Veja em quais áreas da sua empresa é possível realizar a aplicação do Lean Six Sigma e os efeitos positivos gerados

A aplicação do Lean Six Sigma une o melhor de dois mundos. De um lado, a filosofia do Lean Manufacturing, uma herança das fábricas da Toyota com foco em produção enxuta e sem desperdícios. Do outro, o Seis Sigma, implantado pela Motorola em uma iniciativa que se volta, sobretudo, para a qualidade.

Em um contexto de grande competitividade como o que vivemos, essas características se tornam altamente estratégicas para uma empresa. E não apenas na produção!

Nas nossas certificações Green Belt e Black Belt você estuda a metodologia Lean e vê diversas outras maneiras de aplicá-la aos mais diferentes processos e projetos.

Neste post, vamos mostrar justamente como a metodologia Lean Six Sigma é benéfica para qualquer tipo de atuação empresarial. Acompanhe!

O Lean Six Sigma é mesmo tão versátil?

Para que você entenda a versatilidade do Lean Six Sigma, vamos conhecer alguns dos principais objetivos de cada uma das bases dessa metodologia. Para começar, a filosofia Lean vem do toyotismo e sua principal característica é o uso de ferramentas que reduzem o desperdício e tornam a produção enxuta.

É daí que vêm as famosas certificações de black belt, green belt e os demais níveis de liderança belt. Os objetivos dessa filosofia são alcançados por meio de muita análise, estatísticas e técnicas. Já o Six Sigma funciona a partir do roteiro DMAIC, que segue os seguintes passos:

  • D — definir;
  • M — medir;
  • A — analisar;
  • I — melhorar (do inglês, improve);
  • C — controlar.

Esse é o caminho utilizado pelas empresas que buscam qualidade em seus resultados. Agora, se você tem dúvidas de que tanto os princípios do pensamento Lean quanto o roteiro do Six Sigma são bem-vindos em qualquer empresa, veja estas afirmações:

  • processos existem em todo lugar;
  • a busca por qualidade é universal;
  • a melhoria contínua é essencial hoje em dia.

Discorda de alguma delas? Bem, é claro que pode haver alguma exceção, mas somente se o ganho de competitividade não é o foco do negócio. No entanto, estamos levando em consideração empresas que realmente desejam se destacar no mercado.

Nesse caso, essas três afirmações fazem da aplicação do Lean Six Sigma uma excelente pedida para os mais diversos segmentos. Além disso, em uma mesma empresa, muitas — ou todas — as áreas sentem os reflexos dos benefícios dessa metodologia.

Em quais áreas o Lean Six Sigma é aplicado?

Como você está vendo, o Lean Six Sigma é bem-vindo em basicamente qualquer empresa que deseja se destacar no mercado e ter melhores resultados. Provavelmente todas, não é? Nessa história, entram lojas, fábricas, hospitais, agências de marketing, escritórios de engenharia e muito mais.

Apenas para exemplificar, veja como a metodologia é útil em algumas áreas:

  • varejo: ajuda a melhorar a gestão de estoque, a aumentar o número de vendas e a potencializar a margem de lucro;
  • serviços: promove melhoria no desempenho humano, mais qualidade nos serviços e aumento da satisfação de clientes;
  • área da saúde: reduz o tempo no atendimento e na permanência de pacientes, promove a redução de desperdícios e o engajamento da equipe médica;
  • projetos: torna os processos mais robustos, aumenta o controle sobre etapas e otimiza o gerenciamento de tempo;
  • marketing: ajuda a definir com mais clareza objetivos e tendências, auxilia na análise de métricas e promove uma compreensão melhor da equipe sobre estratégias e decisões criativas;
  • engenharia: conduz os processos de acordo com fatos e dados, auxilia no aprimoramento de técnicas, facilita a busca por soluções de problemas e refina o planejamento de experimentos.

As ferramentas e os princípios dessa metodologia são, na realidade, úteis até mesmo no cotidiano das pessoas, já que se fundamentam em características essenciais para o sucesso de uma iniciativa menos erros e desperdícios, mais qualidade e eficiência.

Quais são os benefícios da aplicação do Lean Six Sigma?

A aplicação do Lean Six Sigma tem como principal objetivo o alcance de mais qualidade, em todos os processos e resultados. Essa busca, no entanto, é tão positiva que acarreta uma série de benefícios para a empresa. Veja!

Ganho de produtividade

Com processos otimizados, rotinas mais eficientes e desperdícios controlados, a produtividade sai muito beneficiada. Isso ocorre tanto nas áreas produtivas quanto nas de inteligência. No gerenciamento de projetos, por exemplo, a adoção de métodos ágeis, como o Kanban, melhora todas as etapas de execução.

Além disso, a aplicação do Lean Six Sigma normalmente ocorre junto ao estímulo de uma cultura de acompanhamento. Então, as atividades passam a ser medidas, revisadas e reorganizadas continuamente. O resultado é que empresas de todos os segmentos passam a incorporar uma busca por melhoria contínua.

Maior engajamento nas equipes

Processos bem-definidos, com correções baseadas em análise de dados e equipes participando ativamente da troca de conhecimento para os insights da equipe Lean: essas três características estimulam um engajamento genuíno por parte dos colaboradores.

Afinal, os recursos humanos sentem que compõem parte decisiva para o alcance dos resultados, sem contar que as rotinas de trabalho passam a ser otimizadas.

Em um chão de fábrica, por exemplo, colaboradores que acompanharam a implantação da metodologia sentem diferenças significativas — e positivas — em seu trabalho, o que gera bem-estar profissional e uma vontade natural de contribuir para as metas.

Mais satisfação dos clientes

Como a aplicação do Lean Six Sigma é voltada para o aumento de qualidade nos resultados, uma consequência direta é a satisfação dos clientes. Isso vale para a indústria, o comércio, os serviços etc. A fórmula é simples: processos bem-feitos garantem entregas melhores, tanto em conteúdo quanto em prazo.

Sem contar que uma empresa com uma cultura organizacional de melhoria contínua apresenta mais consistência em todos os seus passos. Esse é um caminho para a geração de confiança no mercado, que fortalece a marca, reforça os vínculos com o público e estabelece a empresa como autoridade em seu segmento.

Aumento da lucratividade

Todos esses benefícios culminam no aumento da lucratividade. Afinal, a redução de desperdícios, os melhores índices de desempenho de processos e a melhor recepção dos clientes são os ingredientes para o resultado: menos custos, mais ganhos.

Diante de tudo isso, você viu que a aplicação do Lean Six Sigma é muito versátil. Embora tenha surgido em linhas de produção, hoje em dia, os benefícios de uma metodologia que preza pela qualidade, pela agilidade e pela melhoria contínua são bem-vindos em qualquer segmento e área de uma empresa.

Então, que tal começar a sua especialização em Six Sigma agora mesmo? Entre em contato e conheça nossas certificações!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.