Você está aqui: Início / Blog / Marketing Digital: Entenda e aplique essa incrível ferramenta

Marketing Digital: Entenda e aplique essa incrível ferramenta

O marketing digital tem ganhado cada vez mais espaço por ser uma estratégia relativamente simples para alavancar uma marca.

Com suas ferramentas de automatização e seu alto poder de personalização, é possível atingir o público certo na hora certa para ter os melhores resultados.

Em períodos de crise, como esse que vivemos em decorrência da pandemia, fica ainda mais evidente a necessidade de investir na construção de uma boa reputação para sua empresa.

Para saber mais a respeito dessa área que tem crescido exponencialmente, é só continuar lendo a seguir.

O que é o Marketing Digital?

O marketing digital traz para a internet diversas possibilidades de propaganda e publicidade que há décadas já eram desenvolvidas na TV, rádio e mídias impressas.

Suas estratégias podem ter o objetivo de aumentar as vendas, garantir boa experiência para quem já é consumidor, gerar notoriedade para uma marca nova ou que busca se reposicionar no mercado.

Pouco a pouco, a internet foi se integrando a nossa vida e hoje faz parte de diversos processos de consumo e também da forma como nos relacionamos uns com os outros.

Mais recentemente, o contexto pandêmico acelerou ainda mais esse movimento e fez com que as vendas pela internet aumentassem – pelo menos 47% dos brasileiros fizeram mais compras online no período.

O marketing digital cresceu muito nas últimas décadas e conforme o acesso a banda larga se expande, a tendência é que as estratégias de comunicação para vendas tenham cada vez mais importância para as empresas.

Quais os produtos mais vendidos no Marketing Digital?

Dentro das estratégias digitais, existem alguns lugares comuns que funcionam como mapa do que deve ser desenvolvido por profissionais da área – confira:

Desenvolvimento de site

Tudo começa pelo site, que atua como o endereço principal da marca dentro da internet.

É importantíssimo desenvolver uma página responsiva, simples porém completa com todas as informações que o cliente precisa para entender o produto e realizar sua compra.

Caso seu negócio não funcione por ecommerce, é preciso ter pelo menos os dados de contato para que o cliente possa iniciar a negociação por outro meio.

Tráfego orgânico

Agora que você já tem seu site, será preciso começar a criar conteúdo com foco em trazer mais visitantes para a página e, assim, divulgar os produtos.

Para garantir o sucesso aqui, é essencial contar com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e Inbound Marketing.

O e-mail também pode ser um aliado para evoluir o relacionamento da marca com sua clientela.

E-mail marketing

Engana-se quem pensa essa é uma mídia do passado: o e-mail marketing continua sendo uma ferramenta bastante poderosa para se comunicar com o cliente.

Na caixa de entrada, a marca retém a atenção completa do consumidor sem as distrações de conteúdo presentes na televisão ou nas redes sociais.

Tráfego pago

No início, pode ser que sua estratégia de tráfego orgânico não seja suficiente para trazer visitantes para o site.

Aqui cabe investir de maneira estratégica em tráfego pago, criando anúncios para a marca no Google e em redes sociais.

Redes sociais

Por último, mas definitivamente não menos importante, nós temos as redes sociais.

Esses serviços se tornaram referência para clientes que buscam mais informações sobre as empresas diretamente em suas páginas.

Uma boa estratégia de conteúdo orgânico ajuda na divulgação comercial, no relacionamento e também no reconhecimento da marca.

Como aplicar conceitos do Marketing Digital na sua empresa?

Como você pôde perceber, a internet é hoje essencial para que as empresas possam se conectar com seus públicos.

Nesse contexto, o marketing digital fornece as ferramentas necessárias para aumentar o alcance da marca e impulsionar os resultados.

Os seus conceitos ajudam empresas dos mais diversos segmentos a encontrarem seus públicos e direcionar os esforços para quem realmente importa.

Com isso, o processo fica otimizado e tudo aquilo que é supérfluo pode ser excluído do fluxo de trabalho para garantir maior produtividade.

Cursos gratuitos de marketing digital

Se você se interessou pelo tema e quer aprender mais sobre marketing digital, a boa notícia é que existem hoje diversos cursos online completamente gratuitos.

Confira abaixo mais informações sobre duas das principais escolas do segmento.

Google

Dentro do seu ambiente exclusivo de aprendizado online, o Google Digital Garage oferece cursos nas áreas de marketing, desenvolvimento pessoal, tecnologia e dados.

Especificamente para a área do marketing, são 32 cursos com certificação gratuita ou paga para profissionais de diversos níveis.

Resultados Digitais

A Resultados Digitais (RD) é uma gigante brasileira do desenvolvimento de soluções para marketing conhecida pela maioria dos profissionais desse segmento.

Referência na área, a empresa é dona da RD University, uma plataforma online com 33 cursos só na área de marketing digital.

O marketing digital é uma realidade da qual nenhuma empresa pode mais escapar.

Com um mercado cada vez mais competitivo e um acesso cada vez mais amplo à internet, estar conectado com seu público no meio digital é essencial para todas as organizações.

Para ter mais dicas de estratégias e ferramentas de gestão, continue acompanhando nosso blog.