kaizen e o lean

Kaizen e o Lean

Kaizen e o LeanKaizen e o Lean

Dado a grande repercussão, hoje retomo o tema kaizen. Segundo o New Shorter Oxford English Dictionary, kaizen é definido como melhoria continua das práticas de trabalho, eficiência pessoal, etc , e como uma FILOSOFIA EMPRESARIAL. Em japonês, kaizen significa melhoria continua. Segundo Masaaki Imai, a palavra melhoria evolve todos – gerentes e trabalhadores – e envolve relativamente poucas despesas. A filosofia kaizen assume que seu estilo de vida – seja profissional ou doméstico – deve ser o foco dos esforços de melhoria continua.

Geralmente, as melhorias kaizens são pequenas e incrementais, mas o processo kaizen proporciona resultados significativos ao longo do tempo. Ao contrário do estardalhaço provocado pelas grandes inovações, venerada por nós ocidentais.

o Kaizen é sutil e constante, mas igualmente poderoso

Para não ficarmos restritos a uma única literatura e definição, mencionaremos também a definição utilizada pela Confederação da Indústria Indiana, a qual faz um belo trabalho de pesquisa e implantação do Kaizen em suas indústrias. Segundo a confederação, kaizen são pequenas melhorias, acompanhadas por um método de melhoria – pode ser lean, six sigma, a última bolacha do pacote, etc. O conceito kaizen estimula a melhoria na produtividade, sendo um processo continuo em qualquer empresa servindo como guia à criação de uma cultura de melhoria, por ser um  verdadeiro estilo de vida ou, pelo menos uma abordagem cultural para a melhoria de processo.

Deste modo, podem-se verificar semelhanças nas duas definições: kaizen é melhoria continua, sendo feito aos poucos e de maneira constante. E para ter êxito, o kaizen deve estar arraigado na cultura da empresa e de seus funcionários.

Kaizen não é uma metodologia muito menos um evento de melhoria, apesar de existirem os chamados EVENTOS KAIZEN (dias dedicados a realização de melhoria). Outra coisa interessante é que não há menção sobre Lean nas definições de Kaizen encontradas, sendo estes dois, metodologias diferentes, já que o kaizen é considerado uma técnica de implantação de melhorias dentro da empresa e o Lean, uma técnica de localização e eliminação dos desperdícios do fluxo de valor.

Pode se realizar kaizens utilizando-se as ferramentas do Six Sigma ou por meio da aplicação das velhas Ferramentas da Qualidade, além do Lean. Apesar de ser possível implantar Lean por meio de kaizens, estes são coisas distintas e, em parte, complementares.

Bibliografia:

Gemba Kaizen – Masaaki Imai

Revista Gestão Industrial – A METODOLOGIA KAIZEN NA CONDUÇÃO DE PROCESSOS DE MUDANÇA EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO ENXUTA, 2006

The Kaizen Eye.

2 respostas

Trackbacks & Pingbacks

    Deixe uma resposta

    Want to join the discussion?
    Feel free to contribute!

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *