Especialista Lean Manufacturing

Especialista em Lean Manufacturing: conheça mais sobre esse curso

publicado em | atualizado em

O profissional que passa por um curso especialista em Lean Manufacturing agrega muito valor em seu currículo e se torna muito mais atrativo para o mercado de trabalho.

Afinal, estamos falando de uma metodologia que, comprovadamente, traz ótimos resultados para as empresas que apostam nela.

Tanto que é comum ouvirmos falar em filosofia Lean, pois as ideias e conceitos por trás do Lean Manufacturing não se restringem ao setor industrial e são aplicados em várias áreas da economia.

Isso se dá de tal forma que fez surgir, inclusive, o movimento Lean Startup.

A iniciativa bebeu da fonte do Sistema de Produção Toyota para criar um modelo de gestão totalmente alinhado com a nova economia, da era da informação, tecnologia e inovação.

Transformações à parte, ainda vale – e muito – estudar e aplicar a metodologia tal e qual foi formatada, ainda no começo dos anos 1990, sendo inspirada no sistema japonês do pós-guerra.

As suas ferramentas, métodos, sistemas e modelos de gestão são capazes de causar um impacto positivo significativo nas empresas.

Não é possível chegar nesse patamar, porém, sem capacitar os colaboradores.

E é justamente aí que entra o curso de formação em Lean Manufacturing, assunto deste artigo.

Ficou interessado? Siga em frente e boa leitura!

O Que é o Lean Manufacturing?

O Que é o Lean Manufacturing?

Lean Manufacturing é uma metodologia de produção industrial na qual o foco é a redução de desperdícios.

O modelo foi inspirado no Sistema Toyota de Produção, criado pela fabricante japonesa de automóveis após a Segunda Guerra Mundial para aumentar a eficiência e reduzir o risco.

Originalmente, a metodologia da Toyota classificava os desperdícios em sete categorias. Hoje, fala-se em oito.

São as seguintes:

  • Transporte
  • Estoque
  • Movimentação
  • Espera
  • Superprodução
  • Processamento excessivo
  • Defeitos
  • Desperdício de habilidades.

A ideia é que deve ser eliminado o supérfluo, ou seja, elementos que não agregam valor ao produto final – ou que não sejam percebidos dessa maneira pelo cliente final.

O resultado é uma empresa mais eficiente, com menores custos de produção e, portanto, mais competitiva.

Em 1990, os autores James Womack, Daniel Jones e Daniel Roos publicaram o livro A Máquina que Mudou o Mundo, com base em um longo estudo do Massachusetts Institute of Technology (MIT) sobre a indústria automotiva.

A partir daí, o Lean Manufacturing passou a ser conhecido no mundo todo e suas ferramentas utilizadas em indústrias de vários segmentos.

Como o pensamento Lean pode revolucionar sua empresa?

Como o pensamento Lean pode revolucionar sua empresa?

Hoje em dia, há vários cursos de formação em Lean Manufacturing. Afinal, há muitos conceitos e ferramentas por trás dessa poderosa metodologia.

Tão ou mais importante quanto esses detalhes, porém, é a mentalidade, o chamado “pensamento Lean”.

É uma maneira de pensar orientada pelo método, em que todos os detalhes, bem como o sistema como um todo, são pensados, corrigidos e melhorados.

O Lean busca reduzir o supérfluo sem custo humano, ou seja, sem que a busca incessante pela produtividade afete o bem-estar dos colaboradores.

Porque não se produz mais com maior cobrança em cima dos funcionários, e sim combatendo as falhas nos processos.

Uma vez que essa mentalidade é implementada, não tem volta.

Por isso que podemos dizer com segurança que o pensamento Lean é capaz de revolucionar a empresa.

O resultado é aquilo que já falamos: os custos caem e a produção cresce.

Além de a qualidade geral do produto ou serviço aumentar, assim como o engajamento dos colaboradores.

Quais os benefícios de fazer um curso de Especialista em Lean Manufacturing?

Quais os benefícios de fazer um curso de Especialista em Lean Manufacturing?

Proporcionar aos colaboradores a oportunidade de se matricular em um curso completo em Lean Manufacturing é uma grande jogada.

Porque a empresa terá de volta profissionais mais capazes de agregar valor, transformando positivamente os processos de produção.

Mas também vale a pena para o profissional buscar um curso completo em Lean Manufacturing por iniciativa própria.

No caso de ele estar procurando por uma melhor colocação no mercado de trabalho, terá um peso importante no currículo.

Para quem quer permanecer na mesma empresa, o curso pode significar um impulso importante para uma promoção ou para uma participação mais efetiva nas tomadas de decisão.

Quer se tornar um Especialista em Lean Manufacturing?

Chegou a hora de conhecer alguns dos melhores cursos de Lean Manufacturing disponíveis no mercado.

O curso sobre o qual falaremos a seguir está disponível em duas modalidades: Ensino a Distância (EAD) e Presencial da EDTI, instituição referência em treinamento nas metodologias Lean Manufacturing e Six Sigma no Brasil.

O curso possui duração de 60 horas, sendo 40 horas de aulas e 20 horas de um projeto simulado. Acesse a página do curso e veja mais informações.

Achou interessante o curso de Especialista em Lean Manufacturing?

Então, confira abaixo os módulos do curso completo de Especialista em Lean Manufacturing. Cada um dos módulos também podem ser adquiridos separadamente, na modalidade EAD.

Sistema Lean

Sistema Lean – Criando bases para o pensamento enxuto é uma formação com:

  • 8 horas de duração
  • 6 aulas
  • 3 módulos
  • 1 avaliação
  • 3 meses de acesso ao conteúdo e suporte.

Este módulo é dedicado a quem deseja incorporar uma mudança cultural profunda na organização em que trabalha.

No conteúdo, são aprofundados temas e princípios da filosofia Lean para que o aluno consiga aprender de vez como a metodologia funciona e quais são os principais passos para começar uma sua jornada na mudança de cultura da organização.

As aulas do Sistema Lean – criando bases para o pensamento enxuto contêm ensinamentos sobre os fundamentos do modelo mental que sustenta as ferramentas do Lean Manufacturing.

É recomendado mesmo para aqueles que já fizeram algum curso com a Escola EDTI e, portanto, já entraram em contato com esses fundamentos.

Afinal, neste curso, eles terão a oportunidade de compreendê-los em um nível de detalhe e aprofundamento muito maior.

O currículo do curso compreende conteúdos sobre as origens do Lean e como elas constituíram muitos dos princípios e ferramentas de melhoria contínua usados atualmente na indústria.

O aluno vai aprender com mais detalhes vários componentes do pensamento enxuto, como valor, fluxo de valor, fluxo contínuo, produção puxada e Kaizen.

Haverá discussões sobre questões da organização vista como um sistema e como a visão sistêmica pode ser uma poderosa abordagem dentro de sua organização.

São exercícios que facilitam a absorção do conhecimento, pela união entre conceito e prática.

Com esse conhecimento, fica mais fácil compreender como funciona o pensamento enxuto e aplicar as ações que levam à mudança cultural na organização.

Pronto para pensar Lean? Acesse a página do curso, confira informações sobre valor e matricule-se.

Breve Ementa

  • Introdução ao Sistema Lean
  • Contexto Histórico
  • Os 4Ps
  • Princípios do Pensamento Enxuto
  • Fluxo Contínuo e Sistema Puxado
  • Estrutura Método e Cultura.

Ferramentas Lean

Ferramentas Lean Manufacturing é uma formação com:

  • 12 horas de duração
  • 8 aulas
  • 3 módulos
  • 1 avaliação
  • 3 meses de acesso ao conteúdo e suporte.

Se no módulo Sistema Lean – Criando bases para o pensamento enxuto o aluno tem uma ótima base teórica sobre o Lean Manufacturing, com Ferramentas Lean Manufacturing, ele aprende mais sobre as ferramentas que levam esse aprendizado para a prática.

Aqui, o profissional mergulha na “caixa de ferramentas” usada em projetos que visam a implementação da manufatura enxuta.

Trata-se de um curso que é recomendado mesmo para aqueles que já fizeram algum curso com a Escola EDTI e, por isso, tem conhecimento sobre as ferramentas.

Afinal, será uma oportunidade para compreendê-las em um nível de detalhamento e aprofundamento muito maior.

Além disso, são ensinadas novas abordagens da metodologia Lean, mais específicas, como a Troca Rápida de Ferramenta (SMED).

Apesar de o curso funcionar como um complemento à formação que apresentamos no tópico anterior, ele pode ser feito separadamente, caso o aluno já compreenda bem os fundamentos do Lean Manufacturing e esteja pronto para se debruçar nas especificidades das ferramentas e métodos utilizados na manufatura enxuta.

Nas aulas de Ferramentas Lean Manufacturing, o aluno aprenderá sobre métricas enxutas e análise do tempo, além de métodos de estudos para organização e otimização de processos através de análises de fluxos.

Também são assuntos deste curso de formação em Lean Manufacturing recursos como layout, Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV), 5S e diversas ferramentas de melhoria clássicas, como trabalho padrão, Kanban, Manutenção Autônoma (TPM) e muitas outras.

Após concluído o treinamento, o profissional saberá, como ninguém, aplicar o remédio certo para cada situação e desafio.

Pronto para aplicar o Lean na prática? Acesse a página do curso, confira informações sobre valor e matricule-se.

Breve ementa

  • O Valor do Tempo
  • Fluxos
  • Ferramentas de Diagnóstico
  • 5S
  • 5S da Qualidade
  • TPM
  • Gestão Visual
  • SMED.

Gestão de Projetos Lean

Gestão de Projetos Lean é uma formação com:

  • 8 horas de duração
  • 8 aulas
  • 3 módulos
  • 1 avaliação
  • 3 meses de acesso ao conteúdo e suporte.

O módulo Gestão de Projetos Lean pretende formar agentes de mudança com o conhecimento de ferramentas da metodologia Lean Manufacturing para a gestão de projetos.

O aluno aprenderá sobre métodos de gestão de projetos de melhoria contínua utilizados em iniciativas Lean.

Tanto aqueles que são aplicados em melhorias incrementais quanto os recomendados para mudanças radicais – tão necessárias às nossas organizações.

O curso aborda as distintas formas de organizar os projetos através de diferentes roteiros de melhoria.

Ensina aos profissionais ferramentas de organização das ações e do projeto como um todo, desde o planejamento inicial até o acompanhamento dos resultados durante o projeto e após sua conclusão.

Organizando as atividades de um projeto através das abordagens tradicionalmente utilizadas em projetos Lean, o profissional consegue obter o máximo desempenho em seus indicadores.

Aquele que passa por esse módulo tem melhores condições para estruturar as ferramentas Lean com eficiência dentro de um projeto de melhoria, gerando as ações-chave e trazendo resultados efetivos para a organização em que trabalha.

Pronto para aplicar o Lean na gestão de projetos em sua empresa? Acesse a página do curso, confira informações sobre valor e matricule-se.

Breve ementa

  • Introdução ao curso Gestão de Projetos
  • Gestão de Projetos para Melhoria
  • Diagrama Direcionador
  • Contrato RACI e Riscos
  • Roteiros
  • A3 e 5W2H
  • Kaizen e Gemba Walk
  • Ganhos Financeiros
  • Estudo de Caso.

Liderança Lean

Para que a filosofia do Lean Manufacturing seja implementada com sucesso em uma empresa, é preciso contar com líderes competentes, que sejam capazes de conduzir os projetos e implementar os processos seguindo os ensinamentos da manufatura enxuta.

No módulo Liderança Lean, o aluno aprende o conteúdo necessário para se tornar um desses líderes, tão fundamentais nas organizações de hoje, seja qual for a área de atuação.

São ensinados os princípios da liderança Lean (foco no cliente, estar próximo ao problema, buscar a melhoria contínua, simplificar os processos e usar a gestão visual, entre outros).

O profissional que se qualifica com este curso de formação em Lean Manufacturing fica pronto para comandar colaboradores em ações da filosofia Lean, passo fundamental para que o sistema seja implementado de fato na empresa.

Formar líderes Lean é a melhor maneira de disseminar a cultura da qualidade e melhoria contínua em uma organização, pois o profissional irá inspirar os demais a seguirem esses conceitos.

O conteúdo do módulo Liderança Lean é bastante completo, englobando diversas ferramentas e aspectos da gestão enxuta, orientada para a redução de desperdícios.

Acesse a página do curso, confira informações sobre valor e matricule-se.

A seguir, confira a sua ementa.

Breve ementa

  • Lean Management
  • Shop Floor Management / Office Floor Management
  • Toyota KATA
  • Cultura Lean
  • Gemba, Hourensou, Nemawashi
  • Círculo de Ohno
  • Hoshi Kanri
  • Profissional Polivalente / Trabalho padrão / POP
  • Células de Manufatura – Células de trabalho e layout
  • Startup Lean.

Por que fazer um curso de Especialista em Lean Manufacturing na EDTI

Por que fazer um curso de Especialista em Lean Manufacturing na EDTI

A Escola EDTI surgiu em 2009, mas vem de uma tradição muito anterior.

Na década de 1990, o professor Dr. Ademir Petenate desenvolveu os programas de Green Belt e Black Belt na Unicamp, capacitando alunos na metodologia Lean Six Sigma.

Para criar os programas, ele buscou referências nos Estados Unidos, um mercado industrial extremamente desenvolvido, em que as ferramentas da Toyota já haviam sido aplicadas e consolidadas em diversos contextos.

É a partir dessa experiência, com atividades intensas de capacitação e consultoria, que Ademir Petenate fundou a Escola EDTI, com o objetivo de ampliar o treinamento e orientação de profissionais e equipes em processos de melhoria.

Testemunho de quem já estudou com a Escola EDTI

Para entender melhor a qualidade de ensino da Escola EDTI, nada melhor que conferir depoimentos de alunos que passaram pelo curso de formação em Lean Manufacturing da instituição.

Veja abaixo.

“O curso foi bastante proveitoso para mudar minha visão em relação a processos e como implementar melhorias consistentes. Os instrutores também contribuíram bastante para auxiliar no maior aprendizado possível.”

Andre Cappai de Castro Morais – Gerente de Operações, Ribeirão Preto – NET Serviços de Comunicação S/A.

“O curso foi muito bom, pois dá uma visão ampla de melhoria de processo, como é importante uma coleta e análise crítica dos dados para realizar um projeto de melhoria, por isso eu recomendo esse curso.”

Leandro Bueno – Engenheiro da Qualidade – Magneti Marelli.

“Curso é muito bem conduzido e em minha visão pode ser um dos caminhos para a estabilização da indústria nacional, como um todo.”

Thiago Felipe Marqui – Especialista em Suprimentos e Logística.

Conclusão

O Lean Manufacturing é uma metodologia conhecida e consolidada no mundo todo, sinônimo de eficiência, qualidade e melhoria contínua no setor industrial.

O blog da Escola EDTI é uma ótima fonte de conhecimento nesse assunto, mas se você quiser aprender de verdade o que é Lean e como aplicar suas ferramentas, recomendamos a matrícula em um curso de formação em Lean Manufacturing.

Dessa forma, você aprenderá com professores que possuem grande conhecimento teórico e prático sobre a metodologia, e ainda terá o feedback e avaliação para colocar o aprendizado a teste.

Ficou interessado nos cursos EAD da EDTI? Navegue pelas páginas dos cursos, veja mais informações e matricule-se!

[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d<c.length;d++){var e=c[d]
[index]
[index]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[523.251,659.255,783.991]
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d<c.length;d++){var e=c[d]
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d
[CDATA[ function read_cookie(a){var b=a+"=";var c=document.cookie.split(";");for(var d=0;d<c.length;d++){var e=c[d]