o-sistema-just-in-time

O sistema Just in Time

Just in time é um termo em inglês, que significa “na hora certa”, a partir dessa denominação já podemos ter uma ideia sobre o que se refere esse sistema.

O sistema administrativo de produção Just in Time, determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora certa.

Pode ser aplicado em qualquer ambiente organizacional, e tem grande peso no auxilio de redução de estoques, e nos custos decorrentes desse processo.

Esse sistema passou a ser um pilar importante para diversas indústrias, pois ao utilizá-lo a matéria-prima passa a chegar ao local de utilização apenas no momento necessário, evitando o que esses produtos fiquem parados.

Acúmulo do estoque gera um impacto extremamente negativo, pois a partir do momento em que se passa a ter um estoque maior que o necessário, se tem custos para manter as mercadorias armazenadas de forma adequada.

Seu principal conceito está na relação direta com a produção por demanda, ou seja, primeiro se vende o produto, para só então comprar sua matéria-prima, e fabricá-lo.

O estoque de matérias-primas da empresas que usam o sistema Just in Time estão programados para ter apenas o suficiente para algumas horas de produção, e essa não é uma tarefa fácil.

Os fornecedores devem ser treinados para trabalhar com entregas de pequenos lotes e na frequência desejada. Além disso o número de fornecedores deve ser o mínimo possível, pois uma quantidade menor os torna mais fácil de serem administrados.

 

O sistema Just in time de administração e o método Kanban

Junto ao sistema Just in Time o método Kanban, que busca organização através de marcação de processos, e etapas da produção utilizando cartões sinalizadores.

Permite um controle mais acelerado das etapas de produção, por conter informações sobre quando, quanto e o que produzir.

Como você pode ver no exemplo abaixo:

O método foi desenvolvido pela Toyota na década de 1960, a idéia se baseou em um sistema visual de abastecimento de um supermercado, conforme os produtos são consumidos, os espaços vazios são reabastecidos, o que permite um acompanhamento mais prático do controle de estoque e possibilitando a utilização da administração Just in Time.

 

Just in Time e o sistema Lean Manufacturing

O sistema Lean Manufacturing ou “Manufatura Enxuta”, lança mão de várias ferramentas, sendo o conceito de Just in time considerado um de seus principais pilares.

Pode ser explicada como uma metodologia que abrange um grupo de técnicas e ferramentas que, em conjunto, permitem à empresa identificar e eliminar oito diferentes tipos de desperdício.

Como o próprio nome diz, o objetivo do Lean Manufacturing é mudar a cultura produtiva da empresa, buscando sempre mantê-la enxuta o suficiente para que, em todos os níveis de produção, as atividades sejam realizadas visando o maior aproveitamento possível.

Trata-se de uma abordagem sistemática para identificar desperdícios dentro dos processos produtivos, eliminando-os por meio da aplicação de preceitos de melhoria contínua. Assim, além de tornar o processo produtivo mais enxuto, ela faz com que a empresa se flexibilize a ponto de, internamente, se adaptar às mudanças do mercado.

Todos esses assuntos abordados ao longo do post são conteúdo em nossos cursos de certificação.

Faça sua inscrição, aprofunde seu conhecimento e sai na frente no mercado de trabalho.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.