Você está aqui: Início / Blog / O que a certificação Green Belt diz sobre você

O que a certificação Green Belt diz sobre você

Currícudo do certificado Green BeltA capa de um livro diz muito sobre o conteúdo que há dentro. Por mais que digam que não se deve julgar um livro pela capa, ela é seu primeiro contato com a obra e talvez a única oportunidade de lhe chamar a atenção. No ambiente do mercado de trabalho seu currículo é o equivalente a capa do seu livro, que neste caso é você mesmo(a) e a suas qualidades. O currículo também diz muito sobre quem é você. Um currículo bem escrito mostra uma pessoa cuidadosa e que sabe se comunicar, por mais que não esteja tão bem recheado assim. Quem nunca comprou um bolo apenas pela sua aparência e só depois foi verificar se era bom mesmo na primeira mordida?

Alguns pontos chave no seu texto podem ser o diferencial buscado pelo profissional que está recrutando. Alguns alunos nos perguntam qual o verdadeiro impacto da certificação Green Belt e Black Belt em sua carreira e vamos enunciar o que elas dizem sobre o profissional certificado.

Profissional em constante atualização

O profissional que buscou uma qualificação, seja ela Green Belt, Black Belt, ou qualquer outra, é um profissional preocupado com sua formação, com sua constante atualização. Esta pessoa estará sempre por dentro do que está acontecendo em qualquer ambiente pois ela busca conhecimento, mas o mais importante é que ela põe em prática o que buscou, já que se dispôs a assistir a um curso de 60 horas para se qualificar.

Pensamento analítico

A formação Lean Seis Sigma do Green Belt e Black Belt é baseada em uma metodologia estatística sofisticada e desenvolvida por pesquisadores brilhantes que puderam recuperar a economia de um país inteiro após uma guerra utilizando as ferramentas vistas no curso. Ao ser apresentado(a) aos métodos o(a) aluno(a) enxerga os problemas a partir da visão estatística, o que para muitos pode ser uma novidade. Com isso o profissional ganha mais uma ferramenta em seu portfólio: o pensamento analítico, a capacidade de enxergar um processo na visão estatística.

Data driven

Deming, o primeiro Data Driven
Reforçando o que foi dito anteriormente, o pensamento analítico também proporciona ao profissional a maneira de enxergar os processos em função dos dados. Esse é o profissional data driven, movido pelos dados e resultados. Como diria William E. Deming, um dos pioneiros do Seis Sigma, “Eu acredito em Deus. Todos os outros devem apresentar dados e fatos”.

Ótimo gerenciador de projetos

Um projeto de melhoria antes de tudo obviamente é um projeto. Projetos em geral demandam um tempo razoável do profissional e é preciso muita habilidade para administrá-lo. A metodologia Lean Seis Sigma dos cursos de Green Belt e Black Belt também proporciona ao profissional certificado ferramentas para que ele possa gerenciar projetos juntamente com sua equipe para não perder o foco e manter as metas objetivas, tangíveis e a maneira como atingi-las.

Nada é tão bom que eu não possa melhorá-lo!

Exatamente isso que você leu. Nada é tão bom que um profissional Green Belt e Black Belt não possam melhorar. A imensidão de ferramentas disponíveis é tamanha que podemos dizer que praticamente qualquer processo possa ser melhorado através da metodologia Lean Seis Sigma. Além disso, na Escola EDTI incentivamos o esforço pela melhoria contínua: a constante atualização do processo e a não estagnação. Um projeto de melhoria não termina ao atingir a meta. É um esforço muito além dos limites de especificação, é uma esforço baseado na satisfação da equipe e dos clientes.

Hora de colocar todas essas qualidades em seu currículo

Se você ainda não tem uma certificação em Lean Seis Sigma, confira nossos cursos. A Escola EDTI oferece a formação completa do curso Green Belt através de turmas presenciais e também na plataforma 100% online. Faça sua inscrição e um dos membros de nossa equipe irá entrar em contato para tirar suas dúvidas e formalizar sua matrícula. Se você não é de Campinas, confira nossas turmas nas principais cidades do país na página do curso Green Belt.