Como escolher a melhor instituição para me certificar?

Em um processo seletivo onde a certificação Green Belt é um dos pré-requisitos, ou até mesmo um diferencial para você sair a frente de seus concorrentes, você deverá apresentar seu certificado.  Nesse momento o reconhecimento dessa entidade será de suma importância para o destaque do seu currículo.

Dando sequência a nossa série de posts, hoje iremos abordar a relevância de um aspecto muito importante, a instituição que você escolherá para tirar seu certificado.

eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Entrevistamos três alunos que dividiram sua trajetória ao longo desse processo, desde a decisão de se tornar um Green Belt, até a experiência ao longo das aulas. Escolher uma instituição de ensino adequada é primordial para uma experiência completa de aprendizado, não basta tomar a decisão de realizar cursos para se destacar se isso não gerar, de fato, conhecimento ao aluno.





Capa eBook: Como é o GREEN BELT da Escola EDTI na visão de seus alunos?

Busque indicadores de qualidade

Para encontrar a instituição de ensino certa não deixe de procurar os indicadores de qualidade da instituição e do curso desejado.

A certificação Lean-SixSigma é reconhecida nacionalmente e internacionalmente, até pelo fato da metodologia ter sido disseminada pelos americanos no mundo todo.

Porém, quem fornece a certificação é a escola onde o aluno realizará o curso, assim o que é mais importante é o reconhecimento da escola que fornecerá a certificação.  Não há um órgão que faça validação de certificações nacionalmente ou internacionalmente.

No caso existem três partes de certificação:

Primeira Parte

A escola capacita o aluno, avalia e fornece o certificado.

Segunda Parte

É feita pela empresa, no caso ela treina o aluno e procura a escola apenas para a certificação.

Terceira Parte

É feita por uma organização com independência em relação ao aluno e a escola. Como por exemplo, a ASQ.

A certificação da Escola EDTI é de primeira parte, pois treinamos o aluno e o avaliamos e obtendo a média necessária, ele recebe o certificado.

Consigo colocar minha certificação como PDU no PMI?

Sim!

A Escola EDTI não é uma R.E.P. registrada no PMI, portanto não conseguimos nós mesmos cadastrar seus PDUs. Mas você pode sim usar nossos cursos para adicionar PDUs em sua conta!

Cada certificação tem uma carga horária que representa uma certa quantidade de PDUs.

Segue a relação de PDUs para nossos cursos:

  • Green Belt: 40 PDUs
  • Black Belt: 60 PDUs
  • Lean Manufacturing: 8 PDUs

Quando for realizar o cadastro, considere como data de início a data da primeira aula do seu curso presencial ou a data da matrícula do seu curso EAD.

Como data de finalização, considere a data de quando recebeu sua certificação.

Professores qualificados

Um ensino de primeira depende de professores dedicados e titulados. A experiência dos docentes no mercado de trabalho é outro fator a considerar. O que podemos garantir que asseguramos que nossos professores tenham entre suas habilidades.

Além de coordenadores treinados e formados dentro da própria instituição, desta forma todo o conteúdo é passado de forma adequada em todas as turmas.

Tamanho da instituição

O peso do nome das instituições em que você escolherá para realizar seu curso de certificação, de certo é um diferencial.

A instituição escolhida deve estar atualizada, atenta para atender as demandas do mercado, e para contribuir com seu crescimento profissional.

Localização da escola

Estudar na melhor instituição da sua cidade, com aulas presenciais é um ótima experiencia, além de contato direto com os professores, existe o contato com pessoas de sua área, o que possibilita o aprendizado através de experiencias compartilhadas ao longo do curso e também o networking.

No entanto, lembre de conferir se existem outras opções, afinal, seu curso deve agregar experiencias positivas em sua vida. Para isso existe uma solução, que abordaremos a seguir:

Cursos EAD

Ao optar por realizar um dos cursos oferecidos pela Escola EDTI o aluno pode escolher entre aulas realizadas presencialmente ou através do EAD (ensino a distância), onde todas as apostilas são disponibilizadas virtualmente para o aluno.

Na opção do EAD, o aluno tem um período de 90 dias para realizar o curso e desta forma pode organizar sua rotina e concilia-lo ao curso.

Existem Black Belts disponíveis todos os dias para tirar suas dúvidas. É possível acessá-los por chat instantaneamente no momento da sua dúvida ou você deverá enviar um e-mail sem esperar dias pela resposta.

Em relação ao certificado, ele será emitido diretamente pela escola, já considerando o tempo do projeto, a carga horaria que constará no certificado será a mesma para ambas as opções.

No entanto, existe uma variação de horas que aparecem para o aluno ao optar por realizar as aulas por EAD, pois, nesse tipo de material está incluído todo o conteúdo anterior ao que o aluno está cursando.

Isso acontece, pela necessidade de o aluno ter uma base de conhecimento para realizar os cursos, por exemplo, ao cursar o Black Belt o aluno tem o material do Green Belt disponibilizado para que desta forma consiga acompanhar o conteúdo do Black Belt de forma completa.

Nas aulas presenciais essa necessidade também é mantida, nesse caso o aluno realizara atividades de nivelamento de conteúdo.

O aluno que necessitar de auxilio com dúvidas relacionadas as aulas e ao conteúdo pode entrar em contato com a Escola EDTI através de nosso suporte, esse acesso é realizado online através de nosso site.

Não existe variações em relação ao conteúdo em nenhuma das opções escolhidas pelo aluno ao realizar qualquer um dos cursos oferecidos pela Escola EDTI.

A única abordagem que varia é a citada no tópico “Certificado”, em relação a maneira como será realizada o nivelamento de conteúdo para preparar o aluno para o curso escolhido por ele.

Sem o aprendizado você dificilmente conseguirá comprovar a habilidade em uma entrevista de emprego. 

Depois de passar pelo curso e realizar esse projeto o profissional certificado tem condições de usar na prática os conhecimentos aprendidos. Com isso ele consegue gerar melhorias para as organizações onde atua.

Uma boa maneira de começar sua jornada no Seis Sigma é realizar o curso gratuito de certificação Seis Sigma White Belt da Escola EDTI. Quer aproveitar? Acesso pelo link White Belt.


No votes yet.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta