Você está aqui: Início / Blog / Aprenda tudo sobre Branding e impulsione sua marca!

Aprenda tudo sobre Branding e impulsione sua marca!

Algumas marcas são tão conhecidas e prestigiadas pelo público, que se tornam sinônimo do próprio produto. Foi o que aconteceu com a Gilette, a Zíper e outros exemplos notórios. E, claro, esse é o sonho dourado de muitas marcas. Mas, você sabe o que é necessário para chegar a esse nível de posicionamento de mercado? O segredo está no Branding bem estruturado.

Diversas empresas apresentam competência semelhante e produtos igualmente bons, mas se diferenciam nos resultados na hora de investir na gestão da marca. Já sabemos que o marketing é uma estratégia forte e evidente para atrair os consumidores e aumentar as vendas, no entanto, o Branding também pode e deve ser robusto, mas, de maneira sutil; nas “entrelinhas”.

Se você quer saber o que é Branding, afinal, acompanhe o post, entenda sua importância e como ele pode ser construído para fortalecer a sua marca e torná-la única no mercado.

O que é Branding?

De acordo com Seth Godin, “uma marca é um conjunto de expectativas, memórias, histórias e relacionamentos que, juntos, são responsáveis por fazer o consumidor escolher um produto ou serviço em vez de outro”.

Brand Management ou, simplesmente, Branding, portanto, é a estratégia usada para gerir marcas com o objetivo de torná-las reconhecidas pelo público no mercado. Ela é constituída de diversos elementos alinhados ao posicionamento, valores, propósito e missão da marca. O intuito é estimular sensações, criando conexões inconscientes e conscientes nas pessoas para que elas escolham a sua marca e consumam o seu serviço ou produto.

Quando você pensa em uma marca da sua preferência, o que mais vem à mente além das formas, das cores e da tipografia? Vêm as lembranças associadas, aromas, sensações, não é mesmo? Pois, é esse o papel do Branding: criar conexões e fortalecer esse vínculo.

Qual é a importância do Branding no desenvolvimento de uma marca forte?

Ao delinear o significado do Branding, já trouxemos nele sua importância embutida, entretanto, em termos de valor de mercado, podemos destacar melhor a competitividade como um elemento importante dentro desse conceito. Com a globalização e a internet aproximando as pessoas a competição ficou ainda mais acirrada e complexa.

Diante desse cenário, toda vez que uma marca consegue criar laços verdadeiros com seu público de interesse, a percepção do preço pode ganhar outros contornos e, o que poderia ser visto como caro, passa a ser valor.

Vejamos um exemplo de Branding para lá de famoso: os produtos da Apple. Muitas vezes, suas especificações técnicas deixam a desejar em relação aos principais concorrentes, além de apresentarem certas limitações de compatibilidade com outras marcas, mas, o preço é sempre mais alto. Nem por isso, a marca perde espaço no mercado. Seu público é fiel e a empresa já figura há muito tempo como uma das mais valiosas ao redor do mundo. Sua fama foi alicerçada na excelência do desenvolvimento de produtos.

Então, nesse mercado competitivo, é muito importante construir uma marca com propósito e personalidade, que crie identificação com o consumidor, conectando-se às suas histórias e anseios.

Como construir um Branding de sucesso?

A construção de um Branding de sucesso se faz por meio da cuidadosa reunião de um conjunto de elementos alinhados entre si. Toda a evolução dessa composição faz parte da personalidade das marcas. E como esse processo se desenvolve? Acompanhe algumas das principais etapas, a seguir:

Desenvolva a identidade visual da marca

O caminho para fazer Branding começa pelas formas que a representação visual da marca ganha por meio das cores, formatos, fontes tipográficas e criação de símbolos. São os elementos que compõem a forma e funcionam como um veículo para ser percebido pela visão, em um primeiro momento.

Todos esses elementos, juntos, constituem o logotipo, e quanto mais coeso ele for, mais rapidamente será absorvido pelas pessoas. Essa preocupação com a coesão deve levar em conta, ainda, a responsividade para os diversos dispositivos (smartphones, tablets, notebook), além das plataformas online, facilitando a leitura e a navegação.

Construa um tom apropriado de linguagem e comunicação

O tom de voz é igualmente importante. É preciso saber como é a comunicação do seu público de interesse. É formal, descontraída? É necessário adequar a linguagem a quem a sua marca se dirige, por isso, é fundamental pesquisar, detalhadamente, como a sua brand persona se comporta, suas preferências e seu linguajar e alinhar aos textos dos anúncios e redes sociais.

Entenda seus canais e a mensagem que define sua marca

Você já sabe quais canais de comunicação o seu público usa para se comunicar? Descubra quais são e entenda qual é a melhor maneira de estar lá e interagir com seus potenciais consumidores. E, lembre-se de escolher aqueles que podem ser mais relevantes para a sua marca; que a definem, já que eles devem cumprir um papel estratégico para ajudar o seu negócio a crescer.

O trabalho de lançar uma marca no mercado ganha cada dia mais requintes. Isso acontece ao mesmo tempo em que o público consumidor se torna mais exigente, buscando produtos e serviços personalizados. Nesse novo universo, o Branding significa tudo isso e muito mais, portanto, deve ser construído com dedicação e cuidado. Dessa forma, você cria muito mais chances de ganhar um espaço definitivo no coração do seu público.

Para saber mais sobre os conceitos essenciais de um negócio de sucesso, acesse nossos cursos e se especialize!