novos-caminhos-da-industria-brasileira

Novos caminhos da indústria brasileira

Todo empreendedor deve manter em mente que para alcançar metas deve ser traçado um plano claro, para que elas sejam de fato sustentáveis.

Para isso, é imprescindível que o empreendedor esteja atualizado e conheça muito bem o cenário econômico atual, afinal é baseado nele que serão traçadas suas estratégias.

E é sobre este cenário que iremos falar em nosso post de hoje.

A indústria atual é definido como 4.0, essa denominação se dá por uma junção de fatores inovadores que ocorreram no setor tecnológico, consequentemente essas inovações influenciam na maneira como ocorrem os processos de produção.

Um outro exemplo que compõe esse cenário é a tecnologia das startups, que exercem uma enorme influência na maneira como o empreendedor lida com essas mudanças.  

Como fazer a transição de maneira sustentável?

Primeiramente deve se lembrar de sempre estabelecer metas que serão de fato cumpridas, parece óbvio, e um tanto limitador, afinal a ideia de crescer instantaneamente é algo extremamente tentador, mas traçar metas absurdas e imprudentes, sem levar em conta todo seu mercado de consumo, a forma como seus clientes consomem, entre outros aspectos, pode ser igualmente danoso a não ter ambição nenhuma.

Ideias utópicas, como por exemplo, digitalizar todos seus produtos em um único dia por você acreditar que precisa estar online para não perder mais tempo, é completamente irracional, trace estratégias palpáveis, tudo pode ser digitalizado, mas um plano mais realista com certeza pode levar você a esse objetivo com maior êxito.

Lembre também que não é porque uma filosofia de negócio funcionou anos atrás, que ela continuará valendo, pois da mesma forma que o mercado se modifica, as abordagens também mudam ao longo do tempo.

Utilize ferramentas e use as adversidades a seu favor!

Uma ótima ferramenta que pode ser usada nesses casos é a análise SWOT, extremamente versátil e fácil de aplicar.

Podendo ser utilizada tanto em grandes empresas quanto em pequenos negócios e até mesmo por pessoas individualmente.

Ela consiste, basicamente, na construção de uma matriz, com quatro quadrantes, que reunirá uma série de aspectos relativos à empresa. Além de facilitar a organização visual das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

Em larga escala alguns diferenciais que podem ajudar a destacar um produto, qualquer grau de personalização pode ser um enorme atrativos.

Outra opção é a customização de um produto, ela abre espaço para um novo nível de interação entre empresa e consumidor.

Existem várias características as quais devem se atentar nessa nova fase. Para o empreendedor brasileiro é de vital importância prestar atenção mudar a concepção a respeito da pesquisa de inovação.

A mentalidade das empresas daqui ainda tem que mudar para que de fato a indústria 4.0 se estabeleça, e para isso o próprio empreendedor também deve evoluir.

Por esse motivo a EDTI acredita que para o empreendedorismo a qualidade está diretamente vinculada com pessoas plenamente capacitadas para exercê-lo.

Para isso investir em sua formação para estar apto a lidar com essas mudanças é essencial. Conheça nossos cursos de certificação em nosso site.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *