Você está aqui: Início / Blog / Como desenvolver liderança para aumentar os resultados no trabalho

Como desenvolver liderança para aumentar os resultados no trabalho

Muitos profissionais se queixam de não serem líderes natos, mas se esquecem de é que possível sim desenvolver liderança. Por mais que algumas pessoas tenham inclinação natural para ter iniciativa própria, influenciar grupos e coordenador projetos, muitas das características de um líder podem ser treinadas e, portanto, desenvolvidas. Veja em seguida como você pode adquirir conhecimentos, habilidades e atitudes de um líder.

Desenvolver liderança por meio do estudo

Alguns indivíduos se esquecem de que atividades simples do dia a dia, como andar, ler, escrever, dirigir, entre outras, foram aprendidas em certo momento da vida. Se atualmente um bom motorista tem facilidade para trafegar pelo trânsito caótico de uma grande cidade, no passado talvez esse mesmo condutor tenha achado difícil conciliar leis de trânsito, procedimentos para apertar a embreagem e trocar de marcha, fazer manobras etc. tudo ao mesmo tempo para chegar ao destino pretendido.

Como você pode perceber, o que hoje é fácil para um profissional, no passado teve que ser aprendido. Por mais que desenvolver liderança possa parecer algo muito difícil, existe um ponto de partida para esse aprendizado.

O aspirante a líder deve começar a estudar o tema liderança, mesmo que já a exerça em algum contexto, pela força de um cargo ou de uma posição, como na família, na escola, na instituição de classe, na empresa, entre outros espaços.

Para desenvolver liderança, o profissional deve conhecer os estilos de liderar. Para você ter uma ideia, existem as lideranças autocrática, liberal, democrática e situacional.

Enquanto o estilo autocrático é caracterizado pelo autoritarismo, o estilo liberal é marcado por uma flexibilidade excessiva.

Já o estilo democrático consiste em envolver as pessoas nos processos de escolha, mas sem perder de vista as metas que devem ser alcançadas. No último caso, na liderança situacional, o líder busca adaptar o próprio estilo à complexidade da tarefa, ao grau de instrução do subordinado e ao contexto da ação.

Conhecer os estilos de liderança, por mais que pareça algo burocrático, só contribui para que o futuro líder tenha embasamento para as próprias iniciativas. O profissional pode buscar esse tipo de conhecimento em cursos online ou presenciais sobre o tema liderança ou, ainda, por meio de sessões de coaching, nas quais poderá trabalhar também os aspectos práticos de ser um líder, como lidar com conflitos, motivação dos colaboradores, feedback etc.

Aprender a influenciar e a coordenar pessoas

Desenvolver liderança passa por aliar teoria e prática no dia a dia de um projeto. De modo geral, o líder é a pessoa capaz de influenciar indivíduos, para que eles realizem determinadas tarefas e cumpram certos objetivos. O líder é um exemplo para os subordinados e, geralmente, alcança essa posição de referência para o grupo por meio da conquista do respeito e da confiança dos liderados.

Como você pode notar, liderar tem tudo a ver com coordenar projetos, afinal, ninguém trabalha sozinho, não é mesmo? E por falar em coordenador pessoas, o conteúdo programático do curso da certificação Black Belt, da Escola EDTI, tem um tópico específico sobre trabalho em equipe.

Esse conteúdo não é à toa. Cada vez mais entender o comportamento humano e saber lidar com diferentes estilos de pessoas são requisitos para alguém que quer se tornar um líder. Afinal, o sucesso de várias iniciativas, como os projetos de melhoria, passa em grande medida pelo engajamento dos indivíduos nas mudanças necessárias para o aperfeiçoamento de processos e a conquista de metas.

Você quer desenvolver liderança por meio do entendimento do trabalho em equipe? Então, não perca a oportunidade de buscar a certificação Black Belt e, assim, ser referência na coordenação de projetos. Clique aqui e conheça o curso.

2 comentários em “Como desenvolver liderança para aumentar os resultados no trabalho”

1. Pingback: Importância da estatística para o líder. Isso é mesmo necessário?

2. Pingback: Estatística descritiva: como usar e como fazer no Excel