Você está aqui: Início / Blog / Não há pudim instantâneo

Não há pudim instantâneo

Não há pudim instantâneoNão há pudim instantâneo. Esta frase, dita por Deming, relata fielmente a visão que muitas organizações têm sobre a melhoria de processos. Quando começamos a discutir projetos de melhoria a primeira coisa que o cliente pede é uma solução instantânea para problemas crônicos que afetam a organização há anos. De acordo com Deming e com nossa experiência para participar de projetos de melhoria, esta solução não existe. Não há mágica nem ilusionismo em projetos de sucesso.

método, liderança e muito, mas muito trabalho.

Como agentes de melhoria e guardiães do método nós devemos garantir que a equipe do projeto e principalmente o patrocinador tenham calma. Como já disse em outros posts publicados, ser calmo não é ser lento. Ser calmo é garantir que o projeto vai seguir o método e que nenhuma ação será tomada fora do seu tempo. Não adianta ficar apressando. Para se chegar aos resultados desejados é necessário que a equipe proponha uma série de mudanças que devem ser testadas em pequena escala antes de serem implantadas em definitivo. Se o patrocinador pressiona por um conjunto de melhorias (sim, o pessoal insiste em misturar conceitos -> mudança é diferente de melhoria) o resultado pode ser desastroso.

Também não adianta recorrer aos gurus do mercado.

Os gurus prometem realizar melhorias de maneira instantânea, por meio da aplicação de uma série de mudanças matadoras. Segundo eles, estas mudanças foram descobertas ao longo de anos de experiência como executivo ou como consultores. Ao implantar tais mudanças, grandes companhias saíram do prejuízo e foram ao lucro em menos de um ano. Cuidado com este tipo de promessa. Mudanças transplantadas de outras organizações sem os devidos testes e cuidados vão tornar sua companhia um frankstein. Toda vez que alguém lhe der uma dica de mudança, procure extrair dela o conceito. Por meio do conceito você irá conseguir gerar uma série de ideias de mudanças no formato que cabe a sua organização.

Com estas palavras, encerro meu apelo. Não existe mágica quando o assunto é melhoria. Não se enganem, por favor. Cuidado com os espertalhões no mercado. Eles drenam milhões e milhões de sua empresa até que você descubra a verdade que o Deming já dizia há muito tempo. Faça o simples que o resultado vem. Vai por mim.