gerenciamento de projetos e lean seis sigma

Gerenciamento de projetos associado ao lean six sigma: entenda as vantagens

Acompanhar os resultados, identificar as necessidades de mudanças e tomar decisões são passos essenciais para o sucesso do negócio. Para realizar isso de maneira estruturada, é possível recorrer ao Lean Six Sigma. Essa é uma alternativa relevante para empresas de vários portes e setores, já que ajuda a otimizar o uso dos recursos e o desenvolvimento de processos.

Ao falar dos projetos, a gestão não precisa ser feito de modo isolado. Em vez disso, dá para adotar as ferramentas de forma conjugada, em busca de um desempenho destacável.

A seguir, descubra quais são os pontos que merecem atenção nesse sentido e veja como é possível unir Lean Six Sigma e gerenciamento de projetos.

Por que o Lean Six Sigma é importante?

A metodologia Six Sigma é uma proposta voltada para a análise estatística de processos e etapas de um negócio ou setor.

A ideia é medir, por meio de métodos estatísticos consolidados, a variância do que foi obtido em relação ao planejado ou desejado. É um ótimo jeito de encontrar não conformidades e de definir quais são os pontos que precisam ser alterados.

A proposta de Lean Six Sigma, por sua vez, inclui a produção enxuta como um pilar extra. Além de fazer a verificação dos desvios, o método busca a reduzir ou eliminar desperdícios e perdas. Assim, é possível obter resultados duplamente melhores, o que garante um acúmulo de vantagens.

Qual a relevância da gestão de projetos na empresa?

Ao mesmo tempo, é essencial entender que, em um negócio, não apenas a produção é importante. Nos empreendimentos que prestam serviços, por exemplo, o desenvolvimento de projetos é mais relevante e dele depende o sucesso. Então, é preciso fazer o acompanhamento adequado.

Nesse sentido, há o gerenciamento de projetos. Ele consiste em todas as táticas, boas práticas e conhecimentos aplicados que permitem verificar o andamento de um projeto. Então, é essencial para a conquista de resultados específicos.

Há metodologias consolidadas, como o PMBOK e os métodos ágeis. No entanto, ele também é utilizado de maneira informal, com o aprendizado de cada empreendimento ao longo das realizações.

Como esses aspectos se relacionam?

Aparentemente, o gerenciamento de projetos e o Lean Six Sigma não estão diretamente relacionados. Afinal, um tem a ver com práticas específicas de projetos e o outro está ligado à linha de produção e obtenção de qualidade.

Contudo, ambos buscam a melhoria contínua e o alcance de performance. É exatamente essa interseção que permite que essas metodologias sejam aliadas em busca de projetos robustos e consistentes com as expectativas do cliente (seja ele interno, seja externo).

Juntas, as ferramentas podem transformar a operação dos empreendimentos. Por meio do gerenciamento de projetos é possível ter uma estrutura do que e como deve ser feito. Já o Lean Six Sigma favorece a medição, estimula a tomada decisão e ainda elimina os desperdícios.

Para que isso seja viável, é essencial que a metodologia lean seja implementada por um especialista como Black Belt ou Green Belt. Do ponto de vista do gerenciamento, é necessário elaborar escopo, orçamento e cronograma. Desse modo, é possível incorporar ambas as soluções em uma só.

Quais as vantagens de integrar esses pontos?

A união entre essas metodologias tem um motivo específico: a capacidade de gerar benefícios percebidos pela empresa de diversas maneiras. Graças a essas ferramentas, o empreendimento tem a chance de se destacar e de obter o melhor desempenho dentro do que for proposto em um processo ou projeto.

Na sequência, descubra quais são as vantagens de aliar Lean Six Sigma ao gerenciamento de projetos e entenda quais são os resultados gerados.

Aumento de eficiência dos projetos

Um dos ganhos destacáveis tem a ver com a eficiência dos projetos. Graças a essas ferramentas, é possível ter uma estrutura completa, definida em passos, sobre o que deve ser feito ou acompanhado.

Além disso, há uma identificação clara de quais são os pontos de variância e o que precisa ser adaptado para atingir os objetivos especificados ainda no planejamento. Como resultado, aumentam as chances de obter um bom desempenho e máxima performance.

Diminuição de custos e atrasos

Como ocorre uma elevação no nível de eficiência, é provável que não seja necessário lidar com erros ou retrabalhos. Há a oportunidade de cumprir o que foi pedido logo no princípio, o que gera impactos positivos de maneira contínua.

Isso ajuda a garantir uma redução nos gastos associados. A execução fica mais barata e há como cumprir o orçamento dentro do previsto. Além de tudo, dá para atender ao cronograma de forma robusta. Sem atrasos, não é necessário ter que refazer o planejamento, por exemplo.

Melhoria da qualidade

Tradicionalmente, o Six Sigma é um programa voltado para a melhoria contínua e para a obtenção da qualidade por meio da estatística. A versão lean, integrada à gestão, potencializa a execução de forma completa.

Com a integração ao gerenciamento de projetos, é possível ampliar o nível de qualidade que é entregue. Isso dá origem a produtos, serviços ou soluções que atendem às exigências com aderência. Também é um jeito de agregar maior valor ao que foi desenvolvido e de consolidar a diferenciação, se for o caso.

Aumento do nível de satisfação

Com mais qualidade, eficiência e cumprimento do que foi planejado, a união entre esses aspectos leva a uma ampliação do nível de satisfação. Não importa se o cliente é externo ou interno — o fato é que há uma otimização no relacionamento e nos resultados obtidos.

Para o caso de clientes externos, é algo que ajuda a garantir diferenciação de mercado, fidelização e atratividade. Para os internos, há uma melhoria na comunicação e nos relacionamentos, o que leva a um desempenho reforçado no cotidiano.

A união entre Lean Six Sigma e gerenciamento de projetos não é apenas viável, como é muito vantajosa. Ao realizar a integração do jeito ideal e ao usá-la para gerar resultados melhores, é possível aproveitar todos os benefícios de um nível ampliado de qualidade.

Para fazer a implementação adequada, baixe nosso e-book gratuito e aprenda sobre a aplicação da metodologia Six Sigma!