A relevância de se ter um certificado em sua formação profissional

Certificados consistem na garantia legalmente válida de que a pessoa é dotada de conhecimentos, em geral, de natureza teórica e prática, sobre um assunto ou atividade de trabalho.

Portanto, é um instrumento que confere veracidade e tornam legítimas as capacidades de um profissional para executar funções específicas.

Ou seja, ter certificados direcionados a sua área de atuação podem fazer grande diferença na trajetória da sua vida profissional.

Vamos falar mais sobre isso em nosso post de hoje. Continue nos acompanhando para saber mais!

eBook: Conheça o Seis Sigma e o que ele pode fazer!

O grande resultado do Seis Sigma é redução de custos. Sem comprovação dos resultados financeiros, um projeto Seis Sigma não é aprovado, o que gera um compromisso por parte dos participantes do projeto em entregar resultados e não somente ideias e diagnósticos. A maneira mais rápida é dar o primeiro passo e adquirir o conhecimento necessário para a implementação de melhorias. Participar de um curso para ganhar habilidade necessária na aplicação das ferramentas é essencial!





Capa eBook: Conheça o Seis Sigma e o que ele pode fazer!

Como sinônimo de documento de comprovação do desempenho de atividades, existem duas grandes finalidades de um certificado de formação profissional.

Estas finalidades são, indicar o desenvolvimento de determinadas habilidades relacionadas a uma área do conhecimento, e atestar formalmente a aquisição de certas competências no interior de um segmento profissional.

Assim, esse documento comprova que o seu titular passou por um processo formativo e, por isso, está apto a executar atividades relativas a ele.

Além de assegurar essa obtenção formal de conhecimentos, é comum que o certificado seja o resultado da realização de uma qualificação mais teórica para fundamentar conhecimentos que foram intuitivamente obtidos na prática cotidiana.

O certificado de formação profissional é importante porque assegura que o seu detentor tem as habilidades e as competências necessárias para desempenhar determinadas funções de trabalho.

É esse documento que torna o trabalhador tecnicamente apto a atuar profissionalmente. Logo, é indispensável para comprovar as qualificações que são inseridas no seu currículo, por exemplo.

Vale ressaltar que a certificação é importante não apenas para o ingresso ou o reposicionamento do profissional no mercado de trabalho, de acordo com as exigências das vagas disponíveis nas empresas.

Também é um meio eficiente de o profissional conseguir crescer na carreira tanto em empregos privados quanto em cargos públicos.

É cada vez mais comum que as empresas, assim como os órgãos municipais, estaduais e federais, estabeleçam planos de carreira que preveem a ascensão do profissional conforme o seu tempo de serviço, desempenho e qualificação.

Nesses sistemas de valorização da dedicação do trabalhador, a obtenção de certificados na área de atuação é uma exigência para a mudança de cargo e para o aumento salarial.

O certificado é, ainda, crucial para o estabelecimento de uma imagem positiva do profissional diante dos setores de recursos humanos das corporações.

Os recrutadores veem com bons olhos os profissionais com diversas certificações, uma vez que, além de indicar alto nível de qualificação, isso demonstra a preocupação com a atualização e o aprimoramento constantes.

Porque um certificado aumenta as chances de contratação

Como vimos no tópico anterior, os certificados abrem as portas para o início da trajetória profissional.

Além disso, são os principais responsáveis por alavancar a carreira, uma vez que atestam qualificação especializada ao mesmo tempo em que funcionam como um sinal de que a pessoa tem interesse, é dedicada e esforçada.

E saiba que esses certificados ainda podem ser grandes aliados do profissional na busca pelo sucesso e, consequentemente, na conquista de salários mais atrativos e melhores condições de trabalho. A seguir, vamos mostrar de que formas e por quais motivos isso pode acontecer.

Muitas vezes, é o próprio pré-requisito para a elevação dos ganhos salariais. Existem diversas situações em que ter a certificação é responsável pelo aumento do salário de um profissional.

