O que é o Six Sigma? Parte 3

Six Sigma

O que é o Six Sigma? Parte 3

O termo Six Sigma é uma referência a uma meta particular de se reduzir o número de defeitos para próximo de zero. Sigma é a letra grega que os estatísticos utilizam para representar o desvio padrão de uma população. O sigma, ou o desvio padrão, indica o quanto de variabilidade esta presente nos itens de um grupo (ou população). Quanto mais variabilidade houver na amostra, maior será o desvio padrão.

Por exemplo, você querer comprar três chinelos do “mesmo” número somente para descobrir que nenhum deles tem exatamente o tamanho impresso na etiqueta. Dois podem ser um pouco menor que o valor nominal e o último pode ser até 1 cm maior. Que é um baita de um desvio padrão. Imagine, como cliente, você comprando um chinelo que seja 1 cm maior ou menor do que o número desejado. Não ficaria contente, apesar de talvez usá-los mesmo assim. 

Reduzir a variabilidade do processo

Em termos estatísticos, o propósito do Six Sigma é reduzir a variabilidade do processo. Esta redução tem como objetivo a redução do desvio padrão pequeno para que a quase totalidade dos seus produtos ou serviços excedam as expectativas dos clientes.

O sigma é um jeito novo de entender a especificação de um produto. Tradicionalmente, a maioria dos negócios descreve o desempenho dos seus produtos e serviços por meio das médias. Tem média para tudo: custo médio, tempo médio de entrega, ticket médio e por aí vai. Até mesmo os hospitais monitoram seu nível de segurança por meio da média de pacientes que contraíram infecção hospitalar durante sua estada.

Médias escodem uma grande quantidade de problemas

O problema das médias é que eles escodem um grande quantidade de problemas. Pelo modo como a maioria dos processos opera atualmente, se você promete entregar algo em dois dias e a sua média de entrega são dois dias, provavelmente você deve ter entregado produtos com menos de dois dias e outros produtos com mais de dois dias. Se você deseja que todos os seus produtos sejam entregue dentro do prazo, você terá que eliminar os problemas e reduzir a variabilidade em seu processo de entregas.

Neste caso, para que seu processo atinja o tão famoso Six Sigma é necessário que a cada 1 milhão de entregas, somente 3,4 delas ocorram fora do prazo. Difícil? Não é, mas é complexo e trabalhoso. Exigirá que a organização readéque toda a sua estrutura, da direção até a operação. A EDTI tem treinamentos para todos os níveis, desde o Yellow Belt até o Master Black Belt e o Workshop: Six Sigma para as lideranças, passando pelos famosos Green Belt e Black Belts.

Capacitação

Além da capacitação, é fortemente recomendável que a organização contrate uma consultoria para apoiá-la neste processo. Estabelecer uma nova cultura na qual, todos façam parte das atividades de melhoria leva tempo e requer esforços. Nada melhor do que alguém experiente para estar junto neste processo. Nós, da EDTI já participamos de diversas ondas de melhoria nos mais diversos tipos de organização. O sucesso alcançado ao final sempre vale a pena. 

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