Você está aqui: Início / Blog / Certificação para gerente de projetos: metodologia Six Sigma

Certificação para gerente de projetos: metodologia Six Sigma

Uma certificação para gerente de projetos, muito mais do que o resultado de um curso ou um mero modismo, tem se mostrado cada vez mais como um importante diferencial no mercado de trabalho. Nos processos de recrutamento e seleção, diante de tantos profissionais com formações semelhantes, os setores de recursos humanos das empresas muitas vezes utilizam os conhecimentos específicos do candidato como critério de escolha. Nas contratações de gerente de projetos, então, por ser uma profissão relativamente nova, quem apresenta uma certificação atesta que domina um conjunto de competências esperadas pelo mercado, como a capacidade de análise e interpretação de dados.

Por mais que existam hoje em dia cursos na área de gestão de projetos, não são todos que abordam de maneira específica determinadas metodologias. Em muitos casos os estudantes têm contato com um apanhado geral de técnicas, mas não conseguem dominá-las, logo, não as aplicam no dia a dia das empresas com alto grau de excelência. Para suprir essa lacuna, a busca por uma certificação para gerente de projetos pode ser uma oportunidade de o profissional se especializar em uma metodologia específica e, assim, ter condições de utilizar um conjunto de competências na prática.

Do ponto de vista das empresas, dispor de um profissional certificado significa ter um colaborador preparado para atuar, ou seja, que não necessita de um treinamento aprofundado antes de “por a mão na massa”. Logo, ao requisitar uma certificação para gerente de projetos, uma companhia pode querer reduzir o risco de erro na contratação. Afinal, não acertar na escolha de um colaborador, ainda mais em áreas de gerência, gera custos para a empresa.

Six Sigma e certificação para gerente de projetos

Mesmo que não seja uma obrigatoriedade, cada vez mais as organizações requisitam gestores de projetos certificados. Entre as opções de qualificação para os profissionais que querem apresentar um diferencial além da graduação, estão as certificações da metodologia Six Sigma, como Yellow Belt, Green Belt e Black Belt. Embora essa metodologia desenvolvida pela Motorola, na década de 1980, seja muitas vezes associada a apenas projetos de melhoria, na verdade, as competências que ela abrange proporcionam ganhos de qualidade e de produtividade em diferentes tipos de projetos. Dessa forma, gerentes de projetos que possuam uma ou mais dessas certificações podem contribuir de forma significativa para o desempenho da empresa onde atua.

Talvez você já saiba que a metodologia Six Sigma tem como um dos principais objetivos reduzir a variabilidade nos projetos. Para tanto, utiliza por exemplo o método DMAIC, com o qual é possível definir, medir, analisar, melhorar e controlar processos, tanto na indústria quanto no setor de serviços. Nesse trajeto, um dos diferenciais do Six Sigma é contar com o auxílio da Estatística na busca de soluções para os problemas das empresas. Com a conquista de uma melhoria, a organização eleva a qualidade e a produtividade, além de gerar economia de custos e aumento da lucratividade.

Num contexto de mercados com alta concorrência, o gerente de projetos que domina as competências da metodologia Six Sigma e que as utiliza para solucionar problemas e melhorar a qualidade das atividades aumenta as chances de ascender profissionalmente dentro da organização. Como as empresas utilizam a gestão de projetos para tornar a própria atuação mais flexível e adaptável para as diferentes demandas dos clientes, o gerente que consegue tornar processos mais eficientes e oferecer resultados de qualidade conquista um grande diferencial para a própria carreira.

Vale lembrar ainda que dispor de uma certificação para gerente de projetos demonstra que o profissional tem proatividade e que se preocupa com a própria qualificação. Além disso, com o domínio de uma metodologia, o gerente de projetos consegue apresentar respostas mais rápidas e assertivas para problemas práticos que ocorrem no cotidiano das organizações. Mesmo que a gestão de projetos, enquanto disciplina organizada, seja uma área relativamente recente, o mercado de trabalho demanda profissionais altamente capacitados para conduzir as empresas aos resultados que elas almejam.

Você tem interesse em uma certificação para gerente de projetos? Então, conheça os cursos EAD da metodologia Six Sigma oferecidos pela Escola EDTI.