A primeira delas é o ingresso do trabalhador no mercado. Quem conta com certificado de formação em determinada área, passa a ser visto como qualificado para o exercício da função.

Quando esse funcionário quer ser promovido na empresa onde trabalha é fundamental que tenha dado uma guinada na sua formação.

A maior parte das promoções vem acompanhada da melhoria do salário e requer que o profissional esteja em constante qualificação, exigindo comprovação.

No serviço público, há um tipo de elevação do salário, por capacitação, que só ocorre com a apresentação de certificado de formação.

A certificação também é importante para o aumento salarial nos casos em que o profissional resolve mudar de emprego.

Quando busca uma colocação mais atrativa, com um salário mais alto e outras bonificações mensais, como vale alimentação, auxílio transporte e convênio médico, o profissional precisa estar qualificado e ter os seus respectivos certificados para que seja selecionado entre os concorrentes à vaga.

Cursos Seis Sigma

A metodologia Seis Sigma contribui para que os profissionais e as empresas utilizem a análise de dados para tomar decisões.

Sendo assim, ao adquirir esse tipo de conhecimento, você se torna um profissional extremamente valioso, já que torna-se capaz de tomar decisões estratégicas que geram economia para a organização, além de maior eficiência e qualidade nos processos.

A metodologia utiliza um roteiro e se baseia em dados para garantir que a aplicação será padronizada, funcionando em qualquer área, para qualquer tipo de empresa.

Como isso acontece?

São identificados os problemas que a empresa deseja solucionar e os processos que precisam de melhorias. A partir daí, faz-se um filtro para selecionar um único projeto específico que será desenvolvido.

Em um segundo momento, é feito o mapeamento do processo. Nessa etapa, é preciso medir, investigar e avaliar o desempenho das diferentes etapas e variáveis envolvidas no processo em questão.

A partir da medição, torna-se possível apontar o que está causando defeitos ou problemas ou, até mesmo, pontos que já estão funcionando, mas que podem ser melhorados.

É então feita uma análise descritiva com gráficos de barras, Pareto, histogramas ou outra ferramenta que seja adequada no contexto que está sendo trabalhado.

É importante avaliar o tamanho do problema existente, utilizando, para isso, os dados e os gráficos de controle. Para isso, também é fundamental validar o sistema de medição em si.

Após colher informações na etapa anterior, a terceira etapa consiste em avaliar os dados obtidos e buscar estratégias para reduzir os defeitos e desperdícios encontrados.

Essa etapa determinará, por meio da estatística, as principais fontes de variação do processo. Em outras palavras, essa é uma fase de diagnóstico. É preciso encontrar as raízes do que está causando o problema para que um tratamento possa ser encontrado e iniciado.

A etapa de melhoria consiste em otimizar os processos a partir das soluções encontradas, seja com objetivos de correção de problemas, seja com a prevenção de novos erros.

Partindo da melhoria, a empresa reduz as principais fontes de inconsistência, fazendo com que o processo sofra variações menores, aumentando a capacidade e a produtividade para gerar resultados melhores.

O foco é validar as hipóteses de melhorias levantadas na fase anterior. Isso pode ser feito com o uso de testes em pequena escala.

E por ultimo acontece a etapa de controle. Aqui, a equipe do projeto verifica como as soluções implementadas estão se comportando na prática, usando medições para descobrir se os resultados esperados realmente estão sendo obtidos.

Essa é uma etapa fundamental, afinal, pode-se descobrir se novas melhorias são necessárias. O objetivo é fazer com que os ganhos de produtividade e qualidade sejam permanentes. Por isso, é fundamental documentar tudo que está sendo implementado.

Claro que isso é apenas uma explicação muito resumida de todo esse processo. Quer saber mais? Faça nosso curso de White Belt e aprenda mais sobre a metodologia Seis Sigma, o curso é gratuito e você irá obter um certificado logo após a finalização do curso.

Para informações sobre outros cursos, acesse o site da Escola EDTI.



0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *