Lean versus Six Sigma

Lean versus Six Sigma

Lean versus Six SigmaLean versus Six Sigma – Muitos profissionais discutem as diferenças e semelhanças entre o Lean e o Six Sigma e qual é melhor para cada negócio, criando uma espécie de “concorrência” entre eles, a qual acreditamos não existir.

O Six Sigma tem um foco em qualidade, em diminuir a variação dos processos, enquanto o Lean possui foco no aumento da produtividade reduzindo os desperdícios e melhorando o fluxo de trabalho. Melhorar a qualidade também leva a uma melhor produtividade, mas o inverso nem sempre é verdadeiro.

Exemplificando, podemos pensar em um processo produtivo que em média entrega uma peça por minuto, sendo que na média, 10% delas fora do padrão aceitável pelo cliente, ou seja, em 1 hora entregaremos 54 peças boas. Nosso cliente precisa de 58 peças boas por hora, então a empresa fornecedora entende que é preciso melhorar o processo para atender a esta exigência.

Melhorar o processo para atender a esta exigência

Mas e agora? Utilizar o Lean ou o Six Sigma? Pensando de forma a aumentar a velocidade em que entregamos as peças, podemos utilizar o Lean e aumentar a velocidade com que cada peça é entregue para uma peça cada 0,923 minutos. Desta forma 60 minutos / 0,923 = 65 peças. 65 peças – 10% com defeito temos um total de 58,5 peças boas por hora, atendendo a necessidade do cliente. E para garantir 58,5 peças boas, precisamos manter a variabilidade do processo sob controle, atividade esta realizada por meio do Six Sigma.

Para a organização conseguir a excelência em seus processos, é preciso melhorar a qualidade, reduzindo os desperdícios e aumentando a produtividade. Pensando nisso, o Lean Six Sigma surgiu para unir a metodologia Six Sigma com as ferramentas e o conceito do Lean, buscando melhorar os resultados da empresa por meio da redução da variabilidade nos seus processos e por meio da eliminação dos desperdícios e das atividades que não agregam valor.

O Lean Seis Sigma da EDTI busca conduzir a empresa como um todo. Para nós, estas duas metodologias são perfeitamente acopláveis e passiveis de serem trabalhadas em conjunto, por uma mesma equipe e por toda a organização. Não faz sentido ter um departamento de Lean e um departamento de Seis Sigma. As ações de melhoria devem ser integradas para que a organização atinja seu máximo. No próximo post, retomaremos o assunto.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *