Você está aqui: Início / Blog / Gráfico de pontos: o que é, como fazer e usar em seus projetos

Gráfico de pontos: o que é, como fazer e usar em seus projetos

Montar um gráfico de pontos pode ser uma ótima maneira de manter o controle sobre a performance de uma atividade.

Como toda ferramenta visual, sua principal vantagem é fornecer um panorama claro, facilitando a leitura dos dados e, assim, a tomada de decisão.

Saber usar mais esse recurso pode ajudar você profissionalmente, afinal, a quantidade de oportunidades é geralmente proporcional a quantas competências dominamos.

Continue acompanhando e some mais esse conhecimento útil ao seu currículo.

O que é um gráfico de pontos?

Também chamado de gráfico de dispersão, o gráfico de pontos é frequentemente utilizado por empresas e organizações como instrumento de controle.

Tem esse nome porque distribui diversos pontos em um campo.

Ao cruzar esses pontos com os eixos horizontal e vertical, podemos então tirar conclusões.

Nas empresas, é por ele que se pode medir, por exemplo, o quanto as vendas ou a produção estão evoluindo.

No meio acadêmico, é amplamente empregado para demonstrar resultados de análises, testes, experimentos e pesquisas.

Como fazer um gráfico de pontos?

Toda planilha de Excel é equipada para montagem de um gráfico de pontos.

Isso se aplica às plataformas na nuvem que disponibilizam gratuitamente essa ferramenta, como é o caso da Microsoft, entre outras.

Em geral, o processo de montagem é idêntico, variando mais em relação à localização de certos comandos.

Como referência, vamos mostrar a seguir como fazer nas Planilhas Google, acessíveis para todos que tenham uma conta no Gmail.

Acompanhe!

Insira os dados

O primeiro passo é inserir os dados a partir dos quais o gráfico será gerado.

Imagine que você é dono de uma sorveteria e quer saber o quanto a variação na temperatura impacta nas vendas.

Nesse caso, use a primeira coluna para inserir as temperaturas e, na coluna à direita, as vendas registradas para cada uma delas.

Gere e edite o gráfico de pontos

Uma vez que tenha os dados dispostos, é hora de gerar o gráfico.

Antes, selecione exatamente o intervalo de dados a ser convertido em gráfico, como na figura abaixo:

Feito isso, basta clicar em “Inserir” e, em seguida, em “Gráfico”, que será gerado automaticamente.

Interprete os dados

No exemplo acima, fica evidente que, quanto mais calor fizer, mais sorvetes serão vendidos.

Aliás, sendo essa uma ferramenta estatística, ela deve ser interpretada conforme certos parâmetros de frequência e distribuição.

Por isso, preste sempre atenção ao alinhamento dos pontos.

Quanto mais eles descreverem uma linha reta, maior será a correlação que, nesse caso, é entre temperatura e vendas.

Dica extra: você pode também desenhar uma linha de tendência para verificar em que parte do gráfico existe uma correlação.

Para isso, dê duplo clique no gráfico e na caixa de diálogo aberta clique em “Série”, marcando “Linha de tendência” mais embaixo.

Usos do gráfico de pontos

O gráfico de dispersão é útil para diversas finalidades, principalmente nos negócios.

Um gestor agrícola, por exemplo, poderia buscar correlações entre os regimes de chuva e o volume de suas colheitas.

Ou, em um canteiro de obras, o gráfico poderia sinalizar a frequência de acidentes em um certo período de tempo.

Confira então quais usos você pode fazer dessa ferramenta em suas atividades.

Estabelecer correlações

A partir do que vimos, a finalidade principal de um gráfico de pontos é confirmar se existe uma correlação entre duas variáveis.

As possibilidades se estendem ao infinito, cabendo apenas ao gestor definir o objeto de análise, a coleta dos dados e a sua inserção em uma planilha.

O Diagrama de Ishikawa é uma importante ferramenta que pode revolucionar sua rotina de trabalho. Clique aqui para saber como.

Monitorar o progresso

Também é uma ferramenta essencial para acompanhar o progresso de uma atividade produtiva.

Na indústria, o gráfico de dispersão é amplamente empregado para monitoramento de linhas de montagem e ocorrência de falhas, entre outros usos.

Conheça neste e-book a ferramenta SIPOC de melhoria e extraia o melhor dos seus recursos!

Extrair insights

Os dados mostrados no gráfico de pontos não estão ali como peças decorativas.

Eles devem ser interpretados e, dependendo de como se apresentam, eles podem revelar ou não uma relação de causa e efeito.

Seja qual for o resultado, essa é sempre uma ferramenta útil para orientar decisões.

Aprender a estruturar dados graficamente é fundamental para quem está o tempo todo precisando demonstrar resultados.

Nesse aspecto, o gráfico de pontos é realmente bastante útil para profissionais de diversas áreas.

Outra ferramenta de grande utilidade é a metodologia Lean, cuja aplicação elevou a Toyota ao grupo das principais montadoras de veículos do mundo.

Você pode dominá-la com um dos cursos da Escola EDTI!

Siga em frente, acessando este e-book em que mostramos como realizar pesquisas e melhorar as análises de seus projetos Lean Seis Sigma!

1 comentário em “Gráfico de pontos: o que é, como fazer e usar em seus projetos”

1. Pingback: Six Sigma Yellow Belt: o que faz e como se tornar um