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Quem é Marcus Lemonis de O Sócio e sua fórmula de sucesso

Marcus Lemonis é um dos grandes exemplos de que, com trabalho duro e sem descuidar do aspecto humano dos relacionamentos, é possível ir longe nos negócios.

A própria história de vida de Lemonis é a prova de que sempre se pode dar a volta por cima, apesar de eventuais fracassos, desde que tenhamos a mente aberta para aprender.

Conheça a trajetória e as ideias por trás desse empresário de sucesso e inspire-se!

Quem é Marcus Lemonis?

Nascido no Líbano em 1973, em meio a um dos mais sangrentos conflitos armados da história do país, Marcus Anthoni Lemonis é filho adotivo dos gregos Leo e Sophia Lemonis.

Depois que a família se mudou para Miami, foi na Flórida que ele teve os primeiros contatos com o mundo dos negócios, por influência de seu avô, dono de duas concessionárias.

Foi com o avô que o futuro empresário conheceu Lee Iacocca, um dos maiores homens de negócios dos Estados Unidos, que se tornaria o mentor de Lemonis.

Qual a formação de Marcus Lemonis?

Ainda que tenha demonstrado tino para os negócios desde cedo, Lemonis primeiro se formou em Ciências Políticas em 1995 na Universidade Marquette.

Inclusive, ele tentou um cargo eletivo pelo Partido Democrata, mas, com a derrota nas eleições para o Congresso, resolveu voltar aos negócios, focando no segmento automotivo.

A partir de então, Marcus acumulou larga experiência no ambiente empresarial até chegar, em 2001, ao cargo de CEO da empresa Holiday RV Superstores Inc.

Como Marcus Lemonis começou?

Em 2003, depois de sair da Holiday RV, Lemonis fundou sua primeira empresa, a Freedom Roads e, em seguida, adquiriu a RV Dealerships.

Já em 2006, deu o pontapé inicial àquela que seria sua mais bem-sucedida iniciativa no mundo empresarial, a Camping World, especializada em veículos recreativos e artigos para camping.

No entanto, ele não se destacou tanto como líder de boas empresas, e sim por um talento notável: o de salvar negócios em dificuldades.

Foi o que ele fez com a então pré-falimentar Rose’s Bakery & Wheat Free Café, por exemplo.

Após a intervenção de Marcus, o negócio não só se salvou da falência, como ainda abriu uma nova filial.

A mão salvadora de Marcus acabou rendendo participações no programa “O Aprendiz”, cujo apresentador era o então futuro presidente norte-americano, Donald Trump.

Seu sucesso foi tamanho que, em 2013, ele finalmente passou a apresentar o próprio programa, “The Profit” (O Lucro), conhecido no Brasil como “O Sócio”.

10 lições de sucesso de Marcus Lemonis para empreendedores

Apesar de vir de uma família já bem-sucedida de empresários, Lemonis precisou trabalhar duro para chegar aonde chegou.

Dono de uma fortuna bilionária, desde cedo ele percebeu que o sucesso nos negócios não é somente uma questão de ter ou não ter dinheiro, mas sobretudo de saber se relacionar.

Confira na sequência uma seleção de ensinamentos de Lemonis transmitidos em seus programas televisivos, palestras e artigos escritos.

1. Invista nos 3 Ps

Para Marcus Lemonis, as empresas com bom desempenho apresentam uma combinação perfeita dos 3 Ps: pessoas, produtos e processos.

Para que um negócio tenha futuro, é preciso que ele conte com boas pessoas e bons profissionais, além de oferecer produtos de qualidade e contar com processos eficazes.

2. Priorize seus funcionários

As pessoas estão em primeiro lugar nos 3 Ps, e isso não é por acaso.

Lemonis defende que, sem gente, não há negócio que consiga se sustentar, e que é fundamental priorizar o aspecto humano nas decisões.

3. Não seja babaca

Em sua espetacular trajetória, Marcus Lemonis aprendeu que raramente uma empresa consegue bons resultados quando seus líderes são presunçosos, arrogantes e prepotentes.

Por essa razão, ele enfatiza sempre que, para ter sucesso, é fundamental tratar as pessoas com respeito e interesse genuíno no que elas têm a dizer.

4. Saiba que não sabe

Apesar de ser dono de uma fortuna estimada em mais de US$ 2 bilhões, o apresentador de “The Profit” sabe que sempre é tempo de aprender.

Essa é uma postura que, além de manter a mente aberta para o conhecimento, tira o peso da responsabilidade pelos sucessos e fracassos.

Ou seja, ao manter uma postura de eterno aprendiz, fica mais fácil tirar lições das derrotas e não se deixar acomodar em razão dos êxitos.

5. Aceite as pessoas como são

Outro ponto que Lemonis costuma abordar é a frequentemente conflituosa relação com as pessoas da família.

Esse é um assunto de que ele fala com ainda mais propriedade, já que deu seus primeiros passos nos negócios trabalhando com o avô.

Sobre isso, a dica que ele deixa é: “Aceite a loucura dos seus familiares”.

6. Permita-se ser vulnerável

Uma das sacadas mais geniais de Lemonis foi perceber que as pessoas só criam empatia com outras quando percebem suas vulnerabilidades.

Por isso, ele sugere que não se tente esconder defeitos, dificuldades ou carências, afinal, somos todos humanos, e é em cima de nossas deficiências que podemos crescer recebendo ajuda.

7. Seja autêntico

Mais ou menos na linha de “não ser um babaca”, o empresário e apresentador defende a autenticidade como uma virtude a ser cultivada nos negócios.

Afinal, ao longo de sua trajetória profissional, Lemonis sempre conviveu e negociou com pessoas mais experientes e até mais talentosas, que não são facilmente manipuláveis.

8. Transparência

Junto à autenticidade nas relações, é preciso ser o mais transparente possível com as pessoas.

Por outro lado, isso não quer dizer que tudo precise ser externado.

O importante é que as relações sejam sempre pautadas na honestidade e clareza das mensagens.

9. Conheça seus números

Ninguém prospera sem bons processos, como vimos.

Para isso, é fundamental desenvolver intimidade com os números, controlando de perto todos os impactos financeiros que a empresa venha a sofrer, positivos e negativos.

10. Siga o processo

Se bons processos levam ao sucesso, nada mais coerente do que segui-los quando eles se mostram eficazes.

Claro que, até esse ponto, um caminho árduo deve ser percorrido.

O mais importante é que, uma vez descoberto o processo ideal, a empresa o siga de forma disciplinada e controlada.

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Conclusão

As ideias e a trajetória de Marcus Lemonis são uma verdadeira escola de empreendedorismo e de como fazer bons negócios.

Ele nos ensina que o aprendizado é eterno e, para isso, além das dicas de Lemonis, você também pode contar com a EDTI ao longo da sua caminhada profissional.

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