Criatividade na prática

Criatividade na prática

No artigo de hoje nós vamos falar um pouco sobre a aplicação das 

técnicas de criatividade no dia a dia da EDTI, pois em casa de ferreiro, o espeto não pode ser de pau. Escolhemos para aplicar uma ferramenta de criatividade o seguinte tema: como aumentar as vendas do nosso plano de assinaturas.

Apesar de ser um produto inovador no qual acreditamos muito, esta difícil encontrar uma maneira efetiva de comunicarmos seus benefícios ao mercado. Deste modo, a dificuldade acaba se refletindo no fraco desempenho de vendas do produto. Diante de situações como está a única solução é ser criativo e inovador também no marketing.

Para isto, lançamos mão de uma das técnicas que vamos trabalhar em nossa oficina: a palavra aleatória.  

Reunimos nossa equipe e aplicamos a técnica. A primeira palavra que utilizamos foi sapo. Sapo? Sim, sapo. Você deve estar pensando: mas, o que sapo tem a ver com um programa de treinamento continuado de baixo custo para micro e pequenas empresas? À primeira vista nada, mas ao final do exercício todos ficaram surpresos com as ideias que tivemos.

O sapo pode se, atendido por uma princesa, transformar num príncipe, assim como nosso produto. Só precisamos achar a princesa certa para beijá-lo. Com este comentário tivemos a ideia de formalizarmos uma parceria com um cliente chave, que será o nosso case. Ao beijar nosso sapo, esta empresa irá transformar suas operações e reduzir seus custos, mostrando que na verdade o sapo é um príncipe.

O sapo

Outra ideia interessante: o sapo, assim como nosso produto sofre metamorfose. Nosso produto foi desenvolvido numa estrutura de cardápio. Cada cliente nosso terá acesso ao treinamento e acompanhamento naquilo que realmente necessita. Para algumas empresas nosso produto pode ser um girino, começando pelos conceitos básicos de gestão dos processos produtivos e administrativos, ou nosso produto pode ser um sapo adulto, plenamente desenvolvido quer irá ajudar nossos clientes a consolidarem e controlarem seus sistemas.

Por último, vale mencionar que o sapo é figurinha carimbada em fábulas, que são histórias contadas de geração para geração. As fábulas sempre possuem o objetivo de transmitir um conceito importante para os que a ouvem. Este conceito, na fábula é chamado de moral da história. Esta ideia nos fez relembrar do antigo conceito de Storytelling, muito útil para vender uma ideia. Com isto, tivemos a ideia de criar uma história para contar como os conceitos por trás do nosso produto poderão ajudar os nossos clientes.

Além destas, outras ideias também foram geradas e conceitos importantes foram extraídos. Com eles, nossa equipe conseguiu escapar dos seus modelos mentais e a encarar a divulgação do produto de outra maneira. De repente, nosso produto terá um case, uma história pro trás do case e ficará claro a todos os clientes que ele é extremamente flexível as suas necessidades.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.