Você está aqui: Início / Blog / Controle de projetos Excel: quais as vantagens e como fazer

Controle de projetos Excel: quais as vantagens e como fazer

O controle de projetos no Excel é geralmente o ponto de partida para gestores iniciantes e uma boa maneira para profissionais White Belt e Yellow Belt desenvolverem competências em iniciativas Lean Six Sigma.

Como veremos neste conteúdo, o Excel é e sempre será uma ferramenta de grande utilidade, com vantagens notórias em termos de custos e praticidade.

Avance na leitura e descubra como utilizá-lo para ter mais controle e mandar bem nos seus projetos.

controle de projetos no excel

Vantagens de fazer controle de projetos no Excel

A principal vantagem de usar uma planilha do Excel é que, em geral, essa é uma solução de baixo custo, quando não gratuita.

Também vale a pena por não demandar um grande esforço de implementação e treinamento, como acontece com a maioria dos softwares de gestão.

Além disso, com os serviços de hospedagem na nuvem, é possível criar planilhas compartilháveis, o que é ótimo para quem trabalha em equipe.

👉 Você sabe quais critérios utilizar para escolher projetos em Lean Six Sigma? Explicamos neste e-book grátis!

Como fazer controle de projetos no Excel

Existem incontáveis maneiras de gerir projetos utilizando planilhas do Excel.

Nesse sentido, uma outra vantagem é que você não precisa começar do zero para montar uma planilha funcional.

Isso porque existem diversos modelos e ferramentas usadas de longa data que podem ser adaptadas para uso diário, utilizando as funções disponíveis no Excel.

Conheça três possibilidades na sequência.

Templates

Embora projetos possam até ser parecidos ou ter pontos em comum, na prática cada um tem suas particularidades.

Considerando essa diferença, vale recorrer a sites nos quais possam ser baixados templates (modelos) de projetos, tendo em conta suas características.

Alguns dos mais conhecidos são:

• Ninja do Excel
  • Smart Planilhas
  • Dicas do Excel
  • Excel Solução.

Quadro Kanban

O quadro Kanban popularizou-se a partir das décadas de 1950 e 60, quando os industriais japoneses passaram a usá-lo em larga escala para gerir suas atividades.

Consiste em um quadro dividido em três colunas, com a da esquerda reservada para as tarefas por fazer, a do meio para o que está em andamento e a da direta para as já concluídas.

Gráfico de Gantt

Criado em 1917 pelo engenheiro americano Henry Gantt, o gráfico que leva o seu nome é talvez a mais conhecida ferramenta para gestão de projetos.

Essa popularidade se deve ao seu formato extremamente simples, em que barras horizontais representam cada etapa do projeto, com os prazos visualizados em colunas.

controle de projetos no excel

Como aprender mais sobre controle de projetos no Excel?

A EDTI facilita a vida dos gestores, com cursos feitos para quem precisa dominar as principais ferramentas de gestão de projetos.

Conheça os cursos do programa EDTI Go e vá mais longe na carreira, aprendendo a fundo as fórmulas e as funções para tirar o máximo proveito das suas planilhas.

O controle de projetos no Excel é apenas uma parte de um rico universo de conhecimentos e metodologias de gestão.

Uma das mais consagradas delas, a Lean Six Sigma, você aprende nos cursos da Escola EDTI, com uma formação reconhecida pela The Council for Six Sigma Certification (CSSC).

Seja um profissional de destaque, formando-se em uma verdadeira escola de líderes e gestores de sucesso!