Você está aqui: Início / Blog / Como fazer um gráfico de controle no Minitab

Como fazer um gráfico de controle no Minitab

Quando trabalhamos com controle estatístico de qualidade nos deparamos com os mais diversos tipos de variáveis a serem monitoradas. Dependendo da natureza da variável temos que construir um gráfico de controle diferente para cada tipo. As variáveis podem ser divididas em três categorias: qualitativas, contínuas e contagem. Os tipos de gráfico de controle mais comuns são

• Gráficos P: para dados qualitativos e classificação.
  • Gráficos U: para dados de contagem.
  • Gráficos X: para dados individuais
  • Gráficos X barra/R ou X barra/S: para dados contínuos com subgrupos.

Gráfico de controle: introdução rápida

A utilidade do gráfico de controle é para separar as causas de variação presentes em um processo e determinar se ele é estável ou instável. Com base nessa análise podemos definir qual é a estratégia de melhoria:

• Processo estável: entender os problemas que acontecem sistemicamente
  • Processo instável: entender os problemas que acontecem localmente

Gráfico de controle

!—
Nesse vídeo ensinamos como preparar o gráfico de controle no Minitab. Você aprenderá em quais situações os gráficos P (para dados de classificações), U (para dados de contagem), X (para dados individuais) ou X-barra/R ou S (para dados de subgrupos) são utilizados e como especificar seus parâmetros no Minitab.
–>

Os iniciados em melhoria de processos sabem que essa técnica é uma das mais importantes nos cursos de Green Belt e Black Belt. Ela foi desenvolvida por Walter Shewhart, um dos primeiros gurus da metodologia de controle de qualidade. Essa ferramenta transformou o ambiente produtivo mundo afora, reduzindo a variabilidade de processos e aumentado a produtividade de muitas organizações.

SAIBA MAIS: Conheça a história por trás do método Seis Sigma
SAIBA MAIS: Confira os 5 princípios fundamentais da melhoria

Deming, a principal referência na área de qualidade, foi um dos divulgadores mais importantes dessa técnica para a indústria japonesa na época de sua reconstrução após a segunda guerra mundial.

A seguir vamos mostrar em um vídeo como fazer um gráfico de controle no Minitab e quando utilizar cada um dos tipos apresentados acima.

Gráfico de controle no Minitab

Os dados utilizados estão no link Aula com Minitab

Quer ser um expert em gráficos de controle?

Os gráficos de controle são ferramenta fundamental para os profissionais de melhoria de processos, os Green Belts e Black Belts. Se quiser aprender mais sobre a metodologia 6-sigma, confira nosso curso gratuito de White Belt na nossa página de Ensino à Distância ou clique aqui. Isso mesmo, DE GRAÇA! E ainda ganha um certificado da Escola EDTI.