Entenda como funciona um projeto Six Sigma

Projeto Six SigmaProjeto Six Sigma – Quatro pontos básicos de melhoria

Projeto Six Sigma – Ouve-se muito falar em melhoria de processos e produtos nas organizações. Com o mercado cada vez mais difícil e concorrido, apenas as empresas que conseguem evoluir se destacam e crescem. O grande problema é que muitas organizações somente falam em melhorar. Porém, poucas empresas sabem como fazê-lo. Pensando nisso, veremos neste artigo os quatro pontos básicos que devem ser seguidos para que consigamos realizar melhorias bem sucedidas.

                O primeiro passo da jornada de melhoria ao que a empresa está querendo mudar. Parece um pouco absurdo, mas ao fazer esta pergunta a maioria das organizações não consegue uma resposta clara e concisa para esta pergunta, que é a primeira questão do Modelo de Melhoria “O QUE QUEREMOS REALIZAR?”.

                Depois, devemos achar uma maneira de monitorar se a melhoria realmente irá ocorrer. Muitas organizações tem iniciativa, mas não sabem se estão atingindo os objetivos. Para isso se faz necessário à criação de um indicador, que irá acompanhar se a mudança é, ou não, uma melhoria.  Com isso podemos responder à segunda questão do Modelo de Melhoria “COMO SABEREMOS QUE UMA MUDANÇA É UMA MELHORIA”.

                Se quisermos melhorar precisamos mudar. Não há melhoria sem que haja mudança. Nada irá acontecer se ficarmos apenas observando. O problema, de muitas organizações é pensar no como mudar. Para isto, devemos responder a terceira questão do Modelo de Melhoria, que é: “QUAIS MUDANÇAS IRÃO RESULTAR EM MELHORIA?”.

                As propostas de boas mudanças surgem com o ganho de conhecimento sobre o processo, portanto a primeira fase de todos os projetos de melhoria é ENTENDER o problema. Com essas informações, a equipe começará a DESENVOLVER mudanças que “ataquem” o problema encontrado. Após elaborar várias propostas de mudanças, é necessário TESTAR quais tem maior potencial, antes de implementá-la, e assim, aumentarmos o grau de convicção de que ela será uma melhoria após implementada. A fase final do projeto será IMPLEMENTAR a mudança. Sabemos o que melhorar como identificar se a melhoria irá ocorreu e quais mudanças são mais promissoras. Agora só falta coloca-las em prática e obter os resultados positivos para a organização.

[retweet]
[facebook]

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *