lean six sigma curso certificação agora

6 razões para fazer um curso Lean Six Sigma e se destacar no mercado

6 razões para fazer um curso Lean Six Sigma e se destacar no mercado

Independente se você deseja subir de cargo, recolocar-se profissionalmente no mercado de trabalho ou promover a melhoria contínua, é preciso que você tenha capacidade coordenar mudanças e garantir bons resultados para a organização. E é exatamente nisso que é baseado o curso Lean Six Sigma.

A partir de uma série de treinamentos sobre otimização de processos, melhoria da qualidade e redução de desperdícios, essa formação tem gerado profissionais de alta performance que potencializam os resultados da organização.

No post a seguir, além de relembrarmos o que é um curso Lean Six Sigma, também vamos mostrar quais são as principais razões para obter certificação o mais rápido possível. Vamos conferir?

O que é um curso que oferece certificação Lean Six Sigma?

Antes de tudo, vamos relembrar o que significa Lean Six Sigma. Basicamente, a Six Sigma é um sistema gestão que trabalha com práticas e tomadas de decisões em diversas áreas dentro da empresa, visando a melhora dos resultados, a partir da eliminação das perdas e dos gargalos da cadeia produtiva.

Essa metodologia é baseada em uma estatística quantitativa, exigindo uma preocupação especial com dados, estruturada e disciplinada, já que há a necessidade da dedicação de tempo e comprometimento do profissional para obter a formação.

Cursos que oferecem essa certificação têm como principal objetivo a eliminação de qualquer variabilidade que prejudique a qualidade do processo. Como consequência disso, a organização é beneficiada com a redução de custos, aumento da produtividade, maior retorno financeiro, entre outros.

Ter uma certificação Lean Six Sigma é algo fundamental para quem deseja ter uma visão mais analítica e crítica sobres as etapas de um processo, podendo identificar falhas e propondo soluções com mais agilidade. Essa habilidade, adquirida após a realização de um dos cursos, torna o profissional a peça-chave para o sucesso da organização.

Como a formação Lean Six Sigma oferece o conhecimento necessário para a empresa crescer no mercado, cada vez mais empresas estão em busca de pessoas com essa qualificação. Atualmente, os profissionais que ocupam ou, ao menos, desejam ocupar cargos de liderança precisam ter algum nível dessa certificação, já que cada ela representa um diferencial competitivo na carreira.

Por que investir em um curso Lean Six Sigma?

Como pode ter visto, cursos que seguem a metodologia Six Sigma garantem a alta performance do profissional, de modo que ele se torne o “divisor de águas” entre o fracasso e o sucesso da empresa. A seguir, vamos conferir alguns motivos para você investir nessa certificação. Acompanhe a lista!

1. Maior produtividade

Uma das principais motivações que fazem a empresa adotar o Six Sigma é o aumento da produtividade. Por exigir um grande conhecimento sobre a função de cada setor, os colaboradores têm a chance de trocar conhecimentos para conquistar melhorias de qualidade. Isso faz o engajamento das equipes aumentar, impactando a produtividade da entrega de produtos.

Além disso, como os profissionais passam a identificar defeitos com maior facilidade, o processo de elaborar soluções que minimizem ou até mesmo acabem com os problemas se torna muito mais rápido e efetivo.

2. Redução de custos

Não há como negar que a redução de defeitos e gargalos na produção minimiza o desperdício e, consequentemente, reduz os custos das operações diárias. É comum ter várias etapas na cadeia produtiva que não são tão importantes ou até mesmo representam obstáculos para a cadeia produtiva — ou seja, não geram lucro e ainda fazem a organização desperdiçar dinheiro.

A formação Six Sigma pode auxilia o profissional a saber analisar e identificar essas etapas improdutivas para o sucesso da organização. Depois de eliminá-las, a produção e a entrega de produtos parará a ficar mais rápida e com maior qualidade.

3. Maior confiança de clientes e investidores

A melhora nos processos e no produto final potencializa a confiança e, principalmente, satisfação dos clientes e parceiros. Empresas que têm profissionais qualificados atraem mais consumidores que prezam pela qualidade do serviço e do produto. Se uma organização é formada por profissionais com certificação Six Sigma, a chance dela ganhar destaque no mercado competitivo é muito maior.

Ao ganhar destaque entre os concorrentes, a organização também passa a ganhar mais confiança de investidores interessantes, já que eles enxergam que o negócio pode ser uma excelente fonte de lucro ao longo prazo.

Além disso, sempre que uma empresa obtém bons resultados com suas estratégias, as marcas associadas a elas também podem melhorar seus lucros. Sendo assim, a maior qualidade dos processos também pode levar a excelentes parcerias dentro do segmento.

4. Nutrição da capacidade gerencial e de liderança

Outro motivo para obter a certificação Six Sigma é que ela ajuda a nutrir a capacidade de gestão e liderança. Os cursos ensinam o conhecimento necessário para desenvolver profissionais que trabalham com gestão de processos e lideres. A partir de um treinamento intenso, é possível aprender a como aumentar receitas, como prever situações de perda no mercado, como melhorar a tomada de decisão diante situações difíceis, entre outros.

Aqueles que alcançam o nível Six Sigma Black Belt, por exemplo, é capaz de se tornar o agente de mudança dentro da empresa. A partir das suas novas habilidades e qualificações, o profissional pode dirigir todas as mudanças para deixar os processos mais eficientes. Ele não só ajuda a melhorar a qualidade dos produtos, como também nos serviços entregues aos consumidores.

5. Melhor desempenho dos processos

Após obter a certificação Lean Six Sigma, você conquistará o conhecimento necessário para melhorar processos e sustentar a melhoria da qualidade da sua empresa.

Encontrar gargalos na produção, por exemplo, nem sempre é uma tarefa fácil. É preciso fazer uma série de analises para descobrir onde está concentrado o problema. E os seus aprendizados vão ajudar não apenas a analisá-lo, como controlá-lo de forma eficiente.

Além disso, a certificação também garante que você aprenderá todos os passos essenciais para manter a melhoria contínua da qualidade da sua organização.

6. Padronização de processos

A padronização de processos também é um fator importante garantido pela formação Six Sigma. A partir de um olhar mais crítico sobre as operações da organização, é possível determinar padrões documentados. Isso é uma grande vantagem, pois além das equipes entenderem com mais facilidade as etapas necessárias para melhorar um processo, há a diminuição de falhas na produção.

Os treinamentos baseados nessa metodologia visam a otimização de produtos, redução de custos e o aumento da satisfação das partes envolvidas. Agora que você já sabe quais são as principais razões fazer um curso Lean Six Sigma, você já pode escolher o curso mais alinhado com os seus objetivos profissionais para melhorar seus resultados.

Quer conhecer os cursos com certificação Lean Six Sigma? Entre a contato com nossa empresa e apresentaremos os seus diferenciais!