempo e certifique-se agora mesmo através de nosso curso Green Belt.


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.