Dia Mundial da Qualidade

Todo ano, na segunda quinta-feira de novembro, é comemorado o Dia Mundial da Qualidade. Como de costume, o Chartered Quality Institute (CQI) – instituto referência mundial na promoção da qualidade –  indica um tema a ser abordado, nesta edição a abordagem escolhida foi “Qualidade: uma questão de confiança“.

Ao voltar-se a confiança, o CQI traz à tona discussões que permeiam não só os processos, procedimentos e rotinas concretas da empresa, mas também assuntos que muitas vezes ficam renegados a conversas informais ou nem mesmo são trazidos a luz, como a ética, a transparência e as relações entre todas as pessoas que fazem parte da cadeia produtiva.

Em seu post originalmente publicado na página da instituição, que você pode conferir acessando aqui, foi apresentado o tema e a relação deste com a qualidade.

*Acompanhe a tradução na íntegra a seguir:

eBook: Conheça o Seis Sigma e o que ele pode fazer!

O grande resultado do Seis Sigma é redução de custos. Sem comprovação dos resultados financeiros, um projeto Seis Sigma não é aprovado, o que gera um compromisso por parte dos participantes do projeto em entregar resultados e não somente ideias e diagnósticos. A maneira mais rápida é dar o primeiro passo e adquirir o conhecimento necessário para a implementação de melhorias. Participar de um curso para ganhar habilidade necessária na aplicação das ferramentas é essencial!





Capa eBook: Conheça o Seis Sigma e o que ele pode fazer!

Qualidade: Uma questão de confiança

Reputações são construídas através  de confiança. Confiança é uma mercadoria conquistada através de muito emprenho, mas que pode desaparecer em um momento. Sendo assim, em 2018, iremos celebrar o papel que todos exercem em uma organização na construção e na sustentação desta confiança para todos os grupos ligados a ela: clientes, fornecedores, colaboradores, acionistas e a sociedade.

Dificilmente um dia se passa sem escutarmos sobre falhas da qualidade o impacto nos clientes e aqueles ligados a organizações: Grenfell, Facebook, Kobe Steel e BMW, para nomear alguns. Estes relatos clamam por duas questões. Primeiramente, sobre competência organizacional e em segundo lugar, a integridade organizacional.

O gerenciamento de qualidade é a profissão que se encarrega de ajudar organizações a porem em funcionamento sistemas competentes para garantir que a atividade de uma organização entregue constantemente o que prometeu aos clientes e todos ligados a corporação, uma estrutura de garantia para ajudar as organizações a entender o risco operacional e uma estrutura de melhoria para instigá-lo e melhorar.

Esses sistemas de liderança, garantia e melhoria, combinados com sua cultura de qualidade, são seu investimento em confiança e reputação.

A profissão de qualidade é seu parceiro de negócios para aumentar a confiança em sua organização. “Chartered Quality Professionals” são as pessoas que apoiam e desenvolvem competência e cultura de qualidade usando sua visão única em toda a organização seus stakeholders, e suas habilidades únicas em estabelecer sistemas de liderança, garantia e melhoria operacionais.

O Dia Mundial da Qualidade (#WQD18) é a sua oportunidade de comemorar as conquistas de sua equipe e organização e reconhecer aqueles que contribuem para sustentar e melhorar o desempenho todos os dias do ano.

Como iremos celebrar o Dia Mundial da Qualidade em 2018?

Esperamos que o Dia Mundial da qualidade 2018, ressoe com você, que sua organização possa escolher um foco diferente de gerenciamento de qualidade para refletir seu contexto de negócios. Independe do que tem sido seu foco, gostaríamos de saber como você se envolverá com seus colegas no Dia Mundial da Qualidade.

Você pode nos twittar usando a hashtag #WQD18

Como profissionais de qualidade constroem “confiança”?

A profissão de qualidade desempenha um papel único para garantir que a confiança das partes interessadas seja conquistada e mantida. Nós fazemos isso através de:

  • Contexto – Ajudar as organizações a garantir que elas compreendam as necessidades e expectativas de seus clientes e de outras partes interessadas;
  • Liderança – Ajudar as organizações a alinhar valores e cultura para dar conta dessas expectativas;
  • Governança Operacional – Facilitando os sistemas de gerenciamento para ajudar as organizações a tomar decisões corretas para os clientes, partes interessadas e a organização;
  • Garantia – Ajudando as organizações a entender o desempenho e identificar os riscos para a confiança e a reputação;
  • Melhoria nos negócios – Ajudar as organizações a investir nas melhorias certas para melhorar o desempenho e a confiança.

O que é o Dia Mundial da Qualidade?

Muitos indivíduos e organizações usam o Dia Mundial da Qualidade como uma oportunidade para agir como defensores da qualidade. Em 2017, milhares de indivíduos e organizações em todo o mundo organizaram atividades em torno do tema “liderança cotidiana”.

Ajude-nos a fazer de 2018 um sucesso. Ao honrar a profissão de qualidade em 8 de novembro de 2018, você ajuda a elevar o perfil do trabalho brilhante que realiza o ano todo e destaca o impacto positivo da qualidade nas organizações.

Datas futuras

  • 12 de novembro de 2019
  • 12 de novembro de 2020

Ficou claro o quanto é importante o desenvolvimento a aprimoramento contínuo da qualidade para as empresas, dito isto, por que não começar agora a investir no futuro da qualidade da sua empresa? Não perca tempo, faça agora sua inscrição no curso de Black Belt da Escola EDTI e torne-se um especialista na qualidade de processos! Basta clicar aqui.


Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta