Cursos grátis de medicina online: como não cair em ciladas?

Uma das maneiras mais eficazes para quem busca uma ascensão na carreira é o estudo à distância. Uma modalidade que cresce fortemente por ser dinâmica e flexível, aliada a conteúdos ricos e de fácil acesso. Inclusive, é o melhor caminho pra quem precisa conciliar trabalho e estudo.

Porém, quando falamos em curso online de medicina é necessária uma cautela maior na escolha. Afinal estamos falando de uma área em que ser certeiro é requisito de valor inegociável, não é mesmo?

Você sabe identificar a qualidade de um curso online nesse segmento? Se você tem buscado avançar seus conhecimentos e se destacar na área da saúde, mas esbarra na preocupação da escolha da plataforma, ajudaremos você a identificar o curso certo, sem enganações e ciladas. Confira!

1. Avalie a instituição

Se esse ponto tem grande peso quando se fala em instituições físicas, no ambiente online ele é decisório. Além da qualidade de conteúdo que o ambiente precisa — e deve — entregar, é necessário que a experiência de quem está usando a plataforma seja de alto nível.

Por isso é importante escolher uma escola que seja qualificada em tudo o que se propõe e que não deixará você na mão, comprometendo o que você tem de mais precioso: o tempo.

Apresentaremos alguns pontos que deverão pesar a sua decisão. Analise-os com cuidado e afaste de vez quaisquer incertezas que atrasam seus estudos. 

Reputação

Quando falamos em reputação, não tem conversinha. A instituição precisa ser imaculada, sem margem para dúvida sobre a qualidade dos serviços que oferece. Lembre-se de que você dedicará tempo e dinheiro nesse processo de aprendizado. Itens preciosos que não devem ser desperdiçados.

Veja o que as pessoas falam sobre a escola no Reclame Aqui ou como ela é avaliada na página do Facebook. Essas ferramentas darão a você um panorama não somente da reputação, mas da seriedade que a equipe soluciona as insatisfações.

Mas tenha parcimônia nessa avaliação, já que não é incomum encontrar reclamações sem respaldo real. Considere a pertinência da causa e como o reclamante levantou a questão. Nem sempre se deve considerar como válida a reclamação de alguém que não gosta do sotaque do instrutor.

Tecnologia utilizada

Se você vai estudar online será necessário que você seja bem íntimo dos recursos tecnológicos que a escola oferece. Afinal, a plataforma será a sua sala de aula.

Veja se houve esse cuidado em oferecer um ambiente que favorece o autodidatismo e que seja intuitivo para o usuário. A sala online deve permitir acesso dinâmico às aulas, aos fóruns, aos materiais de apoio, ao professor, ao suporte etc.

Uma tecnologia avançada e adaptada otimiza seu tempo e torna o momento de estudo mais prazeroso. O ambiente tem que ser aquele que dê vontade de estudar.

Equipe de professores

Você pode ter um mundo de informações diante de você, mas se não tiver ninguém capacitado a lhe guiar, não adiantará em nada. Acesse a página institucional da escola e veja quem integra o quadro de professores e quais são suas qualificações e experiências.

São os discentes que elaboram os conteúdos, assim como todo o mapa de aprendizado que fará com que o aluno absorva as informações de maneira clara e objetiva, evitando gaps de conhecimentos.

2. Considere a variedade dos cursos

Quando falamos em cursos online de medicina, devemos ter em mente que um conhecimento é interligado a outro, em uma escala de evolução. Por mais que você não tenha a pretensão inicial de fazer outras aulas, é importante saber que a escola possui conhecimento amplo e que isso interfere na qualidade individual deles.

Além de promover cursos mais ricos e de conhecimento difuso, ter opções diferentes lhe permite montar um plano de crescimento na própria escola. Isso é importante, pois, se você segue a mesma linha, evita estudar a mesma coisa em outro local.

3. Peça opinião de ex-alunos

Ouvir quem já trilhou o mesmo caminho que você iniciará é fundamental para entender o que vem pela frente. Busque depoimentos de quem já passou pela escola e considere essas opiniões. Se possível, converse com eles por meio das redes sociais e aborde pontos que para você possuam relevância maior.

Se você já trabalha na área, é muito mais fácil pesquisar essas pessoas. E aproveite para fazer um bom networking nessa busca. É sempre bom aproveitar as oportunidades para crescer na carreira.

4. Veja se a escola possui parcerias de peso

Uma escola que preza qualidade de ensino sempre busca firmar parcerias e se aliar a empresas e instituições que fortalecem seu ensino. Valorize essas características. Procure saber quem são os parceiros que contribuem ou contribuíram para o sistema educacional, como grandes universidades, empresas de tecnologias etc. 

Grandes instituições não se aliam a outras de reputações duvidosas. Afinal, o seu nome também estará em jogo.

Aproveite para avaliar se a plataforma oferece cursos in company e quais são os clientes que contrataram esse serviço. Eles são um excelente indicador de preparação e eficiência.

5. Considere os canais de suporte ao aluno

Seria maravilhoso se não precisássemos recorrer ao suporte e caminhar sem nenhum incômodo. Mas esse mundo perfeito não existe, sabe por quê? Um ambiente online é desenvolvido para atender ao coletivo.

Por isso, pode acontecer de você precisar recorrer a alguém pra entender um processo, um caminho ou até mesmo tirar dúvidas com o coordenador sobre uma matéria. E é exatamente nessa hora que você descobre a importância de uma equipe de suporte. 

Veja quais canais a escola utiliza para contato com seus alunos, se há telefones disponíveis, formulários, FAQs ou campos específicos para acessar ajuda. Valorize esse ponto, pois ele revela a preocupação da empresa com o desempenho do estudante.

6. Investigue a metodologia de ensino

Há diversas metodologias utilizadas quando o assunto é educação à distância. E elas dizem muito sobre como será sua experiência educacional. Poucas escolas se importam com isso quando oferecem cursos gratuitos, mas o descaso com a metodologia atrasa o desempenho e desfavorece o estudante.

Nos dias atuais, a melhor metodologia é aquela que maximiza os recursos tecnológicos como vídeos, fóruns, espaços para comentários etc. Imagina ter que estudar materiais de textos após um dia estressante de trabalho. É muito cansativo!

7. Prefira cursos que emitam certificados

O conhecimento é válido de qualquer forma, mas sabemos que para a carreira, tão importante quanto saber é a comprovação desse conhecimento. Você se dedica muito às aulas e nada mais justo que receber um certificado que ateste seu esforço e aprendizado.

Quando uma escola certifica um aluno, ela assume a responsabilidade pelo conteúdo que ensinou. Ela transfere o peso do seu nome e profissionalismo para que a pessoa se destaque no mercado de trabalho. E isso será muito importante para a sua evolução.

Algumas pessoas acreditam que ao fazerem um curso gratuito, elas não precisam se preocupar com muitas coisas, pois não está investindo nele. É um erro muito grande pensar dessa forma, já que um alto investimento está sendo feito: o tempo.

Ao decidir realizar cursos online de medicina, avalie com cuidado as nossas orientações e não caia em ciladas. O que você aprenderá será a verdade que levará para sua rotina de trabalho. E na medicina, qualquer vacilo carrega grandes riscos.

Se você procura avançar na carreira e ser reconhecido no seu trabalho, entre em contato conosco, conheça os nossos cursos e descubra como podemos ajudá-lo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.