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Como alcançar e manter um alto padrão de qualidade na empresa

Manter um padrão de qualidade sempre elevado é fundamental para o sucesso e há evidências para comprovar isso.

Segundo uma pesquisa (em inglês) da First Insight, o consumidor valoriza a qualidade ainda mais do que o preço baixo.

Quem está à frente de um negócio, atua na área comercial ou mesmo na indústria, precisa ficar atento a esse fator.

Como veremos neste artigo, motivos não faltam para levar adiante ações e estratégias de melhoria com base na qualidade.

Avance na leitura e descubra o segredo do sucesso das grandes empresas. 

padrao de qualidade

O que é padrão de qualidade?

As marcas de renome no mercado não chegaram ao topo por acaso.

Até entrarem na mente do consumidor e se tornarem referência, elas percorreram um longo caminho, no qual foram consolidando suas reputações.

Essa credibilidade, por sua vez, tem relação direta com o atendimento às expectativas do cliente e com a conformidade dos processos.

Todos nós, ao comprar um produto, esperamos algum resultado, conforme o preço, suas características e materiais usados na fabricação, entre outros elementos.

Com o tempo, as pessoas passam a confiar em uma marca, pois sabem que seus produtos atendem às suas expectativas.

Isso só é possível quando uma empresa observa em seus processos um padrão de qualidade, a fim de assegurar que seus produtos estarão sempre alinhados ao que o público espera.

Padrão de qualidade na ISO

Qualidade pode ser um conceito bastante fluido, dependendo do contexto.

Um produto considerado de qualidade na Índia pode não ser no Brasil, e por aí vai.

Levando em conta a diversidade de opiniões e percepções, tornou-se necessário instituir um padrão que fosse aceito internacionalmente.

Essa é a proposta da International Organization for Standards (ISO), órgão de atuação mundial cuja função é estabelecer normas e padrões gerais de qualidade.

Ela faz isso por meio de uma chancela, o selo ISO 9001, que atesta que uma empresa, entidade ou governo zela pela qualidade total.

Importância do padrão de qualidade nas empresas

Vamos imaginar que você vá hoje ao supermercado e compre a marca de sempre do seu iogurte preferido.

Na hora de consumir o produto, você descobre que o sabor e a consistência não são os mesmos com os quais você se acostumou.

É bastante provável que, na próxima ida ao mercado, você deixe de comprar dessa marca, certo?

É para evitar esse tipo de comportamento de compra que as empresas procuram manter um padrão de qualidade em tudo que fazem.

Isso sem contar que, sem padrões, não há como definir processos produtivos que sejam escaláveis, tampouco eficazes.

Logo, a qualidade é um atributo essencial não apenas pelo ponto de vista do cliente, mas, sobretudo porque garante a sobrevivência de um negócio.

Como definir um padrão de qualidade para um projeto?

Apesar de fluido, o conceito de qualidade obedece a um conjunto de sete princípios, instituídos pela norma ISO 9001:

  • Foco no cliente
  • Liderança
  • Envolvimento
  • Abordagem do processo
  • Melhoria
  • Tomada de decisão baseada em evidências
  • Gestão de relacionamento.

Todo projeto que busca a implementação da qualidade por meio da Gestão da Qualidade Total (GQT) precisa considerar esses pontos.

padrao de qualidade

O que fazer para a garantia de padrão de qualidade

A essa altura, você já percebeu que qualidade não é algo que possa ser simplesmente comprado.

Na verdade, até chegar a um padrão aceitável, é preciso dar tempo ao tempo e trabalhar duro para elevar gradativamente os níveis de qualidade.

É um trabalho de formiguinha mas que, no final, é extremamente compensatório, porque gera resultados no longo prazo.

Ou seja: mais vale o esforço contínuo para ter resultados consistentes do que pular etapas para um resultado rápido, mas insustentável.

Confira nos tópicos a seguir o que fazer para garantir este crescimento.

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Faça auditorias

Ter um padrão de qualidade implica conduzir ações de melhoria em regime permanente.

