Você está aqui: Início / Blog / Desvio padrão: quanto menor, melhor? Entenda como funciona

Desvio padrão: quanto menor, melhor? Entenda como funciona

“Desvio padrão: quanto menor, melhor” é quase um mantra na indústria.

A razão para isso é que o desvio padrão sinaliza a inconformidade de uma linha de produtos.

Representado pelo caractere grego sigma (∑), ele indica o quanto um grupo de amostras se afasta ou se mantém dentro de uma média aceitável.

Imagine então que, em uma indústria de peças, o desvio padrão de um lote de produtos se mostrou elevado demais.

Nesse caso, é bem provável que esse lote tenha que ser descartado ou submetido a algum tipo de correção de defeitos.

Porém, existem outros aspectos sobre o desvio padrão que devem ser conhecidos, para que possa ser aplicado com propriedade.

Conheça os principais deles neste artigo de leitura rápida!

desvio padrão

Desvio padrão: quanto menor, melhor?

Sim, especialmente nos casos em que a tolerância aos defeitos for zero.

Uma fábrica de peças, por exemplo, deve produzir itens sempre dentro das medidas exatas, do contrário, toda a produção pode ser perdida.

Para outros tipos de parâmetro, pode haver alguma tolerância ao desvio.

O peso, por exemplo, nem sempre é o mesmo de uma unidade para outra.

Nesse caso, o desvio padrão mostra se o desvio de uma amostra em relação à média está fugindo do que é considerado OK.

Digamos, por exemplo, que em um lote de um produto com embalagens de 500 gramas, há um intervalo detectado de 495 gramas e 510 gramas.

A média, no caso, será de 501,6 gramas, certo?

Temos então um desvio padrão ∑ = 7,63.

Se esse valor estiver dentro do desvio considerado tolerável, então o lote pode passar para a distribuição.

Caso contrário, ele deverá ser eliminado e a empresa precisará detectar e corrigir as falhas que levaram a esse desvio anômalo.

Por que calcular o desvio padrão de um processo?

A indústria farmacêutica, por exemplo, não pode se dar ao luxo de errar no peso dos medicamentos que produz.

Afinal, uma anomalia na quantidade de alguma substância pode ter consequências graves para a saúde de muita gente.

É um exemplo da importância de calcular o desvio padrão o tempo todo, a fim de corrigir eventuais falhas nos processos de fabricação.

Por isso, o desvio padrão é um importante indicador de qualidade, sinalizando para a conformidade de uma produção.

É ainda um dos indicadores mais fidedignos de falha, denunciando possíveis erros em uma linha de montagem.

Ou seja: quanto mais alto o desvio, mais falho é um processo, enquanto um valor baixo é sinal de que a produção está em conformidade.

desvio padrão

Como interpretar o desvio padrão de um processo?

A interpretação do desvio padrão varia de um processo para o outro e tem a ver com a unidade de medida e o quanto ela pode se afastar de uma média.

Como vimos nos exemplos, há casos em que esse afastamento não pode existir, enquanto em outros existe uma certa margem.

👉 Veja neste artigo como calcular o desvio padrão e muito mais!

Seja como for, em se tratando de desvio padrão, quanto menor, melhor.

Você pode ser o profissional que as empresas buscam para controlar esse importante indicador, qualificando-se como gestor Green Belt ou Black Belt em Lean Six Sigma.

Conte com a Escola EDTI e forme-se na metodologia usada por empresas do mundo todo para melhorar a qualidade de seus produtos e serviços!