visão sistêmica

Visão Sistêmica em cinco passos!

O universo empresarial está em evolução constante. Estar atualizado nas tendências de mercado e melhores metodologias para gerir seus negócios é o único modo de se manter competitivo.

Um bom administrador leva em consideração os mais variados métodos para tornar sua gestão mais dinâmica e eficaz. Para quem quer melhorar seus resultados, a Visão Sistêmica pode ser uma solução altamente eficiente.

O que é visão sistêmica?

O que é visão sistêmica?

A definição de sistema pode ser considerada como uma entidade a qual a existência depende de mútuas interações entre seus componentes. Esse é um forte indicativo do que se trata esse tipo de comportamento, que tem sido muito valorizado no mercado de trabalho.

A visão sistêmica consiste em ser capaz de observar e entender o cenário como um todo, analisando todos os agentes e situações. Parece ser uma coisa simples, mas poucos gestores e empresas conseguem colocar em prática esse conceito de maneira eficiente.

Cinco passos simples para desenvolver uma visão sistêmica

Cinco passos simples para desenvolver uma visão sistêmica

Para implementar uma visão sistêmica na sua empresa, é necessário analisar todos os processos que fazem parte da sua cadeia produtiva. Isso implica na desconstrução do conceito de setores, que reforça a percepção de divisões estratificadas dentro da empresa.

Um processo é fluido e integra diversos setores dentro do seu negócio. É bem mais eficaz entender assim a dinâmica da produção. Por exemplo, se o objetivo principal da empresa é vender, existem de três a quatro setores envolvidos: produção, comercial, financeiro e logística.

Conheça sua empresa a fundo

É muito importante conhecer profundamente todo o fluxo de produção da sua organização. Entender quais são os pontos de entrada e saída de produtos, estreitar relação com fornecedores e estudar a fundo a necessidade do cliente para elaborar seus itens.

Assim, você pode ter uma visão mais ampla dos seus processos e identificar os pontos de maior dificuldade.

Entenda a estrutura de cada setor

Cada setor da sua empresa tem suas próprias características, e elas precisam ser respeitadas.

A visão sistêmica demanda um conhecimento amplo da realidade empresarial. Isso implica tarefas como

  • entender quais as principais funções desenvolvidas nos setores;
  • qual a metodologia de trabalho aplicada;
  • quantos funcionários são necessários para o funcionamento pleno;
  • otimizar a relação entre gestor e sua equipe.

Missão, visão e valores, você conhece?

Estudar o tripé “missão, visão e valores” pode ser um bom início para a implementação da visão sistêmica. Eles são fundamentais para a organização e desenvolvimento da sua empresa.

Quando esses pilares são bem estabelecidos, é possível fazer o planejamento estratégico. Com o planejamento, chegam as mudanças, tais como direcionar funcionários entre setores para torná-los mais eficazes e otimizar o atendimento para criar vínculos com seus clientes para captar, reter e fidelizar.

Mas é importante ressaltar, assim que for definido o tripé, é de suma importância que ele seja respeitado por todos os colaboradores, gestores e diretores da empresa e difundido em dinâmicas empresariais e nos processos seletivos.

Organize-se estruturalmente

Criar estruturas dentro da empresa também é uma forma de visualizar mais facilmente quais processos são deficitários ou eficientes.

O papel de um bom gestor nesse caso é treinar os funcionários, dar ferramentas para que eles aperfeiçoem seus conhecimentos. Tudo isso faz com que eles entendam a empresa como uma máquina que depende das engrenagens trabalhando em conjunto.

Isso é muito importante para que as estruturas da empresa sejam otimizadas, gerando menos desperdícios humanos e materiais, melhorando os resultados.

Promova a Melhoria Contínua

Antes de iniciar as mudanças necessárias para tornar sua empresa um sistema de alta eficiência, é importante conhecer alguns conceitos como a melhoria contínua .

É necessário ficar sempre atento aos números e analisar com cuidado todas as variáveis para tornar seus processos cada vez mais eficazes e com menos desperdício.

Existem cursos como o Lean Seis Sigma que podem ajudar a conhecer melhor conceitos fundamentais para quem quer se manter atualizado e fazer a diferença dentro da organização onde atua.

Qual a importância da Visão Sistêmica?

O primeiro ponto de importância está no mercado de trabalho. Para as empresas, é fundamental contar com a entrada de profissionais qualificados, e que seguem os conceitos de visão sistêmica.

O profissional pensa a empresa como um sistema, um organismo que que deve ter sincronia para se manter saudável e operacional.

Para líderes

Para gestores é fundamental ter essa capacidade. Pela natureza de tomada de decisões quando se está em cargos de liderança, além de comandar relações internas e externas, ter uma visão ampla do funcionamento da empresa é muito importante.

Para tomar as melhores decisões, apostar em inovações e definir planos de ação para que seus objetivos sejam alcançados de maneira eficiente é essencial se manter por dentro dos conceitos mais modernos de administração e estudar casos sucesso.

Um bom líder também treina seus colaboradores para que eles também desenvolvam uma visão mais ampla sobre os processos da organização.

Para colaboradores

O ganho para os colaboradores está no seu posicionamento dentro da empresa. Quando o funcionário se enxerga como um protagonista e sabe reconhecer seu valor para a cadeia produtiva, o rendimento se torna superior e a coordenação de trabalho se amplia.

O colaborador que se mantém por dentro dos assuntos relevantes à sua organização é proativo e pensa soluções para os problemas práticos do dia-a-dia. E ele tende a ascender no quadro funcional da empresa, muitas vezes chegando aos cargos mais altos.

Conclusão

Podemos perceber que a visão sistêmica não é necessariamente uma metodologia de trabalho, mas sim uma capacidade que pode e deve ser treinada e estimulada dentro do mercado.

Quando você começa a enxergar seus processos de forma sistêmica, a chance de você conseguir prever problemas e antecipar as soluções aumenta muito.

Além disso, fica mais fácil traçar objetivos e analisar os resultados com um olhar mais atento de acordo com os processos otimizados.

Por último, é necessário dizer que conhecimento nunca é perdido, então, se manter atualizado nas principais correntes do mercado não vai te auxiliar somente como um bom gestor ou colaborador.

Estudar sobre essas tendências é necessário para seu crescimento pessoal e pode te ajudar a chegar mais longe e alcançar os objetivos que você tanto almeja.

Curtiu este conteúdo? Aproveite e o compartilhe em suas redes sociais!

Temos certeza que ele ajudará mais pessoas a terem uma visão sistêmica de todos os processos.