6 dicas para alcançar o sucesso profissional na enfermagem

As constantes descobertas científicas e tecnológicas possibilitam um aumento na expectativa de vida do ser humano. Com isso, ampliam-se também as possibilidades de atuação na área de saúde e bem-estar.

No entanto, mesmo com a alta demanda pelos serviços, para obter sucesso profissional, a enfermeira precisa estar comprometida com o que faz e atualizar-se frente às tendências do mercado. 

Veja, a seguir, 6 dicas que podem ajudá-la a se destacar, ter mais autonomia e conquistar um maior campo de atuação no ramo da enfermagem. Continue a leitura e confira!

1. Defina aonde quer chegar

O primeiro passo para uma carreira bem-sucedida é ter uma noção clara dos seus objetivos. Aqui, é importante ressaltar que a ideia de sucesso é relativa: para alguns, ele vem com o progresso no trabalho, cargos de chefia, bons salários e reconhecimento profissional. Para outros, está atrelado a aspectos pessoais, como mais tempo com a família e amigos, dedicação aos estudos ou até mais horas de lazer.

Não há nada de errado em querer uma ou outra coisa ou, até mesmo, a junção das duas. O importante é ter metas definidas e um direcionamento para segui-las. Afinal, cada pessoa é única e nada mais normal do que fazer escolhas baseadas naquilo que se acredita.

Mas não adianta ficar sonhando com o emprego e a carreira ideal e não fazer nada. Já fez um planejamento estratégico e definiu prazos para suas ações? Aonde quer estar daqui a seis meses ou um ano? Realizando a mesma coisa que já faz ou com novos desafios? Você é o seu próprio guia.

2. Seja dinâmica

Não espere que a oportunidade apareça para que você se movimente. O bom profissional antevê os desafios e capacita-se para estar pronto quando as chances baterem à porta.

Sabe aquela vaga na diretoria do hospital que você tanto almeja? Que tal fazer um aperfeiçoamento em coaching ou em gestão do tempo para estar preparada para quando a oportunidade surgir? Esses cursos podem ajudar você tanto a longo quanto a curto prazo, contribuindo para a melhoria da comunicação e interação com os pacientes e demais membros da equipe.

Além disso, o profissional curioso, interessado no desenvolvimento pessoal e da empresa, que vive em busca de atualização e conhecimento nos mais diversos assuntos, chama a atenção dos superiores e está mais apto a ganhar uma promoção.

3. Aprenda a liderar com empatia

A enfermagem é um trabalho coletivo. O profissional dessa área precisa estar a todo o tempo preparado para orientar, tomar decisões de emergência e passar informações para o restante da equipe. Por isso, é preciso ter em mente a importância da empatia para estimular e desenvolver suas próprias habilidades e também para reconhecer os pontos fortes e fracos daqueles que estão sob sua gestão.

Viver em sociedade demanda relacionamento interpessoal. E, para que se estabeleça a harmonia na convivência, é preciso respeitar as diferenças de pensamento e atitude dos seus amigos, familiares, pacientes e colegas de trabalho. Colocar-se no lugar do outro tanto nos aspectos da vida pessoal quanto nos da vida profissional ajuda a ser mais tolerante, bem quisto e respeitado.

O bom líder é aquele que vira exemplo, motiva e unifica o grupo para alcançar propósitos comuns.

4. Expanda sua rede de contatos

Para se obter êxito no mercado, é importante tecer uma rede de relacionamentos que vai dos profissionais que atuam na mesma área que você a outros departamentos que podem dar aquela forcinha quando aparecer algum imprevisto.

Conhece aquele ditado que diz que “quem não se comunica se trumbica”? Pois saiba que um bom network somado ao marketing pessoal pode ser a chave para o seu sucesso enquanto enfermeira.

5. Elabore estratégias para minimizar a exaustão

O trabalho como enfermeiro é cansativo e, muitas vezes, estressante. É preciso ficar o tempo todo em alerta para garantir o bom atendimento do paciente e tomar as decisões corretas, principalmente em situações de risco.

Nesse sentido, é compreensível que a rotina maçante muitas vezes desanime os profissionais de dedicar um segundo turno para os estudos. Mas em vez de desistir da qualificação, por que não aproveitar a ida para a casa e aquele acesso costumeiro à Internet para fazer um curso? O estudo on-line está crescendo cada dia mais e é possível encontrar capacitações rápidas nas mais diversas áreas.

6. Invista em uma pós-graduação

Se, há alguns anos, bastava uma graduação para conseguir um bom emprego, hoje em dia, com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, investir em uma especialização pode ser a chave para o sucesso profissional. Uma pós-graduação permite que você se aprofunde em determinada área do conhecimento e conheça técnicas mais modernas de diagnóstico, tratamento e atuação no mercado.

Você pode optar pela modalidade presencial ou a distância. E, dentre elas, por um curso lato sensu — que inclui as especializações e MBAs voltadas à capacitação profissional, — ou stricto sensu — que inclui mestrado e doutorado, que são uma boa pedida para quem curte a área acadêmica de pesquisa e quer uma formação mais demorada (2 anos para o mestrado, e 4 para o doutorado).

Além do mais, uma pós pode ajudá-la a abrir as possibilidades de atuação em outros segmentos: uma especialização em administração ou gestão de pessoas, por exemplo, pode ser útil no gerenciamento do dia a dia, na melhoria dos processos, legislação e entendimento das burocracias sobre planos de saúde ou, até mesmo, para respaldar a atuação dos enfermeiros na equipe de gestão do hospital.

Se você tem a pretensão de um dia prestar concurso público, saiba que muitos editais também garantem pontos extras a quem tem algum tipo de especialização.

Já viu que o sucesso profissional na enfermagem ou em qualquer outra área da saúde depende exclusivamente de você, não é? Então não fique aí parada! A melhor hora de investir em si mesma e nos seus estudos é agora! Organize-se e boa sorte!

Esperamos que você tenha gostado dessas dicas! Quer aprender mais? Então continue a visita ao nosso blog e conheça um pouco mais sobre formas de alcançar a eficiência na gestão hospitalar.

Rating: 2.5/5. From 2 votes.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *