Entenda a importância da gestão de projetos para a sua carreira

A gestão de projetos é fundamental em empresas que se preocupam com otimização e melhorias constantes. Dentro de uma organização, essa área é capaz de promover o desenvolvimento de setores, produtos e serviços, além de facilitar as tomadas de decisões e aumentar a produtividade.

Em termos simples, cuidar de um projeto é fazer uma ideia acontecer. Para tanto, o profissional que pretende ser um gestor precisa de importantes ferramentas para organizar tarefas, definir prazos, controlar gastos e administrar a equipe envolvida.

Sabendo disso, não é difícil entender por que essa área está em franca ascensão e como ela é importante no desenvolvimento da sua carreira. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

Por que a gestão de projetos é cada vez mais importante?

Seja para atuação especializada, seja para otimização da sua atual carreira, o fato é que uma capacitação em gestão de projetos é muito vantajosa. Os conhecimentos, as habilidades e as ferramentas que ajudam no desenvolvimento de ideias são úteis para qualquer área de atuação, até mesmo para a vida pessoal.

Com uma boa gestão de projetos, você consegue:

  • controlar melhor os processos;
  • lidar com prazos;
  • otimizar o escopo;
  • potencializar a lucratividade;
  • diminuir riscos;
  • conseguir mais qualidade nos resultados.

Por tudo isso, essa profissão está se tornando cada vez mais essencial dentro das empresas. Veja por que essa é uma grande aposta!

Demanda crescente

O gestor de projetos se faz muito necessário em um contexto de constantes inovações e novas tecnologias. Nesse sentido, a demanda por esse profissional cresce em um ritmo rápido. Por esse motivo, também há várias opções de atuação, já que diversos segmentos buscam esse diferencial.

Melhoria nas interações

Com um gestor de projetos capacitado, a empresa também experimenta a melhoria nas interações pessoais. Afinal, o profissional interage com toda equipe e consegue administrar as ideias de todos os envolvidos. Hoje em dia, cada vez mais, as organizações têm valorizado os recursos humanos, portanto, esse é um outro ponto positivo da profissão.

Boas condições de atuação

A gestão de projetos costuma ser bem remunerada, pois a função exige muitas habilidades e traz grandes responsabilidades. Além disso, quanto mais o profissional ganha experiência e atualiza-se (com cursos, certificações, aprimoramento de habilidades etc.), mais as oportunidades em sua carreira tornam-se ilimitadas.

Autoaperfeiçoamento

Por fim, essa profissão permite um constante autoaperfeiçoamento. Como o gestor de projetos precisa estar o tempo todo de olho nas inovações e tendências de mercado, ele aprende coisas novas todos os dias. Sem contar que, como dito, as habilidades podem ser utilizadas amplamente, não só no ambiente profissional.

Quais são as principais ferramentas de um gestor de projetos?

A tecnologia é uma grande aliada da gestão de projetos. Com aplicativos e softwares de organização, planejamento e comunicação, as equipes envolvidas em um mesmo trabalho conseguem ter uma interação mais ativa, e isso contribui fortemente para os resultados.

Por isso, veja algumas das ferramentas para gestão de projetos mais utilizadas!

Trello

Se você já precisou do Trello alguma vez, provavelmente, não deixou de usá-lo nunca mais, nem mesmo para a gestão de seus projetos pessoais. A ferramenta é uma das mais utilizadas para o gerenciamento de tarefas.

Não é por menos: além de contar com uma interface intuitiva e recursos bem fáceis de conduzir, o software tem determinadas funcionalidades, como:

  • criar quadros e checklists;
  • personalizar fluxos de trabalho;
  • alterar permissões para que somente um ou todos os envolvidos no projeto possam editar as informações;
  • atribuir tarefas;
  • adicionar comentários em todos os itens;
  • anexar arquivos do Dropbox ou do Google Drive;
  • criar cartões de visualização de calendário;
  • realizar transições de informações entre cards e colunas;
  • acrescentar labels (ou etiquetas) coloridas para sinalizar status;
  • incluir imagens, vídeos e links nos quadros etc.

Para completar, o software pode ser usado gratuitamente, mas há a versão Gold, que é paga e traz alguns diferenciais. A ferramenta também é editável no modo off-line, o que ajuda na atualização de informações e na mobilidade do profissional.

Artia

O Artia é outra das ferramentas para gestão de projetos mais utilizadas e, também, uma das mais eficientes. O planejamento de tarefas é baseado no Sistema Kanban, então, as atividades são organizadas em quadros simples, com apelo visual e facilidade de interação.

Os painéis de monitoramento do projeto mostram indicadores de desempenho e cronogramas do andamento das atividades, que podem ser executadas com o uso da técnica Pomodoro: tempos de esforço (em geral, de 25 minutos), intercalados com momentos de descanso (de 5 minutos). Veja outras funções:

  • apontamento de horas trabalhadas em cada etapa do projeto;
  • espaços para troca de mensagens;
  • relatórios de situação (Status Report);
  • análise da alocação da equipe;
  • modelos replicáveis de projetos;
  • controle de acessos;
  • inspeção e auditoria do histórico de usuários etc.

Uma função interessante do software é a aba de controle de orçamento, que permite a análise de gastos e investimentos. Portanto, é uma boa para quem precisa de redução de custos ou quer manter os recursos financeiros bem detalhados para todos os envolvidos no projeto.

Microsoft Project

O Microsoft Project é o software de gestão de projetos mais antigo e ainda faz muito sucesso. A interface se assemelha a de outros produtos altamente utilizados da Microsoft, como o Excel. Por isso, é bastante intuitiva e familiar para grande parte das pessoas.

Nessa ferramenta, você encontra o Gráfico ou Diagrama de Gantt, que ajuda a controlar o cronograma de ações e a programação de execução. Com esse recurso, os prazos são mais bem definidos, controlados e avaliados.

Esse software só está disponível em versões pagas: Essentials, Professional e Premium. O número de funcionalidades aumenta conforme o valor do plano contratado, sendo que o último é o mais completo.

Slack

Embora não seja exatamente voltado para a gestão de projetos, o Slack é um recurso de comunicação muito funcional e intuitivo. Por isso, costuma fazer parte das ferramentas mais utilizadas no desenvolvimento em equipe.

O Slack é um chat on-line que também serve para o compartilhamento de arquivos e tem integração com o Google Drive e o Dropbox. As conversas podem ser organizadas em diferentes canais ou grupos e há chamadas de vídeo, opção de busca na conversa etc.

Como você viu, a gestão de projetos está em alta no mercado e as perspectivas são otimistas para os próximos anos. As empresas estão percebendo que, para uma boa produtividade, precisam de um ótimo planejamento de objetivos para aumentar os resultados. Para tanto, as ferramentas para gestão de projetos são grandes aliadas.

Agora, aproveite que está por aqui e leia também nosso texto sobre o planejamento de carreira como um diferencial fundamental nos setores de maior complexidade. Até lá!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.