O que um profissional precisa ter para se destacar no mercado de trabalho

Um bom profissional é aquele que reúne uma série de habilidades técnicas, pessoais e interpessoais de forma coerente com seus objetivos. Crescer profissionalmente requer muito empenho, dedicação e planejamento. Se o que você busca é se destacar no mercado de trabalho e quer saber o que é preciso para ser um profissional disputado pelas empresas, acompanhe o post de hoje.

Bom marketing pessoal

Sim, é importante ser um excelente profissional, mas é preciso aprender a demonstrar isso da forma correta para as outras pessoas. A regra de ouro dos profissionais que se destacam é saber “vender” a si mesmo por meio do marketing pessoal.

Você quer chegar a um cargo de gestor? Comece a se parecer com um no modo de se vestir, falar e lidar com as pessoas a sua volta. Seja proativo, solucione problemas e aja sempre com profissionalismo. Resumindo, mostre-se da forma como você quer ser visto, essa é a premissa do marketing pessoal.

Assim como no mundo corporativo, para a estratégia de marketing pessoal funcionar é preciso um planejamento estratégico, saber exatamente aonde quer chegar, estudar o perfil de pessoas de sucesso, as qualificações e habilidades que precisam ser desenvolvidas.

Excelente comunicação

Ser um bom comunicador é uma característica imprescindível no mundo atual. É óbvio que uma boa capacidade oratória é um quesito importante, mas uma boa comunicação é aquela onde você se faz entender claramente. Para isso é fundamental saber ouvir, escrever e entender as pessoas.

Essa habilidade faz com que você seja capaz de manter um bom networking. Ou seja, conhecer e se relacionar as pessoas certas para que seja lembrado e atinja os seus objetivos profissionais.

Capacidade analítica

Para se destacar é importante conseguir analisar dados internos e externos do mercado, pois dessa forma você será capaz de ajudar a empresa a traçar suas estratégias e planos futuros. As empresas procuram pessoas capazes de agregar conhecimentos e soluções.

Ter capacidade analítica é saber reunir, processar, filtrar e gerar relatórios por meio dos dados, entendendo as necessidades do mercado e como se posicionar dentro dele. Essas habilidades são importantes dentro das empresas, pois a partir disso é possível reter clientes, aproveitar nichos não explorados e diferenciar a marca diante dos concorrentes.

Conhecimento sobre otimização processos

Excelência e redução de custos são os objetivos da maior parte das empresas. Para chegar a um cargo de gestão, o profissional deve estar apto a implementar medidas que colaborem para que esses objetivos sejam alcançados.

Existem algumas certificações no mercado que podem ajudá-lo nesse quesito, é o caso do método Lean Six-Sigma.  Esse método visa identificar erros e corrigi-los, aumentar a produtividade, diminuir custos e ainda entregar o melhor produto para o cliente. Com o uso desse método é possível agregar valor, conquistar os clientes e aumentar as vendas.

Atualização constante

O mercado muda frequentemente e com essas transformações surgem novas opções de soluções e tecnologias para o desenvolvimento do trabalho. Um bom profissional não pode correr o risco de se tornar ultrapassado, ou seja, deve sempre estar à frente no mercado. Além disso, quanto mais conhecimento adquirido em uma área, maiores as chances de você conseguir solucionar os problemas rapidamente e de forma eficiente.

Sendo assim busque conhecimento constantemente, entenda tudo que está acontecendo na sua área de atuação tanto no Brasil quanto no mundo e se antecipe sobre as tendências de mercado.

Liderança e bom desenvolvimento de trabalho em equipe

A liderança não é uma habilidade que deve estar presente apenas em gestores, os líderes natos podem aparecer em qualquer situação. Para fazer a diferença é preciso saber liderar e trabalhar em equipe. Bons líderes trabalham junto, motivam a equipe e a impulsiona na direção dos objetivos da empresa. Além disso, são responsáveis, cumprem prazos, não reclamam e não desistem diante de dificuldades.

Excelência

Não basta ser bom, tem que ser o melhor. Isso pode soar um pouco pesado em um primeiro momento, mas ainda que a perfeição seja algo difícil de alcançar, você deve buscá-la a todo o momento. Sempre desenvolva o melhor trabalho possível e entregue mais do que aquilo que foi pedido. Seja proativo, desenvolva soluções e mostre toda a sua capacidade.

Motivação

A motivação é o que faz com que encaremos o dia a dia com entusiasmo, garra e força de vontade, mesmo diante de toda correria e atividades desgastantes. É esse sentimento que nos impulsiona para frente, ainda que às vezes os resultados demorem um pouco mais ou não haja o reconhecimento que gostaríamos.

A motivação tem que ser algo intrínseco, pois é por meio dela que somos capazes de trabalhar mais e melhor, aumentando a produtividade e eficiência.

Organização e planejamento

Essas características são importantes, pois por meio delas você é capaz de estabelecer metas e gerir o tempo e sua produtividade. Além disso, ambientes desorganizados afetam tudo a sua volta, deixando o ambiente carregado. Para conseguir o foco necessário para boas tomadas de decisões você precisa de uma boa organização tanto do ambiente quanto mental.

Fluência em outro idioma

Esse é um item obrigatório para qualquer profissional que queira se destacar. O mundo está cada vez mais globalizado e as grandes empresas se relacionam com fornecedores e clientes de todos os lugares do mundo.  Para conseguir um bom cargo é importante se comunicar nessa realidade do universo corporativo.

Boa autoavaliação

É importante que o profissional seja capaz de identificar seus pontos fortes e fracos. Essa capacidade faz com que você tenha plena consciência de suas competências e capacitações. Diante disso, é possível melhorar o seu marketing pessoal, enquanto administra as suas deficiências. Defina quais as áreas e habilidades que você precisa de fato melhorar sejam elas pessoais ou técnicas.

O caminho do sucesso pode não ser fácil, mas, com certeza, é bastante recompensador. Invista em você e no desenvolvimento das habilidades, competências e características de bons profissionais que você se destacará no mercado de trabalho. Gostou do nosso post? Que tal compartilhá-lo nas redes sociais para que os seus amigos também aprendam a se destacar no mercado de trabalho?

0 respostas

Deixe uma resposta

Quer participar da conversa?
Deixe sua opinião! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *