Você está aqui: Início / Blog / Estatística descritiva e inferencial: entenda a diferença e veja como aplicar

Estatística descritiva e inferencial: entenda a diferença e veja como aplicar

Nos estudos acadêmicos, pesquisas de opinião ou mesmo nos censos realizados pelo governo, a estatística descritiva e inferencial estão invariavelmente presentes.

Provavelmente você já viu no noticiário, por exemplo, a divulgação de uma pesquisa com uma certa “margem de erro”.

Pois essa nada mais é do que uma das muitas medidas usadas em estatística para diminuir o grau de incerteza sobre um parâmetro.

Conheça neste artigo as diferenças entre as duas principais modalidades dessa ciência e tenha uma base mais sólida em todas as pesquisas que fizer.

estatistica inferencial

Qual a diferença da estatística descritiva e inferencial?

A estatística é uma ferramenta poderosa para analisar dados, dividindo-se em duas abordagens distintas: estatística descritiva e estatística inferencial.

A estatística descritiva concentra-se na organização e resumo dos dados, dando uma visão geral de tendências e padrões.

Já a estatística inferencial vai além, utilizando amostras para fazer suposições e tirar conclusões sobre populações maiores.

Vamos aprofundar as diferenças entre essas duas abordagens a seguir, acompanhe.

O que é estatística descritiva?

A estatística descritiva é uma vertente da análise estatística que se concentra na organização, resumo e interpretação de dados.

Seu principal objetivo é descrever as características essenciais de um conjunto de dados, permitindo uma compreensão mais clara e simplificada.

Para atingir esse propósito, a estatística descritiva utiliza técnicas como a média, a mediana, a moda, a variância e o desvio padrão para resumir as principais tendências, a dispersão e a forma da distribuição dos dados.

Essas medidas estatísticas, por sua vez, geram dados sobre a centralidade, a variabilidade e a forma dos dados, facilitando a interpretação e a tomada de decisões em estudos e pesquisas.

Quer saber como impactar os indicadores? Então não deixe de baixar este material gratuito completo, desenvolvido pelo time da EDTI!

estatistica inferencial

O que é estatística inferencial?

Enquanto a estatística descritiva é mais concentrada na interpretação, a estatística inferencial é uma abordagem avançada focada em tirar conclusões e fazer previsões sobre populações maiores com base em informações obtidas de amostras representativas.

Ela lida com a incerteza e a variabilidade, utilizando técnicas como testes de hipóteses, intervalos de confiança e regressão.

Ao contrário da estatística descritiva, que se limita a resumir dados, a estatística inferencial busca generalizar resultados a partir de amostras, permitindo que se façam afirmações com base em probabilidades.

Como usar a estatística no controle da qualidade?

A estatística desempenha um papel de enorme relevância no controle estatístico de qualidade, permitindo monitorar processos e identificar variações.

Alguns dos métodos e ferramentas usados para isso são os gráficos de controle com análise de tendência e técnicas de amostragem.

Eles são aplicados para garantir que os produtos ou serviços atendam aos padrões de qualidade estabelecidos, aumentando não só a eficiência na produção, mas a satisfação do cliente.

A estatística descritiva e inferencial está ao seu alcance.

Desenvolva seus conhecimentos nessa área e seja o profissional que as empresas querem ter.

Conheça os cursos EAD da Escola EDTI e vá mais longe na carreira, graduando-se também como gestor Green Belt ou Black Belt.

Amplie os horizontes abertos por este artigo, lendo também o ebook em que mostramos a importância da correlação entre as variáveis estatísticas!