Como saber mudança melhoria

Minha mudança é uma melhoria?

Muitas empresas fazem mudanças em seus processos e produtos buscando alcançar uma melhoria. Mas como saberemos se as mudanças efetuadas realmente se tornaram uma melhoria?

eBook: Como fazer análise de dados

A análise de dados tem sido uma habilidade cada vez mais requisitada no mercado de trabalho. A quantidade de dados disponíveis é enorme, mas poucas pessoas conseguem transformá-los em insights para decisões de negócios.





Capa eBook: Como fazer análise de dados

Mudanças em grandes e pequenas empresas, governos ou sistemas sociais são frequentemente realizadas sem que a resposta para pergunta seja sequer considerada. Consequentemente, essas organizações perdem recursos preciosos realizando mudanças que muitas vezes não atingem seu objetivo.

Em sistemas simples, geralmente é fácil discernir se uma mudança é uma melhoria por meio da observação informal do sistema. Em sistemas mais complexos, como empresas, coletar dados será quase sempre necessário para responder a essa pergunta. Por exemplo, as medidas para o objetivo de reduzir os custos de trabalho de uma fábrica poderiam ser horas extras, custos com funcionários temporários ou rotatividade dos funcionários.

Porém, apenas encontrar o indicador correto não é o suficiente para que possamos avaliar se a mudança foi efetivamente uma melhoria. Dados precisam ser coletados ao longo do tempo para que possamos decidir qual o impacto da mudança.

Análise da mudança

Vamos utilizar o seguinte exemplo: uma mudança foi projetada para reduzir o tempo de ciclo de uma operação. A equipe estabeleceu que a mudança seria realizada entre a sétima e a oitava semana a partir do início do projeto. Uma medida do tempo de ciclo foi realizada na quarta semana (medida antes) e o resultado obtido foi 8 min. Na décima primeira semana (medida depois) foi realizada uma nova medida e o resultado obtido foi 3 min. A redução do tempo de ciclo de 8 para 3 minutos foi considerada muito significante para o processo de interesse. Qual é o seu grau de convicção de que a mudança é uma melhoria?

mudança vs melhoria- fig1

Suponha agora que tenhamos coletado dados do tempo de ciclo das semanas 1 a 14. Os dois gráficos a seguir representam a situação acima, onde na quarta semana o tempo de ciclo é 8 e na décima primeiro semana o tempo de ciclo é 3. Olhando esses gráficos chegamos a conclusão de que somente no primeiro cenário a mudança causou uma melhoria.

mudança vs melhoria- fig2

mudança vs melhoria- fig3

Muitas empresas não avaliam os dados ao longo do tempo, o que pode acarretar em decisões incorretas sobre mudanças que estamos querendo realizar no processo em busca de melhorias. Para decidir se conseguimos impactar algum indicador de maneira significativa precisamos ter informação sobre alguns dados antes e depois das mudanças.


0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *