Você está aqui: Início / Blog / Saiba o que faz um auxiliar de produção e quais os requisitos para a função

Saiba o que faz um auxiliar de produção e quais os requisitos para a função

Saber o que faz um auxiliar de produção é um conhecimento válido para quem pretende seguir nessa profissão e para todos que pretendem trabalhar no segmento industrial.

Afinal, é uma função vital para as empresas desse segmento, em razão da sua quase onipresença no chão de fábrica.

Tenha certeza de que, onde houver uma linha de montagem ou algum tipo de processo industrial envolvido, lá estará o auxiliar de produção.

Leia este artigo até o final para saber o que este profissional faz, quanto ganha e como se preparar para se destacar nessa área.

O que faz um auxiliar de produção?

No futebol, quase tão importante quanto a figura do treinador é a do auxiliar técnico: ele apoia nas decisões táticas da equipe, municiando o treinador com dados e informações sobre o time e até sobre o adversário.

O auxiliar de produção faz algo parecido, só que na indústria, onde não há treino e todo movimento é para valer.

Ele desempenha uma grande variedade de atividades de apoio tanto para os profissionais de chão de fábrica quanto para os líderes e supervisores.

Trata-se de uma função tão importante que, sem ele, pode-se até dizer que seria impossível dar conta dos processos produtivos em uma linha de montagem.

Veja então algumas de suas tarefas mais frequentes:

• Embalagem e despacho
  • Realização de manutenções preventivas e corretivas
  • Observação das práticas de segurança e higiene
  • Ordenação de materiais, ferramentas e equipamentos
  • Abastecimento da linha de produção
  • Observação nas normas técnicas da empresa
  • Auxílio na entrada e saída de produtos
  • Controle de qualidade dos materiais produzidos
  • Conferência de materiais em estoque
  • Operação de máquinas
  • Organização e limpeza do local de trabalho e maquinário
  • Acompanhamento de todos os processos produtivos.

Quanto ganha um auxiliar de produção?

Cabe ressaltar que a função de auxiliar de produção é de nível técnico.

Assim, a remuneração segue o padrão para os cargos que exigem essa escolaridade no Brasil.

Segundo o site Glassdoor, por exemplo, um profissional dessa área ganha, em média, R$ 2 mil mensais.

Note que esse é um valor médio e os ganhos podem oscilar bastante, com alguns registros bem mais altos.

👉 Uma forma de ganhar salários mais altos é investir em qualificação. Veja neste ebook como se tornar um líder Green Belt e seja o profissional que as empresas querem ter!

Como se tornar um auxiliar de produção

Como se tornar auxiliar de produção?

A exemplo de todas as funções na indústria, para ser um auxiliar de produção é preciso se qualificar em cursos direcionados para esse segmento.

Pela internet, você encontra cursos online, embora somente nos cursos práticos seja possível ter contato com as ferramentas indispensáveis para a função.

Outro caminho para você se qualificar é fazer os cursos EAD da Escola EDTI.

Uma boa porta de entrada para isso é o curso Yellow Belt, com certificação Lean Six Sigma.

Agora que você sabe o que faz um auxiliar de produção, está nas suas mãos a decisão que pode mudar o seu futuro.

Faça os cursos presenciais Green Belt e Black Belt e esteja entre os líderes das grandes empresas brasileiras, formados pela nossa equipe.

Complemente esta leitura baixando também o material gratuito em que mostramos como fazer a Gestão do Tempo.