Para isso, lembre-se que não há empresa que melhore sem a necessária autocrítica sobre suas próprias atividades.

A realização de auditorias de qualidade é a forma mais segura de fazer isso, já que o seu objetivo é justamente “cortar na carne”.

Não por acaso, essa é uma exigência para obtenção da chancela ISO 9001.

Elabore um plano de ação

Outra função das auditorias é detectar pontos de melhoria para determinar as ações necessárias para avançar.

Uma ferramenta útil nesse sentido é a análise 5W2H, que consiste basicamente em sete perguntas:

  • (What) O que será feito?
  • (Why) Por que será feito?
  • (Where) Onde será feito?
  • (Who) Por quem será feito?
  • (When) Quando será feito?
  • (How) Como será feito?
  • (How much) Quanto custará?

Embora simples, a 5W2H também tem os seus “segredos”, dos quais falamos em um artigo completo sobre o assunto.

Defina um fluxo de trabalho

Sabendo quais são as ações de melhoria, é hora de definir o chamado workflow, o fluxo de trabalho.

Para isso, você pode recorrer a ferramentas de gestão de projetos, como os softwares Projectlibre ou metodologias de gestão de equipes, como a Scrum.

O mais importante é que todos os envolvidos saibam o que fazer, o que entregar e os prazos para a realização de suas tarefas.

Determine penalidades

Quando se trata de qualidade, é preciso muita atenção, já que a diferença está no detalhe.

Uma forma de manter as equipes sempre alertas aos processos e protocolos de ação é determinar penalidades para os que forem negligentes.

Na indústria, isso é comumente feito em situações de reincidência, nas quais as penalidades são aplicadas quando um colaborador comete um erro pela segunda vez.

Não soa simpático mas, em certos casos, é a única maneira de garantir que todos os membros de uma equipe estarão trabalhando em sintonia.

Consolide os resultados

Não faria sentido instituir um exaustivo processo de GQT se, ao final, ninguém pudesse saber em que aspectos a empresa melhorou.

Assim, é fundamental que todas as melhorias implementadas sejam documentadas.

Ao final do processo, o gestor terá uma fonte valiosa de informação, que deverá ser consolidada em um relatório.

Esse report poderá conter, entre outros tópicos:

  • Situação antes das ações
  • Descrição da estratégia adotada
  • Materiais e recursos utilizados
  • Custos
  • Tempo
  • Resultados a alcançar
  • O que foi alcançado
  • Possíveis melhorias
  • Limitações.

Melhore continuamente

A economia de mercado se caracteriza pela competição incessante entre as empresas.

Em um cenário sempre hostil, não se pode esperar que apenas uma ação de melhoria garanta resultados pelo resto da vida.

Sabendo disso, as grandes empresas investem pesado na melhoria contínua, cuja base é a filosofia Kaizen.

👉 Conheça em detalhes a Kaizen neste e-book e saiba como conduzir ações de melhoria em todos os níveis!

Onde aprender mais sobre qualidade?

Como destacamos, qualidade não é algo que se possa simplesmente adquirir em uma prateleira de supermercado.

Antes de mais nada, é preciso contar com pessoas qualificadas para reger os árduos processos que levam uma empresa a se destacar pelos seus altos padrões.

Você pode ser um agente de mudança, com o curso Green Belt em Lean Six Sigma da Escola EDTI.

Aprenda a metodologia que levou a Toyota e outras gigantes a alcançarem a liderança, em um curso feito para você, que precisa de uma formação diferenciada.

Conclusão

A verdade é que qualidade se faz com pessoas.

Esse é o motivo pelo qual a EDTI busca em todos os seus cursos formar profissionais capazes de conduzir as empresas aos mais exigentes padrões de excelência.

Seja um desses profissionais, conhecendo mais a fundo a metodologia Six Sigma, que levou a Motorola a decolar e a reduzir custos.

E para avançar ainda mais, expanda seus horizontes com este guia completo (e gratuito) de implementação Lean.

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