Planejamento de carreira: um diferencial fundamental em setores de maior complexidade

O sucesso de qualquer atividade depende não apenas da eficiência e da eficácia ao longo de sua execução, mas também da organização prévia e detalhada do que se pretende desenvolver.

No mundo do trabalho, isso não é diferente, sendo, inclusive, um importante pré-requisito para o alcance da realização na vida de todo profissional, seja qual for o seu campo de atuação.

Nessa perspectiva, traçar o planejamento de carreira é fundamental, principalmente, em setores de maior complexidade.

Para obterem o sucesso almejado, os profissionais desse campo devem se planejar, levando e conta tanto os anseios pessoais relativos ao prestígio e às finanças quanto as exigências de tal setor mercadológico, em especial, no que se refere à capacitação.

Foi pensando nisso que preparamos este post, nele você vai aprender como planejar a sua carreira. Abordaremos a importância de elaborar um plano de carreira, além dos benefícios de realizar esse planejamento.

Confira agora mesmo!

eBook: Conheça o Seis Sigma e o que ele pode fazer!

O grande resultado do Seis Sigma é redução de custos. Sem comprovação dos resultados financeiros, um projeto Seis Sigma não é aprovado, o que gera um compromisso por parte dos participantes do projeto em entregar resultados e não somente ideias e diagnósticos. A maneira mais rápida é dar o primeiro passo e adquirir o conhecimento necessário para a implementação de melhorias. Participar de um curso para ganhar habilidade necessária na aplicação das ferramentas é essencial!





Capa eBook: Conheça o Seis Sigma e o que ele pode fazer!

Antes mesmo de tratar especificamente do plano de carreira, é preciso esclarecer a relevância do planejamento em termos gerais.

Planejar significa traçar uma preparação prévia a partir de métodos e, normalmente, com base em etapas, bem como procedimentos para alcançar um determinado objetivo. Trata-se do delineamento de um conjunto de medidas com
vistas a atingir uma meta que foi estabelecida.

Nessa ótica, o planejamento é uma prática útil para os mais diversos tipos de atividades e finalidades, que vão desde ações cotidianas mais simples, como organizar uma agenda de compromissos, até propósitos complexos, como obter uma promoção no trabalho.

Planejar é uma forma bastante eficiente de organizar os passos necessários para chegar a um objetivo, independentemente de sua natureza.

Na área profissional, o planejamento é um pré-requisito para atingir o sucesso. Isso ocorre por diversas razões. Uma delas é a alta competitividade nos mais diversos setores, uma vez que, com a crescente demanda por capacitação e experiência de trabalho, os profissionais tendem a buscar qualificação constante para terem possibilidades de
concorrer pelos cargos almejados.

Para satisfazer às exigências do mercado, é necessário que o profissional se planeje de forma adequada no que se
refere à sua formação acadêmica.

Isso requer a identificação das necessidades mercadológicas e a consequente realização de cursos de curta e de longa duração, que podem ser tanto de natureza técnica e mais específicos quanto de caráter geral, como os cursos de idiomas.

Nesse caso, devem ser considerados alguns fatores para a realização do planejamento, como investimento financeiro necessário e tempo para a conclusão do curso.

Tratam-se de elementos fundamentais para que a capacitação que se deseja possa ser exequível, haja vista as outras obrigações que o profissional tem em seu cotidiano de trabalho e também em seus afazeres de ordem pessoal.

Com o exemplo da programação relativa à qualificação, que está necessariamente presente em qualquer planejamento profissional, passamos à relevância de elaborar um plano de carreira. Mas o que é isso? Plano de carreira é a organização dos objetivos profissionais e pessoais de um indivíduo, assim como a definição sistemática das etapas e das ações requeridas para cumpri-lo.

É importante elaborá-lo porque, a partir dessa ação, o profissional é capaz de definir com clareza as suas metas e
traçar o caminho necessário para alcançá-las. Assim, é possível identificar precisamente o que se deseja e descobrir como isso pode ser alcançado. O plano de carreira serve como um norte para que a pessoa tenha condições de chegar aonde quer.

Nesse sentido, a elaboração dele permite que a pessoa se prepare de modo adequado para obter o sucesso que almeja. Sabe aquele ditado que diz que sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade? É
exatamente disso que estamos falando. O plano de carreira é o amuleto do profissional, já que o prepara para quando a chance que ele busca chegar.

Depois de entender a importância de elaborar um plano de carreira, não fica difícil imaginar que essa ação
tende a trazer uma série de benefícios.

Um aspecto essencial que deve ser considerado é que as vantagens geradas dizem respeito não somente à área
profissional, mas também ao âmbito pessoal, o que torna esse planejamento importante de uma maneira geral.

Tendo em vista a relevância de executar o planejamento profissional para a obtenção do sucesso, vale a pena especificar quais são as vantagens trazidas por essa ação. A seguir, vamos abordar os 6 principais benefícios que o plano de carreira proporciona.

Perspectiva de prazo para alcançar metas

Um dos aspectos que mais contribuem para o desânimo — ou até mesmo o fracasso — do profissional em sua
trajetória de trabalho é a falta de estimativa de tempo para alcançar os seus objetivos.

No entanto, a situação muda quando um plano de carreira é traçado, uma vez que são estipulados prazos exequíveis para atingir cada uma das metas desejadas. Ao fazer o planejamento, o profissional considera todos os elementos e ações envolvidas para que ele possa obter o que almeja em sua carreira.

Com isso, é possível estabelecer prazos reais, de acordo com as exigências necessárias para alcançar os objetivos. Isso é importante porque evita a geração de falsas expectativas, conferindo mais objetividade à execução do plano.

Relação entre sucesso profissional e realização pessoal

Não é nenhuma novidade que a priorização do âmbito pessoal no lugar do campo profissional e vice-versa tende
a gerar algum tipo de frustração na vida do indivíduo, ainda que em médio ou longo prazo.

Por isso, o ideal é que a pessoa seja capaz de equilibrar essas duas dimensões, o que pode ser feito por meio de um
planejamento de carreira adequado.

Esse equilíbrio é fundamental, em que é comum a sobrecarga de trabalho. No Brasil, é muito comum que médicos, enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas e outros profissionais desse segmento se desdobrem fazendo plantões exaustivos e atuando em diversos lugares, muitos deles, sem as condições necessárias para os cuidados básicos.

Realidades como essas contribuem para o esgotamento do profissional, podendo tornar o trabalho um verdadeiro fardo a ser carregado.

Para evitar esse tipo de situação, é importante que o indivíduo se planeje, levando em conta tanto as suas necessidades profissionais quanto o seu bem-estar com a família e amigos, priorizando metas que relacionem o sucesso na carreira com a realização pessoal.

Nessa perspectiva, ao elaborar o seu plano de carreira, o indivíduo coloca os seus limites de trabalho e abre espaço
para inserir atividades de lazer e entretenimento em sua rotina, as quais são tão vitais quanto as laborais. Desse
modo, a pessoa não apenas concilia vida pessoal com vida profissional, mas o faz de uma maneira que uma passa a ser essencial para a outra.

Automotivação

Quando temos metas bem estabelecidas, traçando as estratégias necessárias para alcançá-las, nos tornamos naturalmente motivados. O planejamento de carreira fornece aquele combustível extra do qual precisamos para manter a chama do bom desempenho profissional acesa. Com ele, temos mais ânimo e dedicação para buscar os objetivos almejados.

Aqui, temos uma interessante via de mão dupla, que torna esse item duas vezes vantajoso. Planejar a carreira
contribui para automotivar o profissional que elaborou o plano, ao mesmo tempo em que a automotivação
gerada o ajuda a se empenhar para desempenhar as ações necessárias ao alcance das metas. Bom demais,
não é verdade?

Foco e disciplina

Em algum momento de nossas vidas, todos nós fizemos algo sem planejar. Basta nos lembrarmos de situações que ocorreram dessa forma para constatar que, sem o devido planejamento, as nossas ações podem não ter os efeitos desejados e exigir ainda mais esforço do que que realmente seria necessário.

Isso é válido tanto para atividades corriqueiras quanto para aspectos relacionados à vida profissional. Quando elaboramos um plano de carreira, temos mais foco durante a realização das atividades que são exigidas para alcançá-lo, já que sabemos especificamente o que é preciso fazer.

Da mesma forma, nos tornamos mais concentrados, uma vez que estamos cientes sobre as etapas que devemos cumprir, assim como a estimativa de tempo que será necessário.

Rotinas mais produtivas

Com automotivação, foco e disciplina, não é difícil imaginar que o trabalho a ser desenvolvido fluirá de forma natural, sem a interferência externa de superiores, por exemplo. Quando o profissional elabora um plano de carreira, é comum que se mantenha engajado para ser capaz de cumpri-lo, buscando ter mais eficácia e eficiência nas
atividades que precisa desempenhar.

Isso traz dupla vantagem. Em primeiro lugar, faz com que o profissional tenha uma rotina mais produtiva, o que é excelente para a qualidade individual do seu trabalho. Em segundo lugar, gera visibilidade, de modo que os gestores têm a oportunidade de notar os seus atributos, aspecto importante na hora de conceder um aumento salarial, um benefício extra ou mesmo uma promoção.

Organização financeira

Por mais que obter ascensão na carreira proporcione realização pessoal e satisfação com o sucesso alcançado, os ganhos financeiros ocupam um lugar central nas metas do profissional. Afinal, a remuneração é a principal premiação que o profissional obtém pelo trabalho desenvolvido, sendo, na maioria dos casos, sua mais importante fonte de sustento.

Ao criar um plano de carreira, o profissional é capaz de vislumbrar as modificações financeiras que poderá ter com eventuais promoções e, consequentemente, planejar aquisições de bens e serviços de que precisa ou deseja. Assim,
essa prática permite desenvolver uma melhor organização financeira, o que evita a contração de dívidas e garante a saúde das suas finanças.

O mais importante além de planejar é colocar essas ações em prática, por isso, comece agora dando o primeiro passo para sair na frente e turbinar sua carreira, clicando aqui.

Faça o curso de White Belt inteiramente gratuito e dê o primeiro passo para turbinar seu currículo!


Rating: 5.0/5. From 1 vote.
Please wait...
0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta