Saiba como escolher uma pós-graduação na área da saúde

Descobrir se você será um profissional bem-sucedido daqui a cinco ou dez anos é algo impossível de afirmar com precisão. Porém, programar-se e planejar o futuro profissional é algo plausível. E se você deseja ter sucesso, não só pode como precisa fazer isso.

Buscar conhecimento, atualização e entender a fundo sobre a área de saúde é condição primordial para se destacar no mercado de trabalho e se tornar um profissional de sucesso. Realizar uma graduação abre portas, mas dar o próximo passo e iniciar uma especialização pode ser o diferencial que você precisa no momento.

O processo de como escolher uma pós-graduação, no entanto, nem sempre é fácil, especialmente se tratando de uma decisão que definirá o rumo da sua carreira. Surgirão muitas dúvidas e questionamentos nesse caminho, mas isso é normal. Por isso, vamos te ajudar mostrando algumas dicas para facilitar a sua tomada de decisão.

Defina seus objetivos profissionais

Você tem certeza da sua real motivação para fazer uma pós-graduação? É comum encontrarmos no mercado profissionais que, ao final do curso de especialização, ficaram sem entender o porquê de terem cursado. Não seja um deles! Fazer uma pós-graduação é algo necessário e importante para sua carreira, por isso, você precisa definir objetivos reais. Vamos a alguns exemplos:

  • atualização: procurar se atualizar é uma meta importante que uma pós-graduação pode proporcionar. Às vezes a correria entre um plantão e outro não permite a você ler todos os artigos e novidades da área. Então, fazer uma especialização pode ser o impulso que necessita para reciclar seus conhecimentos e valorizar o seu currículo;
  • promoção de cargo: a dedicação ao trabalho, assim como o nível de conhecimento do profissional, são motivos de reconhecimento em muitas empresas. Fazer uma pós-graduação, além de aperfeiçoar suas habilidades de gestão, pode ser um fator determinante para você conseguir uma promoção. Procure se informar na sua empresa sobre o plano de cargos e salários. Na maioria dos casos, um curso de especialização conta como relevante diferencial;
  • vida acadêmica: o dia a dia no hospital não está te satisfazendo profissionalmente? Migrar para a carreira acadêmica pode ser uma opção. Realizar uma pós-graduação stricto sensu, portanto, é um dos pré-requisitos para quem deseja seguir carreira como professor ou pesquisador.

Busque conselhos com colegas de profissão

Muitas vezes, uma breve conversa com um profissional de saúde que já cursou uma especialização possibilita abrir a mente para novas ideias. É normal, com a variedade de cursos existentes no mercado que surjam dúvidas de qual é o aprofundamento ideal para o seu perfil. Por isso, estar ao lado de pessoas que já passaram por essa experiência é importante e determinante para sua escolha.

Identifique na sua equipe de trabalho um profissional que você admire e busque uma aproximação. Questione, debata e procure tirar todas as suas dúvidas com ele. Uma maneira interessante é, antes de pedir aconselhamento, listar as principais perguntas que você precisa de solução. Como, por exemplo:

  • qual especialização vai proporcionar o aprofundamento que você precisa na profissão?
  • Determinado curso é o ideal para seu perfil profissional?
  • Que pós-graduação abrirá mais portas para o futuro?

Analise as disciplinas e professores que constam na ementa do curso

Não se deixe levar pelo nome bonito do curso. Na hora que você estiver pesquisando as especializações, leia atentamente as ementas, verifique as disciplinas que estão aliadas às suas pretensões e faça comparativos entre um curso e outro.

Não se preocupe se você demandar mais tempo nessa fase, afinal, é aqui que você definirá o curso perfeito para você. Se você optou por algo mais específico, verifique se as disciplinas de Anatomia e Bioquímica te satisfazem, por exemplo. Quer aperfeiçoar suas habilidades de coordenação e treinamento de equipe? Atente-se às matérias relacionadas à gestão.

Durante sua pesquisa, outro ponto importante que você não pode esquecer é de analisar os professores. Pois, de nada adianta você optar por um curso com uma ementa incrível se o corpo docente não é qualificado e reconhecido o bastante. Acesse o site da instituição que você está considerando estudar e avalie o currículo de cada professor. Analise o nível de experiência, suas titularidades e o quão relevante ele é em sua área de atuação.

Pense que eles serão seus mentores por, pelo menos, dois anos da sua vida, logo, eles precisam ter uma bagagem de conhecimento relevante para te guiar nessa sua etapa de crescimento profissional.

Pense na troca de experiências entre os colegas de classe

Numa sala de aula, disseminar o conhecimento não é exclusividade do professor. Estar conectado com profissionais de diversos níveis de conhecimento é uma experiência de relevante aprendizado. Cada aluno tem uma contribuição a oferecer e isso é estimulante e engrandecedor.

Então, quando for escolher o curso, considere optar por uma instituição que acolha profissionais capacitados e dispostos a trocar experiências ricas. Imagine o quão enriquecedor serão os debates dentro da sala de aula? Além disso, esses profissionais te ajudarão a ampliar a visão de mercado e a evoluir pessoal e profissionalmente.

Considere suas limitações e o impacto na sua vida pessoal

O processo de como escolher uma pós-graduação é cansativo e exige total dedicação. Mas, além de toda essa pesquisa, você também necessita identificar seu momento atual e quais suas limitações. É possível arcar financeiramente com os custos da pós-graduação? Lembre-se que educação nunca é gasto, é investimento, mas, mesmo assim, seu orçamento precisa estar preparado para essa retirada financeira.

Procure saber se sua empresa oferece ajuda de custo em cursos de especialização; verifique as formas de pagamento que a instituição oferece; opte por poupar mais do seu salário em prol da pós-graduação.

Também é preciso ter em mente que o seu tempo ficará comprometido durante o período do curso. Por isso, procure conversar com seus familiares e amigos e explicar que você ficará menos disponível nas horas de lazer por um tempo. E às vezes será preciso sair mais cedo do trabalho nos dias de aula. Então, converse sempre com o seu gestor e combine horários mais flexíveis.

Coloque todas as opções na mesa e analise qual é a mais oportuna para você. O processo de como escolher uma pós-graduação precisa de todo o seu empenho e por mais exaustivo que seja, não se deixe abater. É uma escolha que pede por total consciência antes de fazer, afinal, sua carreira e seu sucesso profissional dependem disso.

Gostou das dicas e deseja saber mais sobre o assunto? Entre em contato com a nossa equipe!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *