Opções de qualificação para engenheiros depois da graduação

qualificação-engenharia

Muitos graduados, que ingressaram na área após um incentivo governamental no início desta década, ficam na dúvida quanto ao procedimento das suas carreiras. Mesmo o mercado de trabalho apresentando um cenário de crise, existem várias opções de qualificação para engenheiros.

Seja na concorrência por vagas cada vez mais disputadas ou na mudança de cargo dentro de uma empresa. O candidato pode escolher desde uma pós-graduação até uma certificação em uma metodologia específica. Há também os cursos de melhorias e MBAs, o interessante é optar por aquele que melhor desenvolverá competências imprescindíveis ao objetivo desejado.

Veja a seguir algumas alternativas de investir no seu crescimento profissional. Boa leitura!

Pós-graduação

Na faculdade, depois de concluírem o ciclo básico de disciplinas, os futuros trabalhadores já experimentam alguma especialização, ao escolherem por certas habilitações que o segmento dispõe: civil, mecânica, elétrica, de produção, ambiental, etc. Estas são as prováveis opções de escolha.

Concluído um curso específico de ensino superior, uma oportunidade de qualificação é a pós-graduação. Dessa forma, o profissional se especializa em um determinado ramo, seja na parte técnica ou administrativa. Por exemplo, há desde engenheiros civis que fazem em perícias até outros profissionais que buscam atuar no mercado financeiro.

É natural que no decorrer dos períodos alguns já apresentem interesse por assuntos específicos. Isto pode ser visto como um primeiro passo motivacional para o estudante continuar se especializando no que é do seu agrado. Quem sabe até tornar-se um gestor.

Intercâmbio

Como esse mercado de trabalho ficou desaquecido no Brasil, com a crise econômica ocorrida em 2015, uma opção de qualificação para engenheiros depois do término da formação é realização de um intercâmbio.

É bem verdade comentar que muitas oportunidades existem durante o período da graduação, a possibilidade de estágio é uma delas, embora existam outras possibilidades após a conclusão da faculdade.

Por exemplo, a Ordem dos Engenheiros (OE), de Portugal, e o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), do nosso país, assinaram um termo de reciprocidade a fim de reconhecer o exercício da profissão de integrantes das duas instituições.

Alguns também desejam essa alternativa visando o conhecimento de outros ambientes organizacionais, outra cultura empresarial, visto que falar outro idioma não é nenhum problema. Muitos fazem cursos de línguas já pensando em tal ocasião.

MBA

Profissionais que querem assumir posições de gestão dentro de uma empresa podem fazer um MBA (Master of Business Administration). Como um recém-graduado, ainda deve demorar certo período até conseguir este posto. Geralmente um MBA é indicado àqueles que já estão a um considerável tempo no mercado de trabalho.

Por mais que tenham experiência em projetos e em execução de atividades, alguns engenheiros têm carências nos aspectos da liderança, comunicação, tomadas de decisões estratégicas e saber lidar com pessoas diferentes. Essas atribuições são muito necessárias para quem almeja um cargo gerencial.

Há os que já desenvolveram tais habilidades nos tempos de colégio, ao participarem de grêmios estudantis e entrarem na competição de concursos oferecidos pela escola. No entanto, é sempre possível adquirir conhecimento e ir em busca dos seus objetivos.

Curso de melhorias

Entre as opções de qualificação para engenheiros recém-graduados, ou com certa uma bagagem acumulada, estão as certificações. Essas competências diferenciam o profissional no mercado de trabalho, já que ele passa a ser apto a desenvolver projetos bem específicos.

Como as organizações buscam cada vez mais profissionais “solucionadores de problemas”, candidatos, com essa capacidade, passam a ser bem valorizados. Conheça abaixo algumas delas e as vantagens que elas agregam na sua vida.

Green Belt

Essa certificação, que vem depois da White e Yellow Belt, permite que você faça parte de um grupo multifuncional que tem a competência de desenvolver projetos especializados em Lean Seis Sigma. É uma metodologia especializada em melhoria contínua que evita desperdícios ao aplicar um diferencial competitivo na empresa.

Durante o curso, o aluno encontra um amplo conhecimento sobre as cinco fases da metodologia DMAIC: definição, medição, análise, melhoria e controle. Após explorar cada tópico e conhecer ferramentas estatísticas que ajudam as etapas, ele tem contato com exemplos que facilitam a elaboração do seu primeiro projeto. Ao final, ele já está apto para elaborar outros.

Black Belt

Todo candidato que se qualifica na certificação anterior precisa de um líder Black Belt, penúltimo nível da especialização em Lean Seis Sigma. Ela é um diferencial no mercado, pois prepara o profissional para gerenciar equipes, fazer com que a empresa acompanhe os ensinamentos do Six Sigma, sem contar que todo profissional que recebeu esse título sabe muito bem resolver qualquer tipo de conflito.

O treinamento se divide entre presencial e virtual, fazendo com que a produtividade seja explorada em todas as suas facetas e gestor começa a ter uma ligação mais próxima de acionistas e demais cargos elevados da organização, afinal, ele tornou-se especialista em uma área que preza pela qualidade.

As vantagens do curso de melhoria

A grande diferença de um curso de melhoria dos outros tipos de qualificação para engenheiros é a sua carga horária. O MBA e a pós-graduação podem levar mais de 1 ano até chegar a sua conclusão. Se você estiver procurando uma especialização de curto período, um curso de melhoria pode ser a solução.

Um exemplo é a certificação Green Belt, que tem 60 horas de duração. Além dela, listamos a seguir certas vantagens em optar por essa modalidade.

Ampla visão do tema

Quando você está estudando sobre algo que é do seu interesse, tudo se torna compreensível. Na faculdade essa oportunidade nem sempre é possível, pois devemos explorar todas as facetas da área em questão a fim de conhecê-la por completo.

No entanto, ao fazer esse tipo de curso o candidato adquire uma visão mais ampla. Assim, acaba entrando em contato com tendências e ferramentas para serem usadas na rotina de trabalho. Muitas delas relacionadas a qualidade e que também podem ser úteis no decorrer do dia.

Possibilidade de networking

Essa forma de qualificação para engenheiros permite que o contato com outros profissionais da área seja possível. Professores, gestores e até pessoas que podem se tornar parceiros de negócios. Em geral, uma certificação é um incentivo ao aluno que quer estar em conectado com as novidades do seu ramo. A concorrência faz com os estudos sejam sempre uma escolha. Logo, não duvide do valor do networking.

A Internet é um importante canal de comunicação e por meio dela o candidato pode atrair usuários do seu interesse usando o marketing de conteúdo. É um método eficaz de aproximação utilizando textos relevantes. Uma oportunidade assim agrega valor a sua marca e, aos que ainda não fazem parte do mercado de trabalho, um intermediário ao caminho empresarial.

Crescimento profissional

O conhecimento precisa ser constantemente alimentado. É preciso colocar em prática as atividades aprendidas para que o profissional sempre esteja em ativa. Aquele que nega a busca por melhorias acaba estabelecendo processos engessados que causam muito retrabalho dentro de um departamento. Você não quer ser um gestor assim, não é mesmo?

Existem muitas empresas que são facilmente confundidas por terem ritmos de trabalho iguais. Usam as mesmas estratégias e não exploram a tecnologia e a inovação. Pensando nisso, veja no curso de melhoria uma forma de mudar estes cenários e poder trazer a diferença para essas organizações.

Currículo reconhecido

Uma das maiores preocupações daqueles que estão procurando por qualificação para engenheiros é ter um currículo valorizado. Isso para que as empresas possam se impressionar com as aptidões do candidato e oferecer o emprego tão desejado. Hoje o mercado de trabalho exige mais do que uma graduação, os candidatos precisam ficar ligados nessa premissa.

Às vezes um curso de melhoria é o que dá destaque e facilita que a vaga seja preenchida por você. Além disso, eles também possibilitam que seu salário aumente, pois há ambientes corporativos que levam muito a sério a capacitação dos colaboradores. Algumas até incentivam seus funcionários a fazê-lo.

Especialista no assunto

Uma qualificação para engenheiros requer um comprometimento do estudante. É preciso que ele tenha um tempo de dedicação e organize suas atividades priorizando o horário de estudos. Mesmo que opte pelo método EAD, é necessário foco. Pois, com muita determinação o candidato pode tornar-se um especialista.

Lembra que falei que existem diversas maneiras de chamar atenção para o seu negócio? Então, comece usar a Internet ao seu favor ao divulgar seus serviços em diferentes plataformas. Ao ter um pensamento estratégico e estando acessível às pessoas da engenharia, você conquista com seu envolvimento e vontade de ajudar.

Voltando ao marketing de conteúdo, ao pesquisar por temas relacionados ao ramo, o usuário vai querer saber da opinião de quem é capacitado e se dedica a educar. É interessante, se for o caso, dividir os artigos em sites de engenharia ou, se preferir, fazer vídeos sobre assuntos da área e gerar mais engajamento.

Como você pode ver, existem várias opções de qualificação para engenheiros depois de terminada a graduação. Busque agregar competências à sua formação, mesmo recém-graduado, para construir uma carreira sólida desde os anos iniciais de exercício da profissão.

A Escola EDTI é especialista em consultoria, oferecendo treinamento de melhoria contínua e oferecendo dos diferentes níveis do Lean Seis Sigma. Entre em contato conosco por meio do nosso site e conheça um pouco mais sobre nossos serviços.

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.