Você está aqui: Início / Blog / O Kaizen e o PDSA

O Kaizen e o PDSA

Você sabe o que significa a palavra kaizen? e o PDSA? Provavelmente sim. Atualmente esta é uma palavra muito batida e quase todas as fábricas sabem da importância da realização de kaizens ou, de melhoria continua. Porém, poucos sabem que a palavra implica melhoria que envolve todos – gerentes e trabalhadores – e envolve relativamente poucas despesas. E você sabe como fazê-lo? Como estrutura-lo? Se você sabe realizar um ciclo PDSA você sabe realizar e estruturar evento um kaizen na sua empresa.

A história do kaizen, assim como o PDSA, é um formato padronizado do registro das atividades kaizen realizadas por um pequeno grupo de melhoria. É neste mesmo formato que o grupo, após realizar o kaizen, deverá relatar o projeto aos seus superiores.

Etapas do Kaizen

A primeira etapa do kaizen é escolher o tema. Para isto, consulte as políticas corporativas da companhia ou a lista dos principais problemas que afligem a empresa. Diante da lista, que deve conter vários problemas, a equipe deve fazer sua escolha de acordo com a prioridade, importância, urgência ou situação econômica. Esta etapa equivale ao nosso objetivo do PDSA.

Na segunda etapa, a equipe kaizen deverá entender a situação atual e revisá-la. Uma maneira de se fazer isto é ir ao gemba (local em que o problema ocorre) e seguir os 5 princípios do gemba. Outra alternativa, não excludente, é coletar dados.

A terceira etapa é coletar e analisar os dados para identificar a causa raiz. Em seguida, estabelece-se contra medida com base na análise de dados e inicia-se a implementação das contra medidas. É muito importante, após a quinta etapa, certificar-se de que os efeitos produzidos pelas contra medidas foram os desejados. Caso contrário, a equipe deverá voltar a etapa 4, ou até a etapa 3 e executar novamente os passos 3 a 6. Caso o passo 6 mostre eficiência, estabelece-se ou revisa-se os padrões estabelecidos para evitar que haja recorrência dos problemas. Finda a sétima etapa, a equipe parte para outro processo.

Conforme vimos, a história kaizen segue o ciclo PDSA. As etapas 1 a 4 estão relacionadas ao PLAN, a etapa 5 ao DO, a etapa 6 ao STUDY e a etapa 7 e 8 ao ACT. O PDSA e a história kaizen ajudam qualquer um a solucionar problemas baseados em análise de dados. Outro mérito destas ferramentas está na capacidade de comunicar como o problema foi resolvido aos demais membros da equipe e da fábrica de maneira clara e lógica, além de ser um excelente método para registro das atividades de melhoria da empresa ferramentas, escolham a de sua preferência e partam para cima dos problemas. No mais, ótimo feriado da todos.

Quer aprender mais sobre PDSA e Lean?

Aproveito para convidar você para conhecer nosso curso de Lean. Ou se você quiser saber mais sobre como implantar o Lean em sua empresa, baixa nosso guia gratuito clicando abaixo!

CTA guia completo lean

1 comentário em “O Kaizen e o PDSA”

1. Pingback: Por projetos de melhoria mais enxutos | Escola EDTI