Diferenças Green Belt Black Belt

Green Belt e Black Belt: as principais diferenças

Inspirada nas artes marciais, a metodologia Seis Sigma utiliza a mesma hierarquia de sabedoria em suas faixas, os belts. O nível mais básico, o White Belt, é apresentado a uma introdução às ferramentas de melhoria, enquanto que o Green Belt é o profissional que tem domínio da metodologia o suficiente para executar um projeto de melhoria e, por fim, o Black Belt é o profissional que domina toda a metodologia e orienta os aspirantes.

Se você já é Green Belt e está na dúvida se realmente é necessário fazer o Black Belt, convidamos você a ler esta publicação.

O Green Belt

O Green Belt, como mencionamos, é o profissional apto a liderar projetos e tem total entendimento de todo o projeto e de todas as ferramentas que serão utilizadas. O Green Belt é certificado para entregar soluções baseadas em dados e capaz de estudar os processos de um produto ou serviço de uma maneira eficiente.

Como o Green Belt ainda é considerado um profissinal em formação nas técnicas de melhoria, ele necessita da orientação de um Black Belt, que servirá como um coaching do projeto.

O Black Belt

O nível máximo, o mestre, o líder, o especialista. Chamem como quiser, mas o fato é que onde há um Black Belt é sinônimo de confiabilidade e certeza de que há uma liderança referência na metodologia Seis Sigma e alguém que possa compartilhar esse conhecimento com toda a sua equipe. Palavras bonitas, mas apenas a verdade.

O profissional Black Belt é aquele que buscou todos os conhecimentos pertinentes à metodologia Lean Seis Sigma e também é capacitado para liderar uma equipe de Green Belts em um projeto de melhoria que exija todo o conhecimento possível de liderança e técnica. O Black Belt é a referência de todos os Green Belt, aquele que tem total conhecimento das ferramentas estatísticas de qualidade e que sabe liderar grandes equipes em um projeto possivelmente extenso.

Todo esse conhecimento faz do profissional Black Belt um grande líder que ocupa altos cargos em sua empresa, visto seus conhecimentos em gerenciar projetos e tomada de decisões baseadas em dados. As principais diferenças entre ele e o profissional Green Belt é que o Black Belt é capaz de liderar uma equipe de Green Belts e possui um conhecimento maior das técnicas da metodologia Lean Seis Sigma. Os Green Belts, por sua vez, são aptos a liderar subprojetos dentro de um projeto de melhoria e a trabalhar lado a lado de outros profissionais Green Belt. Porém, é comum profissionais Green Belt de destaque ocuparem funções de Black Belt e serem incentivados a buscar a certificação mais alta da carreira.

Por onde começar?

Você pode se certificar tanto Green Belt quanto Black Belt diretamente com a Escola EDTI.

Agora, para descobrir por onde começar é importante entender o momento da carreira. Pessoas que ocupam cargos de liderança irão necessitar de um conhecimento mais aprofundado da metodologia para atuarem como orientadores de sua equipe e por isso é recomendado o Black Belt.

Por outro lado, pessoas que estão em estágios iniciais da carreira terão um maior benefício com a certificação Green Belt inicialmente e em um segundo momento poderão pensar no Black Belt.

Inscreva Green Belt

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *