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Hoshin Kanri

Tudo o que você precisa saber sobre Hoshin Kanri!

por Marcelo Petenate
publicado em | atualizado em

Hoshin Kanri é o nome da técnica de gestão e planejamento estratégico utilizada por empresas do mundo todo para organizar sua produção.

Dividida em sete etapas, a metodologia propõe a conclusão de objetivos específicos dentro da empresa que, comunicados para todas as áreas, ajudam a alinhar a equipe em torno de um mesmo objetivo.

Essencial na gestão Lean, o conceito tem origem no Japão pós-guerra e de lá para cá se espalhou por diversos cantos do mundo.

Continue lendo para saber mais sobre o Hoshin Kanri e aprender como implementá-lo para garantir o sucesso dos negócios.

O que é Hoshin Kanri?

O que é Hoshin Kanri?

Hoje em dia, o trabalho corporativo exige muito mais do que a simples reprodução de práticas e receitas clássicas de cada marca.

Nesse contexto, quem organiza seu trabalho por meio de metas pode estar usando o Hoshin Kanri mesmo sem perceber.

O conceito prevê o estabelecimento de objetivos específicos para guiar o trabalho, um movimento que começa por uma gestão capaz de alinhar o que foi planejado com o desenvolvimento das atividades do dia a dia.

Na prática, isso significa iniciar o processo de cima para baixo durante o momento de planejamento estratégico.

Uma vez definidas as metas, todos são chamados a participar e trocar experiências em um processo denominado nemawashi ou catchball – referência ao ato de “jogar” ideias, no termo inglês, ou “dar voltas” no problema, no original em japonês.

Como implementar o Hoshin Kanri?

Como implementar o Hoshin Kanri?

A implementação do Hoshin Kanri na prática exige da gestão certo poder de análise e capacidade de percepção aguçada.

Isso porque essa estratégia foi pensada para focar em problemas críticos da empresa, ajudando o gestor a priorizar as tarefas de sua lista.

O primeiro passo, então, é o de estabelecer uma visão organizacional dos negócios que seja capaz de perceber os pontos que precisam se melhorados com maior urgência.

A partir disso, na segunda etapa será preciso estabelecer os objetivos-chave para garantir o sucesso e construir sua vantagem competitiva.

As fases três e quatro são dedicadas ao desenvolvimento e propalação das metas anuais do negócio para todas as áreas da empresa.

Na etapa cinco, todas as mudanças que foram decididas até aqui serão postas em prática pela primeira vez, podendo-se utilizar do ciclo PDCA nesse momento.

Por fim, o processo de mudança organizacional segue com o trabalho de revisão mensal (fase seis) e revisão anual (fase sete) para garantir a continuidade dos resultados.

Vantagens e desvantagens do Hoshin Kanri

O Hoshin Kanri se consolidou nas últimas décadas como uma metodologia bastante eficiente para melhorar os resultados dentro de uma empresa.

Isso não significa, porém, que a estratégia esteja isenta de críticas.

Abaixo você conhece as principais vantagens e desvantagens do Hoshin Kanri.

Vantagens

A primeira vantagem que podemos citar sobre a metodologia é justamente o seu objetivo principal: promover um alinhamento da equipe com as metas do planejamento.

Na prática, isso traz maior rigor aos resultados, pois permite a participação de profissionais de diversas frentes na transposição do que foi planejado para uma prática funcional.

Isso acaba por aumentar a qualidade das entregas como consequência, já que a participação do grupo permite uma melhoria contínua por meio do esforço coletivo.

No fim, essa qualidade maior certamente será percebida pela clientela e, no mercado, as mudanças se traduzem em maior vantagem competitiva em relação à concorrência.

Desvantagens

Como nem tudo são flores, o uso do Hoshin Kanri também traz algumas desvantagens para a organização.

Nas últimas décadas, o desenvolvimento tecnológico e a globalização aumentaram significativamente a velocidade com que as transformações do mercado ocorrem.

Nesse sentido, a principal crítica ao método está no fato de que ele pressupõe a definição de metas anuais para os negócios.

Especialistas argumentam que, hoje, é quase impossível prever como estará o mercado em um ano e que, portanto, este período é muito longo.

Para sanar essa questão, basta fazer um acompanhamento mais próximo que considere o trimestre ou semestre como longo prazo.

Como definir os objetivos e metas do Hoshin Kanri

Dentro do Hoshin Kanri, a definição das metas é feita de cima para baixo em um primeiro momento.

Isso significa que a escolha dos objetivos acontece de forma arbitrária, a partir da visão que a chefia tem para os negócios.

Mas, isso não quer dizer que essa definição permanece estática toda vida.

Parte do conceito se apoia no fato de que os negócios estão em constante mutação e o input de outros membros da equipe é essencial para compreender as necessidades e adaptar a estratégia.

Hoshin Kanri e Toyota

Conforme mencionamos, o Hoshin Kanri surgiu da Filosofia Lean proposta pela primeira vez dentro da montadora japonesa Toyota.

Os termos “hoshin” e “kanri” podem ser traduzidos como “direção” e “administração”, respectivamente – e é justamente isso que o método propõe.

Na gestão Lean, o método pode ajudar a responder se a empresa está andando para o caminho certo ou não.

Conclusão

Criado dentro do Lean proposto pela Toyota, o Hoshin Kanri é uma estratégia de negócios utilizada para alinhar as metas da empresa com a prática da produção.

Por meio da metodologia, gestores das mais diversas áreas podem melhorar seus resultados e resolver problemas críticos que hoje interpelam sua produtividade.

Aplique você também o Hoshin Kanri para observar os resultados aflorarem a partir de uma gestão mais integrativa.

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