Você está aqui: Início / Blog / Melhorar é perserverar com vigor

Melhorar é perserverar com vigor

Toda vez que começamos um novo curso, projeto de consultoria ou palestra, sempre ficamos preocupados se nossos clientes conseguirão alcançar os resultados desejados no prazo esperado. Mas, isto depende muito mais deles do que de nós. Por quê? Porque os resultados dos projetos de melhoria dependem muito da abertura que os líderes dão as propostas de mudanças e o quanto se empenham para que elas sejam implantadas e seguidas.

Nova Apostila White Belt

Apostila totalmente gratuita para nossos alunos obterem uma experiência ainda melhor enquanto fazem o curso de Lean Six Sigma White Belt; ela conta com ilustrações próprias, identidade visual da escola e nova diagramação para melhor compreensão do conteúdo pelo aluno!

Capa Nova Apostila White Belt

É comum atribuir as consultorias ou até mesmo aos consultores a responsabilidade pelo resultado do projeto, mas isto esta errado. Infelizmente não há pudim instantâneos quando falamos sobre a melhoria de processos.

Muita gente pensa que ter bons processos é algo de prateleira, que pode facilmente ser comprado, mas estas pessoas estão erradas. Não adianta contratar a melhor consultoria, adquirir o mais novo sistema de gestão da empresa, frequentar uma infinidade de palestras se o comando da empresa não estiver disposto a se esforçar para mudar.

A pessoa que deve começar o projeto e dar todo o apoio para que ele aconteça é o líder da organização. É impossível delegar esta tarefa.

Liderança nos resultados obtidos

Quando analisamos os nossos projetos de melhoria, fica claro o impacto da liderança nos resultados obtidos. Já vimos pequenas empresas aprenderem a trabalhar melhoria de processo e fazerem disso seu mantra, com o seu principal executivo ou dono repetindo-o a todo o momento.

Vimos que quando isto acontece, toda a organização incorpora a cultura da mudança e do aprendizado, fazendo a coisa fluir e os resultados aparecerem.  Já vimos também, grandes empresas se arrebentarem por delegarem a tarefa a funcionários de segunda ordem, deixando de cobrar o andamento do processo e pior, não deixando que nenhuma mudança seja realizada.

Autodisciplina é a chave para um projeto bem sucedido. Uma execução perfeita exige treino, aprendizado e muita, mas muita mesmo, perseverança e vigor. Sem isto, acreditar que haverá resultado é mera ilusão.

Não precisamos saber milhares de teorias e métodos sobre melhoria, mas precisamos saber as milhares de situações na qual o método se aplica. Não precisamos mais do que 3 questões e alguns ciclos PDSAs para trazer milhões de economia.

Pense nisto. Execução  e autodisciplina são as coisas mais importantes da melhoria.