Como crescer profissionalmente na área da saúde com uma especialização

O sucesso profissional é um sonho muito comum entre todos aqueles presentes no mercado de trabalho. Afinal, quem não deseja receber reconhecimento, ser promovido e ter um bom salário?

Independentemente do seu segmento de atuação e do seu objetivo na carreira, se você almeja se destacar na vida profissional, deve se manter atualizado sempre. E, como você já deve saber, o caminho que oferece maior garantia de sucesso sempre foi e ainda é a qualificação, pois é ela que habilita o profissional a concorrer a uma vaga e torna seu currículo mais atraente.

Se tratando da área da saúde, cursos de especialização e aperfeiçoamento são ainda mais importantes, uma vez que a medicina avança constantemente e se manter atualizado significa estar ciente do que o profissional da área pode fazer para alcançar o sucesso no tratamento de seus pacientes.

Tem dúvida de como uma especialização pode ajudar você a crescer profissionalmente na área da saúde? Então continue a sua leitura que lhe explicaremos as vantagens de se especializar e como isso ajuda o profissional a crescer na área. Confira!

Segmentação favorável

Analise a situação: semestre após semestre saem turmas inteiras com diploma de graduação rumo ao mercado de trabalho. A concorrência, obviamente, é enorme, uma vez que há um grande volume de pessoas procurando por colocação na mesma área.

Agora, supondo que estamos falando de uma graduação em nutrição, se dentro todos aqueles que se formam ano após ano, uma pequena parte deles se dedica à nutrição esportiva, essas pessoas encontrarão uma concorrência bem menor.

Isso acontece devido a segmentação, algo que só tem benefícios a oferecer tanto para o público que passa a encontrar profissionais mais qualificados em suas necessidades, quanto para o profissional, que encontra novas frentes de trabalho e uma forma de fazer seu nome.

O caminho para essa segmentação de mercado passa pelas salas de aula, quando o profissional decide investir em uma pós-graduação ou outro curso de especialização.

Salários melhores

Um curso de especialização leva em torno de dois anos para ser concluído. Talvez depois de passar alguns anos fazendo a graduação, voltar para a sala de aula não soe como algo muito animador, mas a verdade é que esse esforço realmente vale a pena.

Isso porque com a especialização o profissional tem a oportunidade de se tornar mais competitivo, além de que cargos mais elevados e de maior destaque normalmente vêm acompanhados de um requisito: formação avançada.

Conquistando um desses cargos você será um profissional importante e, dessa forma, conseguirá bons salários. De acordo com um estudo realizado pela Catho em 2013, profissionais pós-graduados ganham até 70% a mais do que aqueles que não são especializados.

Recebimento do título

O título recebido ao concluir um curso de especialização é essencial, principalmente na área da saúde, que é muito ampla. São uma ótima opção para aqueles que desejam de destacar e se aprimorar em determinadas especialidades, mas é preciso tomar conhecimento a respeito do conteúdo de cada curso e os quais resultados ele irá agregar à sua carreira antes de tomar uma decisão sobre seu futuro profissional.

O recebimento de um título de doutor, por exemplo, é extremamente valioso. Nesse caso, entende-se que aquele profissional realmente se aprofundou num determinado assunto, que ele saberá qual medida tomar em cada caso, o que permite conquistar a confiança do paciente.

Novas oportunidades

Um profissional de saúde assim como o profissional de qualquer outra área pode sentir-se desmotivado em algum momento da sua carreira, seja pela estagnação de ter a mesma rotina todos os dias, não encontrar novos desafios ou simplesmente estar cansado de trabalhar no mesmo centro de saúde.

Porém, todos sabem que mudar de local de trabalho e até mesmo de função não é assim tão fácil. Entretanto, um curso de especialização é capaz de trazer aquilo que falta no seu currículo e que vá te fazer ser chamado para uma entrevista em um local ou cargo melhor.

Aumento da rede de contatos

Ao fazer um curso de especialização o profissional entra em contato com muitas outras pessoas da sua área e que contam com objetivos semelhantes, fazendo com que aquele período seja extremamente fértil para a criação de novas conexões, o famoso networking.

Afinal, ter uma boa rede de contatos e a possibilidade de ajuda mútua são coisas muito importantes no meio profissional e na área da saúde não é diferente. Durante o seu curso de pós-graduação, por exemplo, você pode conhecer alguém que futuramente lhe indique para uma ótima vaga num hospital ou lhe ajude com uma questão que pareça indecifrável.

Atitude e desejo de crescer

Muita gente deseja crescer profissionalmente, mas não são todos que tomam atitude para realmente obter esse crescimento. Ao investir em uma especialização, você dará o primeiro passo rumo ao tão desejado crescimento profissional.

Além disso, quem estiver por perto também perceberá essa sua vontade de crescer e que você está tomando medidas para que isso aconteça. É uma excelente forma de elevar a moral no ambiente de trabalho e conseguir com que a gerência, por exemplo, lhe enxergue com outros olhos.

Evolução profissional

Invista seu tempo em mais algumas horas dentro de sala de aula para aprender mais, se aprofundar e se tornar um verdadeiro especialista em um determinado assunto. Sempre existe algo novo para aprender e, reconhecendo isso, você evoluirá não apenas profissionalmente, mas também pessoalmente.

Ao buscar novos conhecimentos, novas maneiras de fazer o seu trabalho, você estará evoluindo em sua carreira, podendo se tornar referência no mercado. E esse é, sem dúvidas, um dos maiores e mais recompensadores passos rumo ao crescimento profissional.

A chave para crescer profissionalmente na área da saúde é se especializar, se dedicar e procurar ir além do que todo o mundo faz. Acredite: quanto maior for o seu esforço, maior será o resultado depois. Por isso, não perca mais tempo nem oportunidades, existe uma variedade imensa de especializações em Medicina, em Enfermagem e em outras áreas da saúde. Com certeza, haverá uma opção certa para você!

Quer saber mais sobre como obter crescimento na carreira? Então, entre em contato com a Escola EDTI e veja como enriquecer seu currículo e obter destaque no mercado!

No votes yet.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta