Branding

Aprenda tudo sobre Branding e impulsione sua marca!

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Algumas marcas são tão conhecidas e prestigiadas pelo público, que se tornam sinônimo do próprio produto. Foi o que aconteceu com a Gilette, a Zíper e outros exemplos notórios. E, claro, esse é o sonho dourado de muitas marcas. Mas, você sabe o que é necessário para chegar a esse nível de posicionamento de mercado? O segredo está no Branding bem estruturado.

Diversas empresas apresentam competência semelhante e produtos igualmente bons, mas se diferenciam nos resultados na hora de investir na gestão da marca. Já sabemos que o marketing é uma estratégia forte e evidente para atrair os consumidores e aumentar as vendas, no entanto, o Branding também pode e deve ser robusto, mas, de maneira sutil; nas “entrelinhas”.

Se você quer saber o que é Branding, afinal, acompanhe o post, entenda sua importância e como ele pode ser construído para fortalecer a sua marca e torná-la única no mercado.

O que é Branding?

O que é Branding?

De acordo com Seth Godin, “uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro”.

Brand Management ou, simplesmente, Branding, portanto, é a estratégia usada para gerir marcas com o objetivo de torná-las reconhecidas pelo público no mercado. Ela é constituída de diversos elementos alinhados ao posicionamento, valores, propósito e missão da marca. O intuito é estimular sensações, criando conexões inconscientes e conscientes nas pessoas para que elas escolham a sua marca e consumam o seu serviço ou produto.

Quando você pensa em uma marca da sua preferência, o que mais vem à mente além das formas, das cores e da tipografia? Vêm as lembranças associadas, aromas, sensações, não é mesmo? Pois, é esse o papel do Branding: criar conexões e fortalecer esse vínculo.

Qual é a importância do Branding no desenvolvimento de uma marca forte?

Qual é a importância do Branding no desenvolvimento de uma marca forte?

Ao delinear o significado do Branding, já trouxemos nele sua importância embutida, entretanto, em termos de valor de mercado, podemos destacar melhor a competitividade como um elemento importante dentro desse conceito. Com a globalização e a internet aproximando as pessoas a competição ficou ainda mais acirrada e complexa.

Diante desse cenário, toda vez que uma marca consegue criar laços verdadeiros com seu público de interesse, a percepção do preço pode ganhar outros contornos e, o que poderia ser visto como caro, passa a ser valor.

Vejamos um exemplo de Branding para lá de famoso: os produtos da Apple. Muitas vezes, suas especificações técnicas deixam a desejar em relação aos principais concorrentes, além de apresentarem certas limitações de compatibilidade com outras marcas, mas, o preço é sempre mais alto. Nem por isso, a marca perde espaço no mercado. Seu público é fiel e a empresa já figura há muito tempo como uma das mais valiosas ao redor do mundo. Sua fama foi alicerçada na excelência do desenvolvimento de produtos.

Então, nesse mercado competitivo, é muito importante construir uma marca com propósito e personalidade, que crie identificação com o consumidor, conectando-se às suas histórias e anseios.

Como construir um Branding de sucesso?

A construção de um Branding de sucesso se faz por meio da cuidadosa reunião de um conjunto de elementos alinhados entre si. Toda a evolução dessa composição faz parte da personalidade das marcas. E como esse processo se desenvolve? Acompanhe algumas das principais etapas, a seguir:

Desenvolva a identidade visual da marca

O caminho para fazer Branding começa pelas formas que a representação visual da marca ganha por meio das cores, formatos, fontes tipográficas e criação de símbolos. São os elementos que compõem a forma e funcionam como um veículo para ser percebido pela visão, em um primeiro momento.

Todos esses elementos, juntos, constituem o logotipo, e quanto mais coeso ele for, mais rapidamente será absorvido pelas pessoas. Essa preocupação com a coesão deve levar em conta, ainda, a responsividade para os diversos dispositivos (smartphones, tablets, notebook), além das plataformas online, facilitando a leitura e a navegação.

Construa um tom apropriado de linguagem e comunicação

O tom de voz é igualmente importante. É preciso saber como é a comunicação do seu público de interesse. É formal, descontraída? É necessário adequar a linguagem a quem a sua marca se dirige, por isso, é fundamental pesquisar, detalhadamente, como a sua brand persona se comporta, suas preferências e seu linguajar e alinhar aos textos dos anúncios e redes sociais.

Entenda seus canais e a mensagem que define sua marca

Você já sabe quais canais de comunicação o seu público usa para se comunicar? Descubra quais são e entenda qual é a melhor maneira de estar lá e interagir com seus potenciais consumidores. E, lembre-se de escolher aqueles que podem ser mais relevantes para a sua marca; que a definem, já que eles devem cumprir um papel estratégico para ajudar o seu negócio a crescer.

Conclusão

O trabalho de lançar uma marca no mercado ganha cada dia mais requintes. Isso acontece ao mesmo tempo em que o público consumidor se torna mais exigente, buscando produtos e serviços personalizados. Nesse novo universo, o Branding significa tudo isso e muito mais, portanto, deve ser construído com dedicação e cuidado. Dessa forma, você cria muito mais chances de ganhar um espaço definitivo no coração do seu público.

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