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Gestão por resultados: Saindo da escuridão e tomando as melhores decisões

Acompanhar de perto os resultados corporativos é o primeiro passo para tomar decisões mais estratégicas e eficazes, direcionando melhor os investimentos e otimizando a performance do negócio. E é por esse motivo que o conceito de gestão por resultados está ganhando tanto espaço nos tempos atuais, inclusive na administração pública.

Esse modelo de gestão oferece uma perspectiva diferente do método tradicional e envolve uma grande quantidade de teorias, métricas, ferramentas e metodologias. Colocá-lo em prática exige uma coordenação dos esforços de toda a equipe em prol de um objetivo principal: atingir as metas preestabelecidas.

Saiba como realizar esse trabalho no texto a seguir!

O que é a gestão por resultados?

O termo gestão por resultados vem do inglês “management by objectives” (MBO) ou “management by results” (MBR). Quem o apresentou ao mundo e o utilizou pela primeira vez, em 1954, foi Peter Drucker. Além de escritor e professor, o austríaco é considerado o pai da administração moderna.

No livro “The Practice of Management”, o autor enfatiza a importância da definição de objetivos e da avaliação isolada do desempenho de cada área, propondo verdadeiros desafios aos gestores. A eficácia das suas ideias faz com que os ensinamentos sejam aplicados até os dias de hoje, com apenas algumas adaptações ao cenário contemporâneo.

A gestão por resultados nada mais é, portanto, do que um modelo de administração que foca no alcance das metas organizacionais previamente estabelecidas. Ele se diferencia do modelo tradicional, que prioriza mais na maneira como os procedimentos são estruturados pela companhia.

Muitos associam esse tipo de visão apenas às equipes de vendas. No entanto, ela pode ser aplicada em empresas de todos os portes e áreas de atuação.

Afinal, o mercado competitivo se encontra cada vez mais acirrado, exigindo uma mudança de atitude por parte dos gestores. No cenário atual, é fundamental saber posicionar a companhia e colocá-la sempre à frente de concorrentes.

Quais as bases da gestão por resultados?

A gestão por resultado tem bases claras para orientar a empresa a atingir melhores resultados em médio e longo prazo. Veja as principais a seguir!

Saiba priorizar e definir ações

É preciso investir em tomadas de decisão mais eficazes e dar prioridade às ações relevantes para a organização. Isso deve estar alinhado com o direcionamento dos investimentos necessários, em recursos financeiros e humanos, para alcançar as metas almejadas. Afinal de contas, o negócio precisa de um ambiente que seja capaz de atingir as suas metas de médio e longo prazo.

Integre equipes

Quando uma organização decide implantar a gestão por resultados, ela assume que todos os profissionais envolvidos são responsáveis pelos efeitos obtidos e também por aqueles não obtidos (as chamadas oportunidades perdidas). Sendo assim, as áreas da empresa devem ser integradas, para que caminhem juntas, cada uma contribuindo com as suas tarefas.

A integração auxilia times a solucionarem problemas com mais agilidade, evita que o negócio tenha conflitos internos e mantém todos alinhados em torno dos mesmos objetivos. Além disso, auxilia a companhia a encontrar, com mais agilidade, soluções para as suas demandas: quando todos trabalham combinando saberes, chegar a um acordo fica muito mais fácil.

Tenha metas claras e de conhecimento de todos

No modelo hierárquico tradicional, o patrão definia os objetivos, transmitia a informação aos subordinados e somente depois avaliava o desempenho. Essa realidade não é mais funcional para o ambiente corporativo moderno, em que negócios devem ter uma postura ativa frente aos desafios do mercado.

As metas devem ser definidas em conjunto com todos aqueles que fazem parte do negócio, a partir de dados sobre as reais possibilidades da empresa, o que proporciona o estabelecimento de objetivos mais viáveis e justos. Ou seja, a companhia precisa considerar o seu perfil, as tendências do mercado e da economia para avaliar quais serão os objetivos adotados pelo negócio.

Essa abordagem auxilia o negócio a ter metas mais realistas e fáceis de serem alcançadas. Por estarem alinhadas com a realidade do setor, também será mais fácil avaliar e mensurar problemas. Junto a isso, os profissionais terão maior engajamento, uma vez que todos saberão o seu papel nos resultados da companhia.

Tenha uma boa comunicação

A empresa deve garantir a livre circulação das informações mais relevantes dentro da empresa da estrutura básica até os planos mais complexos e técnicos. Ou seja, todos os dados estratégicos devem estar disponíveis para toda as equipes, por meio de diversos canais e com alta disponibilidade.

O que isso significa? Documentações sobre procedimentos operacionais e projetos anteriores devem estar acessíveis tanto fisicamente quanto nos sistemas de armazenamento digital da empresa. Afinal de contas, eles são uma importante fonte de informação para alinhar práticas e realizar o planejamento do futuro do negócio.

Indicadores de performance precisam ser atualizados continuamente. Cada métrica precisa ser disponibilizada em um meio de acesso fácil para os times que por ela são avaliados, evitando que gargalos não sejam rastreados rapidamente.

Já a troca de informações entre times e setores deve ser garantida a todo momento. Tanto a computação em nuvem quanto os meios modernos de comunicação (como aplicativos de mensagens instantâneas e VoIP) podem ser empregados para manter as equipes unificadas e evitar falhas no fluxo de dados.

Seja objetivo sempre

O mercado exige que empresas sejam ágeis no tempo de resposta a demandas externas. Portanto, sempre busque uma comunicação clara e concisa.

Como as falas dos líderes são responsáveis por orientar todos os esforços da equipe, devem ser difundidas sem rodeios, visando não prejudicar o entendimento. Assim, todos estarão sempre alinhados e em busca dos mesmos fins.

Ao mesmo tempo, nos feedbacks a objetividade deve ser apreciada. Valorize o trabalho bem executado e busque, junto com os profissionais, meios para evitar a repetição de falhas e garantir que os problemas sejam solucionados o mais rápido possível.

Engage pessoas

Não é possível tornar a gestão por resultados uma realidade em sua empresa sem ter a total adesão dos funcionários. Apesar de ser o pilar mais difícil de construir, é um aspecto fundamental para o sucesso.

O engajamento deve ser trabalhado continuamente, uma vez que esse é um dos fatores mais importantes para o sucesso da companhia. Da comunicação aos comentários positivos, o gestor precisa sempre garantir que os seus times estejam alinhados e saibam o impacto que as suas escolhas tem para o sucesso da companhia.

Portanto, trabalhe para manter as equipes envolvidas nas decisões da empresa e na busca pelos objetivos. Faça, também, que o processo de feedback seja contínuo, buscando sugestões, críticas e comentários que possam elevar a qualidade do fluxo operacional do negócio.

Tudo isso contribui para uma estrutura organizacional mais dinâmica, aumentando a interatividade pessoal e incentivando o desenvolvimento profissional dos funcionários e também dos projetos. Existem alguns conceitos que são considerados como os pilares da gestão por resultados.

Apesar de toda a complexidade, os efeitos desse tipo de gestão são ótimas recompensas. Implantar a gestão por resultados transforma os objetivos estratégicos em resultados palpáveis, que podem ser monitorados, avaliados e gerenciados em tempo real. Ou seja, a metodologia é capaz de modificar toda a administração de um negócio, otimizando seu desempenho ao máximo.

Que vantagens a gestão por resultados traz para o negócio?

Para elucidar a importância da aplicação do modelo, apresentaremos suas seis maiores vantagens em relação a modelos de trabalho já padronizados e mais comuns no mercado competitivo. Confira abaixo como vários fatores são combinados para tornar o seu negócio mais competitivo a partir dessa estratégia!

Agilidade na tomada de decisões

Tomar importantes decisões empresariais é algo complexo. Mas quando se tem em mente um objetivo específico, é mais simples definir quais são as atitudes necessárias para concretizá-lo.

No entanto, é válido lembrar que isso não exclui a necessidade de realizar uma análise cuidadosa. É indicado considerar os números apresentados pela empresa para que a tomada de decisões não seja comprometida com metas surreais.

Melhorias na estrutura organizacional interna

gestão por resultados tem um grande impacto positivo na parte interna da organização, melhorando a interação não só entre o líder e seus liderados, mas também entre os diferentes departamentos e setores. O espírito de colaboração passa a motivar o ambiente de trabalho, espaço em que todos reconhecem a importância da função de cada profissional. A troca de informações e feedbacks também é um aspecto que estimula o desenvolvimento e o crescimento individual.

Redução dos índices de retrabalho

Um alto número de retrabalhos é o pesadelo de qualquer gestor. A constante repetição de tarefas já realizadas influência no estado emocional da equipe e desperdiça recursos, como tempo e dinheiro. O estabelecimento de metas específicas permite a estruturação de um planejamento bem direcionado e que prioriza as tarefas relevantes. Essa atitude reflete diretamente nos índices de retrabalho.

Maior motivação da equipe

Falando em estado emocional, a gestão por resultados tem um efeito muito interessante sobre a autoestima dos funcionários. A partir do momento em que eles fazem parte da tomada de decisões e entendem claramente seu papel no alcance das metas, surge o chamado “senso de pertencimento”. Quanto mais motivados, mais os profissionais se comprometem com a empresa e focam nos resultados, aumentando significativamente a produtividade individual e coletiva.

Bom aproveitamento de recursos

Com a implementação do método, a empresa foca em trabalhar melhor. Dessa maneira, os recursos passam a ser aproveitados da melhor forma possível. Ao direcionar os esforços para as atividades importantes, por exemplo, os funcionários deixam de gastar tempo com tarefas paralelas. E não é só isso! Os recursos financeiros e tecnológicos também sofrem um impacto positivo, uma vez que são utilizados apenas quando realmente é necessário.

Aumento da qualidade dos produtos e serviços

Por fim, vale destacar que as vantagens da gestão por resultados não se mantêm somente dentro dos limites da empresa. Elas se refletem na qualidade do produto/serviço final, melhorando a experiência do cliente com a marca.

Como as decisões são pautadas em dados reais sobre a empresa, as demandas do consumidor são essenciais para a definição das metas. Assim, todo o trabalho é adequado às necessidades identificadas, que são atendidas com o mínimo de desperdícios.

Como aplicar a gestão por resultados?

A palavra “resultado” sempre será referente à consequências ou efeitos de alguma ação. No âmbito acadêmico, o resultado que um aluno atinge em uma avaliação é fruto de seu esforço e dedicação aos estudos.

Quando falamos no universo corporativo, não é diferente, os resultados alcançados por uma empresa dependerão exclusivamente das ações implementadas em seus processos organizacionais.

Se positivos, é sinal de que o planejamento, a execução e o controle dessas ações foram realizados da maneira correta, contribuindo para o desenvolvimento da organização. Caso sejam negativos, torna-se necessário identificar os problemas e traçar ações corretivas para que os erros não se repitam no futuro e não comprometam o desempenho da empresa.

Diante disso, a companhia deve ter cuidado ao buscar métodos para implementar a gestão por resultados, avaliando cada fator de modo abrangente e traçando um plano de ação abrangente. Esse é um processo que não é rápido, por exigir os cuidados que vamos explicar melhor a seguir. Confira alguns pontos críticos abaixo!

Conheça os impactos que essa estratégia traz para o negócio

É preciso avaliar as vantagens e os riscos que o modelo pode oferecer à empresa, além de conhecer profundamente a sua situação atual e o posicionamento de sua equipe. Isso permitirá que o gestor estruture um processo de gestão por resultados mais eficaz e alinhado com as demandas e necessidades internas da empresa. Assim, os impactos serão mais profundos e a companhia evitará o mal uso dos recursos operacionais disponíveis.

Planeje as mudanças com cuidado

Não economize tempo no planejamento estratégico, porque ele pode evitar gargalos e problemas durante a execução. Defina cada meta e medida de gestão avaliando o seu possível impacto, identificando riscos e criando medidas preventivas para lidar com possíveis problemas.

Garanta que todos os principais líderes estejam engajados com o planejamento do processo de gestão por resultados. Isso evita que a companhia tome decisões que sejam pouco aplicáveis e amplia a confiabilidade das decisões tomadas: quando todos estão envolvidos, as chances de a empresa adaptar-se à nova realidade de modo contínuo será muito maior.

Tome cuidado ao cobrar resultados

Outro ponto importante é que, apesar de os principais focos serem os resultados, eles não podem ser cobrados de maneira agressiva, sob o risco de desmotivar os funcionários. Portanto, lembre-se de que essa é uma nova metodologia, na qual não se encaixam as mesmas regras rígidas do modelo tradicional. O importante é manter o compromisso em atingir os objetivos dentro do prazo estipulado.

Para evitar que o engajamento caia, preste um apoio contínuo a sua equipe. Sempre tire dúvidas, aplique feedbacks e busque, ao lado dos colaboradores, meios para otimizar o seu trabalho e gerar melhores resultados no futuro. Assim, os times terão a motivação necessária para melhorar o impacto das suas ações e buscar sempre a melhor performance possível.

Revise continuamente métricas e objetivos

A realidade do mercado muda continuamente. Por isso, a empresa deve estar atenta a tendências e aos meios necessários para garantir que as métricas e os objetivos existentes sejam capazes de manter o negócio à frente de seus concorrentes.

Portanto, faça uma reavaliação contínua dos indicadores utilizados e os objetivos comerciais do negócio. Identifique se eles estão alinhados com as demandas dos clientes e faça mudanças sempre que necessário. Isso garante que a companhia sempre estará direcionada para atingir a maior lucratividade possível.

Monitore resultados continuamente

Os resultados devem ser monitorados sempre. Avaliar de modo contínuo o resultado de cada área auxilia o gestor, por exemplo, a identificar como fatores externos impactam nos resultados da companhia, planejar melhor as suas ações e realizar mudanças para manter o ambiente de trabalho com alta performance.

Além disso, sempre que uma modificação for realizada para melhorar os resultados da companhia, a empresa saberá se os objetivos foram alcançados. Assim, o gestor evitará que medidas de baixo impacto sejam replicadas.

Não há uma fórmula mágica para alcançar sucesso na aplicabilidade, mas lembre-se de que não há nada mais cruel do que estabelecer uma meta sem fornecer um método. Para bater metas é preciso que os colaboradores da empresa dominem um método para gerar melhorias e, dentro desse contexto, o Seis Sigma tem se mostrado extremamente eficaz.

A gestão por resultados pode ter um impacto profundo nos resultados da empresa. Ele adotará um posicionamento focado na busca por mais qualidade de gestão, avaliação contínua de métricas e um fluxo de trabalho mais dinâmico.

Em outras palavras, é com o apoio da gestão de resultados que a empresa conseguirá manter um fluxo permanente de melhorias no ambiente de trabalho. Com isso, o negócio se manterá à frente de concorrentes e conseguirá maximizar os seus resultados.

É esse tipo de preparo que os cursos Green Belt e Black Belt da Escola EDTI oferecem, para saber mais sobre o assunto e conhecer outros materiais, acesse nossos materiais gratuitos e torne-se capacitado para gerir.

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