Treinamento e Capacitação de Funcionários: Entenda a importância!

Treinamento e capacitação de funcionários: um novo rumo para empresas que buscam crescimento!

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Quem trabalha com gestão em qualquer nível sabe bem da importância do treinamento e capacitação de funcionários para o sucesso dos negócios.

Ao investir nesse caminho, a empresa ganha em qualidade dos processos, o que certamente se traduz em entregas cada vez melhores.

Isso sem falar na valorização dos recursos humanos que temos ao garantir um time cada vez mais preparado e satisfeito.

Continue lendo para entender como os treinamentos e capacitações podem oferecer um novo rumo para empresas em busca de crescimento.

O significa investir em treinamento e capacitação?

Quando contratamos novos profissionais, eles não chegam prontos à empresa e isso é um fato que devemos compreender.

Por mais que aquele indivíduo tenha experiência e formação adequada em seu currículo, sempre existirão peculiaridades e pormenores do seu modo de trabalho que ele ainda não conhece.

É aqui que entra a importância do treinamento e capacitação de funcionários para garantir bons resultados.

O modelo de gestão que prioriza a educação tem ganhado cada vez mais espaço por dar oportunidade para momentos de estudo antes de colocar a mão na massa.

Os treinamentos devem ser preferencialmente feitos assim que o novo funcionário é contratado pelo RH, garantindo maior preparo do profissional para assumir seu cargo.

Eles podem ser realizados internamente ou em instituição de ensino especializada, de maneira presencial ou por EAD.

O importante aqui é escolher bem os cursos que são compatíveis com a função e oferecer tempo e espaço para que o colaborador possa se dedicar aos estudos antes de iniciar o trabalho.

Importância do treinamento e capacitação de funcionários

Hoje em dia, é comum que muitas empresas sofram para manter todas as suas entregas dentro do mesmo padrão de qualidade.

Paralelo a isso, temos um mercado cada vez mais competitivo cujo número de marcas disputando atenção da clientela só cresce com o passar dos anos.

A falta de padronização dos processos é muito prejudicial para qualquer modelo de negócios, de fato uma indisciplina de gestão que precisa ser evitada a todo custo.

Esse problema dificulta muito qualquer tentativa assegurar a qualidade e acaba criando uma cultura onde a norma é trabalhar para “apagar incêndios”.

Mas não precisa ser assim.

É trabalho da gestão criar um ambiente produtivo e os treinamentos tem um papel fundamental nesse sentido.

Com eles, fica mais fácil deixar todos os colaboradores na mesma página sobre o que é o padrão para as entregas.

Eles podem ser específicos sobre os processos da empresa ou mais amplos, com o objetivo de capacitar o funcionário a lidar com os problemas da melhor forma possível.

Tipos de treinamento e capacitação de funcionários

Hoje em dia, existem diversos modelos de treinamento com foco em diferentes aspectos da gestão.

Assim, fica mais fácil escolher de acordo com aquilo que você realmente busca para suas equipes.

Confira abaixo alguns dos principais tipos de treinamento.

Soft Skills

Dentro da gestão de pessoas, as soft skills representam aquelas habilidades comportamentais e nos indicam a forma como o profissional reage em situações determinadas.

Estamos falando aqui de capacidades como inteligência emocional, assertividade e boa comunicação.

São características que dizem respeito ao indivíduo, mas, impactam diretamente sobre seus resultados no trabalho.

Todas essas habilidades podem e devem ser desenvolvidas em treinamento para garantir um maior alinhamento entre os profissionais do time.

Hard skills

Do outro lado, as hard skills são as competências técnicas que dizem respeito especificamente às formas de trabalho adotadas pela organização.

Aqui podemos incluir treinamentos específicos para softwares e ferramentas que fazem parte do cotidiano, além de capacitações sobre métodos adotados nos processos da empresa.

Junto com as soft skills, as hard skills formam o que chamamos de perfil comportamental do profissional.

Lean

O Lean é uma filosofia de produção que nasceu no Japão do pós-guerra na década de 1940.

Em seu cerne, a abordagem carrega cinco princípios: a estruturação do valor, o fluxo de valor, o fluxo contínuo, a produção puxada e a perfeição dos resultados.

Assim, encaminha a organização para um estado de melhoria contínua com a otimização das tarefas, garantindo processos cada vez mais enxutos e com menos desperdício.

Portanto, se você busca mais qualidade em seus fluxos de trabalho, vale a pena investir em um treinamento Lean.

Seis Sigma

Assim com o Lean, o Six Sigma tem o objetivo final de eliminar desperdícios e criar processos cada vez mais eficientes – o que muda entre os dois é a abordagem.

Para o Six Sigma, o foco não é a otimização dos processos, mas a busca por resultados cada vez mais próximos da perfeição.

A redução dos custos aqui acaba sendo, então, uma consequência inevitável da busca por mais qualidade nas entregas que passa também pela otimização dos processos.

Scrum

O Scrum é uma metodologia ágil que preza pela rapidez e eficiência na hora de executar as atividades do fluxo.

O método divide os projetos em ciclos de trabalho, chamados de Sprint, utilizados para otimizar um produto ou processo, garantindo mais valor agregado ao resultado final.

O Scrum pode ser muito útil para empresas que desejam melhorar seu uso do tempo e garantir momentos de atenção plena para resolver um problema.

Por isso, esse é mais um tipo de treinamento que vale a pena oferecer para seus colaboradores.

Vantagens de uma equipe capacitada

Organizações que entendem a importância do treinamento e capacitação de funcionários disfrutam de diversas vantagens no mercado.

Confira a seguir tudo o que sua empresa pode ter se investir nesse caminho.

Otimização dos processos

Uma das primeiras vantagens que você poderá observar após capacitar sua equipe certamente é a otimização dos processos.

Mais preparados e familiarizados com as principais ferramentas do mercado, os colaboradores estarão prontos para contribuir com melhorias na forma como o trabalho é feito.

Isso é verdade sobretudo se a empresa opta por treinamentos Lean e Six Sigma, com foco na melhoria contínua.

Mais eficiência

A eficiência certamente também será afetada pelo trabalho de uma equipe capacitada.

Via de regra, os treinamentos exploram as melhores maneiras de trabalhar menos e ainda assim ter resultados mais expressivos.

A eficiência, então, ganha por meio da exploração de métodos capazes de aumentar o impacto de suas ações para ter uma produtividade maior sem sobrecarregar ninguém. 

Menos desperdício

A redução dos desperdícios é outro ponto que anda de mãos dadas com a otimização dos processos e ganhos de eficiência.

Muitos dos treinamentos ajudam a identificar processos redundantes ou supérfluos e excluí-los, poupando os recursos para o que realmente importa.

Conforme as melhorias forem tomando forma, a redução dos desperdícios se torna cada vez mais perceptível na análise dos resultados.

Mais autonomia e autogestão

Com os treinamentos, buscamos empoderar os trabalhadores com os conhecimentos e ferramentas necessários para tornar seu trabalho mais produtivo e agradável.

Dentro disso está o incentivo para uma postura mais autônoma, capaz de lidar com as crises e resolver problemas mais simples sem precisar da ajuda de seus superiores.

Esse movimento é parte intrínseca dos princípios da autogestão para um trabalho mais participativo e com mais confiança no potencial de cada colaborador.

Satisfação dos colaboradores

Quando falamos em autogestão, um dos pré-requisitos é a confiança da organização no trabalho de seus funcionários.

Esse é o único caminho se quisermos conferir autoridade aos colaboradores para que eles possam ser mais autônomos no seu trabalho cotidiano.

Essa confiança será certamente percebida e fará com que os trabalhadores se sintam valorizados pela organização.

As equipes capacitadas trabalham mais satisfeitas, gerando assim resultados ainda melhores.

Atração e retenção de talentos

Por fim, chegamos a um cenário onde a equipe foi capacitada, otimizou os processos e se sente valorizada pela gestão.

O investimento em cursos e treinamentos demonstra aos funcionários que a empresa se preocupa com o seu crescimento.

Assim, fica mais fácil atrair e reter profissionais talentosos que veem em sua organização uma boa oportunidade de trabalho.

Treinamento e capacitação de funcionários e Benefícios Corporativos

Quando falamos sobre a importância de treinamentos e capacitação de funcionários, é preciso ter claro que esse não deve ser um privilégio ou prêmio para o funcionário dedicado.

Muito pelo contrário, treinar seus colaboradores é um determinante para quem deseja bons resultados em sua produção.

Sem treinamento apropriado, nenhuma organização consegue alinhar todos os funcionários sobre os métodos e as ferramentas que devem ser aplicadas em seu trabalho.

Por isso, é importante construir um programa de capacitação para os seus funcionários e considerar os cursos como parte dos benefícios corporativos da vaga.

Muitos gestores têm certa resistência em apostar nos treinamentos, pois acreditam que eles são muito caros ou dispendiosos.

Com o EDTI Pass, seus funcionários podem assistir aulas com os melhores professores do mercado por um valor fixo por colaborador.

São mais de 20 treinamentos voltados à melhoria de processos e geração de resultados.

Ao assinar um de nossos planos, seus colaboradores têm acesso às certificações em Lean Six Sigma, Green Belt, Black Belt e muito mais.

Conclusão

Não é à toa que os treinamentos corporativos são parte essencial da rotina de qualquer departamento de RH.

Para manter o alto padrão de qualidade em suas entregas, é importante contar com uma equipe capacitada com as melhores ferramentas e metodologias do mercado.

Os resultados são certos e nos mostram a importância do treinamento e capacitação dos funcionários para o sucesso dos negócios.

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