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Inovação de produto: características, tipos e exemplos

A indústria 4.0 acentuou, com a Transformação Digital, a necessidade de investir na inovação de produto.

Aliás, o próprio conceito de inovação vem se transformando.

Há alguns anos, por exemplo, poucos faziam ideia do que era inovação disruptiva.

Inovar é preciso porque, hoje, até mesmo as grandes corporações podem ser ameaçadas por novos concorrentes com tecnologias totalmente inesperadas.

No caso dos produtos, implementar uma inovação é ainda mais desafiador, já que não faltam marcas oferecendo “a mesma coisa”.

O que fazer, então, quando as possibilidades de inovar parecem não existir?

A resposta para isso está nos princípios usados pelas empresas e profissionais de destaque quando precisam melhorar a qualidade do que fazem.

Confira na sequência.

inovacao de produto

Conceito de inovação de produto

Inovação de produto é toda modificação que possa elevar a performance, a aparência ou incrementar as funções de um bem ou serviço.

Você já deve ter observado que, todo ano, as montadoras anunciam modificações nos veículos que vendem, nem que seja apenas no seu design.

Essa é uma maneira de exemplificar a importância da inovação, principalmente quando se trata de produtos de maior valor agregado.

No entanto, ela também se aplica a bens de consumo não duráveis, inclusive alimentos.

Sempre que uma marca promover mudanças que alterem as características do que vendem, ela estará levando adiante a inovação em seus produtos.

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Como a inovação impulsiona seu negócio

O tempo não para, como dizia a famosa canção de Cazuza.

Esse já seria um motivo suficiente para justificar a necessidade de inovar, considerando que nada resiste à ação do tempo.

É preciso estar em movimento contínuo para que uma marca dê continuidade às suas atividades, gerando valor para seus clientes, acionistas e colaboradores.

Outro fator que deve ser considerado é a concorrência.

Em uma economia de mercado, raríssimas são as marcas que atuam livremente, sem a pressão de outras vendendo as mesmas soluções.

Diante desse obstáculo, a inovação é a melhor forma de se manter à frente daqueles que disputam um mesmo mercado consumidor.

Características de um produto inovador

Não vai ser do dia para a noite que vai surgir um produto inovador.

Até que ele ganhe as prateleiras das lojas, vitrines e catálogos online, há todo um esforço em pesquisa e desenvolvimento agregado.

Um bem considerado inovador tem então como principal característica os estudos e análises que antecedem seu lançamento.

Essa inovação pode ser a melhoria de funções já existentes ou a elaboração de um produto totalmente novo e que suplante o anterior.

Outro traço característico em produtos ditos inovadores é a pouca ou nenhuma concorrência em um primeiro momento.

Foi durante muito tempo o caso do Uber, que reinou por um longo período como solução hegemônica no segmento de transporte individual.

Tipos de inovação em produtos

Naturalmente, não há receita de bolo em matéria de inovação.

Ela pode seguir tantos caminhos que, em alguns casos, é até difícil identificar qual tipo de inovação está sendo implementada.

De qualquer forma, o mercado trabalha com certos modelos que, em razão do sucesso que já proporcionaram, são considerados quase infalíveis.

Podemos até dizer que, por causa disso, há empresas que têm verdadeira obsessão pela inovação, de tão importante que ela é para os seus negócios.

Conheça a seguir alguns dos principais tipos e suas aplicações.

Inovação aberta

A inovação aberta é considerada um estágio muito avançado porque depende não só de um conjunto de empresas, mas de todo um ecossistema favorável à inovação.

Nela, as empresas compartilham com o mercado o conhecimento que as levou a inovar, promovendo assim um ambiente de competitividade saudável.

Tendo acesso a esse conhecimento, as empresas se mantêm em um estado de movimento contínuo, sempre buscando novas soluções.

Por isso, esse tipo de inovação só faz sentido quando o país ou a região incentiva as empresas a inovarem, fomentando uma cultura de estímulo ao desenvolvimento.

Inovação radical

Não tão profunda quanto a inovação aberta, mas tão transformadora quanto ela é a inovação radical.

Leva esse nome porque, neste caso, um produto ou serviço é totalmente reformulado, a começar pelo próprio processo de fabricação.

As empresas podem inovar radicalmente nesse sentido, reconfigurando um tipo de produto ou serviço e até o mercado.

Mais uma vez, o Uber é um exemplo, já que revolucionou o setor de transportes ao inserir nele a economia do compartilhamento.

Inovação incremental

Menos radical, mas não menos relevante, a inovação incremental tem como foco a melhoria de funções ou no design de produtos.

No caso, isso é feito em bens que já estejam no mercado.

Não há o lançamento de uma solução inédita ou sem concorrentes.

O exemplo das montadoras novamente ilustra esse tipo de inovação, já que os carros continuam sendo os mesmos, mas com novas aparências ou funções.

Ainda que pareça superficial, a inovação em bases incrementais pode gerar impactos profundos no mercado, dependendo do produto e da função.

Inovação disruptiva

Por sua vez, a inovação disruptiva se caracteriza por um verdadeiro “choque” não só nos concorrentes como no mercado como um todo.

Não por acaso, as empresas disruptivas ganham projeção internacional rapidamente, considerando a magnitude das inovações que lançam no mercado e por pensar fora da caixa.

O Airbnb é um exemplo disso, já que, assim como o Uber fez nos transportes, introduziu a economia do compartilhamento no segmento hoteleiro.

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Exemplos de inovação de produtos

O mercado está repleto de produtos que mudaram totalmente os paradigmas, alterando até a forma como certos serviços são prestados.

Alguns bons exemplos disso são:

  • Veículos com câmbio automático
  • Concreto “verde”
  • Drones
  • Embalagens retornáveis
  • Iluminação LED
  • Smartphones
  • Smartwatches
  • Tela 4K
  • TVs super finas que parecem quadros.

Conclusão

A inovação de produto é a mola propulsora da economia de mercado, que nem existiria se não fosse a competição entre as empresas.

Ela é também a base para o desenvolvimento de uma economia, impulsionando as atividades produtivas em uma reação em cadeia.

Quem trabalha nessa área, sem dúvida, tem um vasto horizonte profissional para atuar, considerando as infinitas oportunidades.

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